segunda-feira, 13 de maio de 2013

Em vídeo, Lula antecipa mundo após-mercado


O PiG e os demotucanos piram!


Previsão do escritor Fareed Zakaria, amigo e guru do presidente Barack Obama, se confirma; em lugar da hegemonia dos Estados Unidos, o que se vê é a ascensão do multilateralismo; ex-presidente Lula posta vídeos sobre política externa, na véspera de seminário do PT sobre o tema; "Assumi o País com 107 bihões de fluxo comercial e deixei a presidência com 482 bilhões de negócios entre o Brasil e o mundo", assinalou; "Valeu a pena fazer uma política externa agressiva. O multilaterialismo prevaleceu"; eleição do brasileiro Roberto Azevêdo para a OMC, semana passada, é mais um elemento de confirmação; assista aqui aos vídeos de Lula


Brasil-247-Em sua página no Facebook, o ex-presidente Lula postou um depoimento em vídeo sobre sua maneira de praticar política externa no período em que esteve no governo. O acento está no multilateralismo, termo empregado para definir a diplomacia feita não apenas na órbita das relações políticas e comerciais com os Estados Unidos e a Europa, mas de múltiplas relações.

Ao final do vídeo postado na manhã desta segunda-feira 13, dividido em cinco pequenos capítulos, Lula dá um número objetivo: "O fluxo comercial do Brasil quando eu assumi a presidência era de 107 bilhões de dólares", lembra. "Quando deixei a presidência foi de US$ 482 bilhões. Valeu a pena acreditar numa política externa agressiva, multilateral".

Principal agente mundial e antecipador do que o escritor americano Fareed Zakaria, amigo e guru do presidente Barack Obama para assuntos de política externa, batizou de Mundo Pós-Americano em seu livro sobre multilateralismo, Lula explica em poucas palavras sua estratégia internacional:

- Se você ler o meu discurso de posse, vai descobrir que estava na minha cabeça o multilateralismo, 'tava' na minha cabeça fortalecer a relação Sul-Sul e 'tava' na minha cabeça ter uma relação prioritária com o continente africano e América do Sul e América Latina".

No livro O Mundo Pós-Americano, Zakaria aponta para a tendência do fortalecimento das relações Sul-Sul em detrimento do centralismo dos Estados Unidos como protagonista do comércio exterior. Conselheiro 

No vídeo, Lula continuou em seu estilo:

- A relação humana você não faz por e-mail. A relação política você não faz por fax ou telefone. Uma relação política é como amor. É uma coisa química. Ou você sente uma interação entre dois seres, entre dois objetos, ou não sente.

Ele se referia à importância do contato pessoal entre chefes de nações. Lula defendeu sua prática de que outros presidentes o vissem "como companheiro e eu os visse como companheiros". Para Lula, o Ministério dos Desenvolvimento e Comércio Exterior trabalhou, em seu governo, como "um mascate":

- Estava tudo acomodado, tudo dependente do que os Estados Unidos iria fazer. Eu tinha em mente que quanto mais heterogênea, quanto mais multilateral fosse o relacionamento do Brasil, melhor.

Os vídeos de Lula são postados na véspera de um seminário organizado pelo PT em Porto Alegre, amanhã, que contará também com a presença da presidente Dilma Rousseff, sobre a política externa dos governos Lula e Dilma. Para os petistas, não poderia ser melhor o momento para esse debate. O embaixador brasileiro Roberto Azevêdo foi eleito, na semana passada, diretor-geral da Organização Mundial do Comércio, a poderosa OMC, a partir do aumento da amplitude política dos relacionamentos do Brasil com o mundo:

- A visão do multilateralismo é a que está prevalecendo. Valeu a pena fazer uma política externa agressiva.


Um comentário:

infinitoamanajé disse...

Caro Terror, deixo aqui um outro vídeo como contribuição às suas reflexões. Sou grato. http://youtu.be/i2qv20s7t8U