domingo, 7 de dezembro de 2008

POR FALAR EM PESQUISA


07/12/2008

Crise não abala a confiança do brasileiro na economia, mostra pesquisa

da Folha Online

Pesquisa Datafolha mostra que 76% dos brasileiros afirmam não ter desistido de comprar nenhum bem ou produto devido à crise financeira, mantendo a mesma disposição de gastar nos próximos meses, informa reportagem da Folha (íntegra disponível para assinantes do UOL e do jornal).

Apenas 21% declaram ter desistido de algum plano de aquisição por causa da crise --6% deixaram de comprar automóveis; 2%, motocicletas; 3%, eletrodomésticos; 2%, computadores ou produtos de informática; e 2%, imóveis, por exemplo.

Segundo a pesquisa, 39% dizem acreditar que a situação econômica do país vai melhorar. Para 58%, o Brasil será pouco afetado pela crise e 10% defendem que o país não sentirá nenhum impacto. Para 71% das pessoas empregadas não há risco de demissão. Só 20% vêem que o país será muito prejudicado.

O Datafolha ouviu 3.486 pessoas, com idade acima de 16 anos, em 180 municípios, entre os dias 25 e 28 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em pesquisa divulgada nesta sexta-feira (5), o Datafolha divulgou que grande parte dos brasileiros disseram acreditar que a crise é só uma "marolinha". Sem ser informados sobre o autor da frase, 42% dos brasileiros concordaram, total ou parcialmente, com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva: "Lá fora, a crise é um tsunami. Aqui, se chegar, vai ser uma marolinha".

Confrontados com a declaração --que foi alvo de críticas-- 17% dos entrevistados disseram concordar totalmente com ela, enquanto 25% disseram que concordam em parte.
Comentário.
Por que será que a Folha de São Paulo não divulgou as intenções de voto referente a eleição presidencial de 2010? Li em algum lugar da Net que, na mesma pesquisa que apontou Lula com 70% de aprovação, houve um pergunta acerca de eleição de 2010 e esta parte da pesquisa não foi publicada. Estranho não, o que vocês acham?

Nenhum comentário: