terça-feira, 2 de dezembro de 2008

MAIS NOTÍCIA SOBRE O PAC

Segunda-feira, 01 de Dezembro de 2008

Recursos do PAC modernizam laboratórios da Embrapa

Através de um processo de reengenharia, a Embrapa Pecuária Sul se prepara para uma nova fase: Com os recursos advindos do PAC da Embrapa, a Unidade está passando por diversas ações de modernização em sua infra-estrutura, um exemplo é a recuperação e construção de laboratórios, equipando-os com novos equipamentos para pesquisa.

Um dos passos para essa nova etapa para a Embrapa local, aconteceu essa semana com a visita de um grupo de trabalho do que passou a se chamar "Pac-laboratórios". Os pesquisadores Daniel Vidal Pérez, da Embrapa Solos, e Iara Trevisol, da Embrapa Suínos e Aves, fazem parte de uma equipe que está realizando um diagnóstico dos laboratórios dos Centros da Região Sul. Conforme o pesquisador Daniel Vidal Pérez, o enfoque é realizar um levantamento das prioridades de cada Unidade. Para isso, serão utilizados recursos que contemplem os aspectos de infra-estrutura (obras e serviços de engenharia) e a aquisição de equipamentos de médio e grande porte. "Nosso objetivo com a visita é ter uma idéia de como estão os laboratórios em termos de infra-estrutura e equipamentos. Com base nessas informações, faremos um relatório sobre quais as principais prioridades para cada Unidade", afirma Daniel Pérez·.

Pérez assegura que este relatório deverá ser entregue à diretoria geral da Embrapa até janeiro. Esse trabalho conta com verbas aprovadas em agosto deste ano e cuja cota de recursos contemplará as Unidades nos anos de 2009 e 2010. "A intenção é preparar um cenário para os Centros que contenha laboratórios com categorização em três modelos: o básico, onde poderão ser contempladas as rotinas da Unidade; o de referência com a possibilidade de aplicação de serviços com normas de qualidade e um multifuncional que permitirá atender diferentes áreas de pesquisa" comenta o pesquisador.

O Chefe-Adjunto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Embrapa Pecuária Sul, Alexandre Varella, ressalta o trabalho do grupo, responsável pela "fotografia" dos laboratórios das Unidades, como de grande valia para as ações futuras de pesquisa do Centro. Ele comenta que os pesquisadores fizeram algumas indicações preliminares que serão trabalhas com os recursos advindos do PAC. Entre elas, ele destaca: a necessidade de mais laboratoristas e funcionários de apoio; a questão de destinação de resíduos e embalagens, além de outros aspectos.
Fonte: Blog do Ale Porto.

Nenhum comentário: