terça-feira, 2 de dezembro de 2008

FHC:O RETORNO

FHC descarta se candidatar em 2010 e diz que PSDB tem 'mais de um bom candidato'



FolhaNews


Publicação: 02/12/2008 O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso descartou nesta terça-feira (02/12) sua possível candidatura em 2010 e afirmou que o PSDB tem mais de um bom candidato. "Eu estou fora do jogo há muito tempo. Devo dizer que o governador Aécio [Neves] e até o governador [José] Serra, também, me pediram em outras ocasiões que eu fosse candidato e eu não quis, porque eu acho que cada um tem que entender o seu momento na história." FHC também descartou preferência por um ou outro candidato. "Eu sempre que aliso um aliso o outro, porque acho que os dois [José Serra e Aécio Neves] são excelentes e não está na hora ainda de definições. Eu repito e digo sempre: o PSDB tem a vantagem de ter excelentes candidatos. Quem pode negar que o Aécio está fazendo um governo excepcional, com competência, com boa gestão, com harmonia, então, é um excelente candidato. Enfim, eu acho que nós temos boas possibilidades."

O ex-presidente disse acreditar no entendimento do partido em torno de um nome. "Haverá possibilidade, imagino eu, de um entendimento e não havendo entendimento, ninguém tem que ter medo de uma escolha democrática. Isso é normal nos partidos." FHC também comentou o assédio do PMDB ao governador de Minas, Aécio Neves. "Eu acho isso absolutamente fora de propósito. Eu conheço o Aécio a vida inteira, o Aécio é um homem de partido. É claro que o partido tem que entender que ele é um líder e como tal tem que ter todas as condições para se sentir cômodo no partido. Então, não vai haver isso de ir para outro partido. Isso é conversa." O tucano, no entanto, defendeu uma aliança com o PMDB. "Eu acho que nós devemos também tratar bem o PMDB. Ninguém ganha eleição no Brasil sozinho e o PMDB é um partido muito bem enraizado no país. Então, é natural que nós tenhamos conversas contínuas com o PSDB, com o PPS, com o DEM, com os outros partidos todos que tenham condições de apoiar um projeto."

Relacionamento

FHC falou ainda sobre sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva. "O meu relacionamento com o Lula é ameno. Se você comparar com o que ele dizia a mim a meu respeito, quando eu era governo, você vai ver que eu só faço gentilezas com ele. Além do mais, a minha amizade com ele é anterior a do Aécio. Aqui, uma coisa é pessoal, outra coisa é a política. O relacionamento tem que ser, no plano pessoal, correto, ameno. No plano político, depende das circunstâncias. Agora, não pode haver uma só coisa: é vingança."

O ex-presidente afirmou que, nos últimos anos, a polarização tem se dado entre PT e PSDB. "Isso é normal. Como é nos Estados Unidos, como é na França, como é na Inglaterra? A opinião se divide. Nem sempre sobre tudo. Há matérias que não precisa haver divisão, em certas questões sim. Desde que isso seja levado de uma maneira adequada, ou seja, sem golpe baixo e desde que a divisão seja em função, realmente, de convicções eu acho bom. Não vejo nenhum inconveniente nisso", afirmou.

"Nos últimos anos, a polarização tem se dado entre PT e PSDB, tem sido os dois partidos capazes de propor algum projeto para o Brasil e os outros acompanham", reiterou.

Sobre a provável candidatura da ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), FHC se esquivou de comentar. "Eu não sei, eu conheço muito pouco a ministra Dilma Rousseff. Não sei se ele é candidata. Se ela for candidata, já estão abusando, porque ela está governo e estão falando nisso. Eu prefiro achar que ela não é."
Comentário.
Mas esse FHC é muito pretensioso. O cara, cujo eleitorado cabe folgado num Fusquinha 69, mais rejeitado que carne de porco em hospital, ainda fica metendo o bedelho na política nacional. Esse Boca de Sovaco tem mais é que deixar de ficar dando palpites sobre eleição.Este infeliz da bardelada nem conta mais com o voto de Dona Ruth Cardoso para se aventurar na politicância.Aliás, este estrupício muito mal tem o dele, que nem vale um tostão de mel coado.Eu queria saber quem foi esse iluminado que ventilou a hipótese de FHC ser candidato em 2010.Será que foi o Cabeça Furada?

Nenhum comentário: