terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Carta a uma blogueira

 
É a blogueira ou Lampião?
Prezada colega Yoani Sanchez.



Sou um pobre blogueiro brasileiro e moro na aprazível cidade de Salvador. Criei meu blog para conseguir ouvir a minha própria voz já que os jornais e as TVs locais não estão nem aí para os blogueiros.

 
Acabo de voltar de Buenos Ayres com minha esposa onde passei nove dias e gastei “uma nota” com hospedagem, passagem e alimentação, que vou pagar durante seis meses. Durante a viagem tive que parar com o blog pois não tenho recursos nem assessores ou funcionários para mantê-lo ativo.


 

Nem Paul teve tanta mídia quando veio ao Brasil!


 
O motivo desta cartinha é pedir algumas dicas á colega sobre o que fazer pra desenvolver a minha atuação na área blogueira. Gostaria que a colega me informasse o que faz para se conectar a Internet se afirma que os cubanos não têm acesso e ela.

 

Observei que usa o moderno sistema Paypal, de pagamento online, e estou interessado em saber a mágica que fez para obtê-lo pois ninguém que vive em Cuba pode utilizá-lo por conta das sanções econômicas que proíbem, entre outros, o comércio eletrônico. Seria ainda muito útil a informação sobre a hospedagem do seu blog já que o site dispões de uma banda com capacidade 60 vezes superior àquela que Cuba dispõe para todos os usuários de Internet.


Ela deixou pra vir depois do carnaval!


 
Peço também que me oriente a fazer registros graciosos de domínio fora do país já que percebi que o do seu blog foi feito por meio da empresa norte-americana Godady, e isto está proibido pela legislação sobre as sanções econômicas ao seu país.

 

Se a colega me der a honra de visitar o meu humilde blog verá que tenho sérias dificuldades com a comunicação com meus cinco mil leitores em outros países. Sim, sei que é pouco mas no Brasil tenho muito mais leitores do que a colega tem em Cuba pois soube que são só oitenta. Como a invejo por ter conseguido tantos leitores fora do país peço para me dar uma dica de como torna-lo disponível em 18 idiomas como o seu, superior inclusive aos sites da ONU, Banco Mundial, FMI, e da União Europeia. Peço também alguma dica para que eu possa financiar as traduções.

 


Daqui a pouco vão fazer um filme:"A blogueira"!


 
Sei que estou começando na atividade blogueira, na qual ainda vou completar três anos. Gostaria, então, que a colega, que já tem a enorme experiência do alto de seus cinco anos, me orientasse como ganhar tantos prêmios e conseguir financiamento para tantas viagens como a atual de oitenta dias.


Soube que a colega conseguiu ganhar 250 mil euros de prêmios, é apoiada pela revista Time e obteve até o cargo de vice-presidente regional da Sociedade Interamericana de Imprensa. A colega acha interessante que todos nós blogueiros devamos nos registrar como jornalistas para obter também essa grana e honrarias?




Será que a blogueira tem ficha limpa?



No meu humilde blog nunca consegui entrevistar nenhuma autoridade maior do que o antigo superintendente da Fonte Nova. Por isso gostaria de me desse algumas dicas como fez para “furar” as assessorias e comitês de segurança de tantos embaixadores norte-americanos e até do presidente Obama para obter entrevistas para o seu blog, e até aparecer no Wikileaks.

Por último, eu a parabenizo pela clareza política que nós blogueiros não temos. Pelo que entendi de suas entrevistas o bloqueio econômico faz bem a Cuba e devemos agradecer ao grande irmão norte-americano por tê-lo incentivado e não a essa pérfida Assembleia Geral da ONU que teima em condená-lo.




Sapato de blogueiro brasileiro que não é financiado pela Nike!

 

Todo cubano que se preze deve ter saudades do tempo de Fulgêncio Batista onde havia verdadeira liberdade, e deve também apoiar o funcionamento no território de seu país da base militar de Guantánamo.


Depois de ouvir as suas sábias palavras compreendo que é normal e aceitável que os Estados Unidos financiem uma oposição interna em Cuba para conseguir mudar o regime e é o Brasil que deve ser condenado por deixar de intervir nos assuntos dos cubanos.




Minha filha, blogueiro sozinho não está com nada!


 
Desde já agradeço as esperanças que a colega deu a todos os blogueiros brasileiros que esperam ter algum dia o mesmo destaque e qualquer luz que puder dar sobre esses assuntos.
Atenciosamente
Franklin Oliveira Jr.
 
 
 

Nenhum comentário: