sábado, 6 de dezembro de 2008

LULA É O PRESIDENTE MAIS POPULAR DO MUNDO

06/12/2008

Crise econômica afeta popularidade de líderes mundiais


Inglaterra - A crise financeira internacional já modificou o panorama político mundial. O presidente Luis Inácio Lula da Silva foi um dos mais "beneficiados" pela crise, com a aprovação de seu governo atingindo o nível recorde de 70%, grande parte deste percentual atrelado à noção de que a crise não atingiu o Brasil graças à política econômica do governo. A informação é do jornal britânico The Guardian.

Ela influiu também na eleição de Barack Obama, ao associar John McCain à marca da incompetência administrativa da gestão Bush. Ela também ajudou o premier britânico, Gordon Brown, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy, a retomarem os níveis de aprovação ao tomarem medidas enérgicas anti-crise, muitas delas de caráter marcadamente populista.No entanto, para outros líderes mundiais, a crise se revelou um fator bem menos alentador.

O premier russo, Dmitri Medvedev, encara um declínio em sua popularidade enquanto o padrão de vida da população declina, prejudicado pela queda no preço do petróleo em uma economia que fez da exportação do óleo bruto um de seus principais alicerces.

O primeiro-ministro japonês, Taro Aso, que assumiu em setembro, já vê seu cargo ameaçado pela impopularidade das medidas anti-crise tomadas pelo seu gabinete. O pacote bilionário de ajuda às empresas em dificuldades foi rejeitado no Parlamento, e já há pressão para que o governo priorize gastos com bem estar social e aperte o controle fiscal.

O canadense Stephen Harper foi o chefe de Estado que esteve mais próximo de perder o emprego entre as nações desenvolvidas. Com o voto de confiança prestes a ser rejeitado pelo Parlamento, suspendeu as atividades do Legislativo até janeiro, o que lhe dá pouco mais de um mês para mostrar que tem condições de lidar com a crise e evitar a convocação de novas eleições.

As informações são do Terra .

Nenhum comentário: