sábado, 22 de setembro de 2012

Governo lança pacto pela redução de acidentes no trânsito

 

A presidenta Dilma Rousseff afirmou nesta sexta-feira (21), ao lançar campanha permanente pela redução de acidentes de trânsito, que promover a paz nas estradas brasileiras é um compromisso do governo. Vestindo uma camisa com o rosto de Rafael Mascarenhas, filho mais novo da atriz Cissa Guimarães, que morreu atropelado há dois anos, Dilma homenageou todas as mães que perderam filhos no trânsito.



“Eu queria iniciar cumprimentando a Cissa Guimarães. Eu estou aqui com a camisa do Rafael porque eu quero iniciar homenageando todas as mães, todos os pais, todos os parentes que sofreram perdas como a da Cissa. São perdas irreparáveis (…) Juntos podemos fazer do trânsito uma oportunidade de exercitar nossa solidariedade e nossa prudência. Nossa cidadania e nosso respeito a esse bem que todos nós sabemos que é o mais precioso de todos, que é a vida”, afirmou.

Também presente à cerimônia,. o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, afirmou que a meta do governo ao lançar a campanha é reduzir pela metade o número de mortes por acidentes de trânsito no Brasil até 2020. Em 2010, 42.844 pessoas morreram nas estradas e ruas do país.

“Derrubar à metade o número de mortes significa salvar a vida de 21 mil pessoas a cada doze meses. Não podemos desperdiçar nosso futuro, desperdiçar tantas vidas. Nossas estradas não podem ser ralos por onde escoa a vida (…) Eu tenho certeza que [com a campanha] vamos alcançar os resultados”, disse o ministro.

Dor


A atriz Cissa Guimarães pediu penas mais severas para quem descumpre as leis de trânsito e disse esperar que a campanha lançada pelo governo promova uma mudança de comportamento na sociedade.

"Precisamos fazer um pacto para acabar com a sensação de impunidade. Que os agentes públicos se sintam comovidos com a dor das famílias quer perderam seus entes, que se aliem em adequar as punições a quem não respeita a vida. Eu tô com uma esperança enorme, to sentindo que a gente vai mudar, vai ser uma quebra de paradigma, de comportamento e eu tô compactuando total com isso", declarou a atriz.

"Há pouco escutei uma frase muito bonita para a Ciça: a sua dor é a nossa dor. Eu quero até que você que falou a frase se levantasse. Essa frase sitetisa o espírito desse pacto. Só é possível fazxer esse pacto quando a sua dor é a nossa dor", declarou Dilma, pedindo palmas para a moça que falou a frase, que se levantou na plateia.

O ex-piloto de Fórmula 1 Emerson Fittipaldi afirmou que a estatística de acidentes de trânsito no Brasil é assustadora e por isso o lançamento da campanha representa um dia histórico. Segundo ele, a campanha vai deixar um legado para as próximas gerações.

Ouça trechos dos discursos da presidenta Dilma e de Ciça Guimarães:




Blog do Planalto.

Nenhum comentário: