terça-feira, 29 de setembro de 2009

Farsas e fraudes do Estadão e da Veja

Enquanto o prefeito paulistano Gilberto Kassab (DEM-PSDB) e o chefe da Casa Civil de José Serra, Aloysio Nunes Ferreira Filho, trabalham abertamente, com o beneplácito ou omissão do governador do Estado, para inviabilizar a candidatura do ex-governador Geraldo Alckmin ao Palácio dos Bandeirantes, O Estado de S. Paulo e a Veja dão espaço em suas páginas para duas farsas e fraudes.

Por José Dirceu, no Blog do Zé

Na Veja dessa semana vem a versão, típica da revista, de que o deputado Ciro Gomes (PSB-CE) é um Plano B do presidente Lula e do PT, uma candidatura presidencial com o apoio do chefe do governo e a anuência dos petistas.

Seria uma espécie de plano B à candidatura Dilma Rousseff, quando é público e notório que Ciro Gomes é candidato — legitimamente —, apesar da posição do presidente Lula e do PT favorável a uma disputa plebiscitária, tucanos x Dilma Rousseff, já no 1º turno da eleição do ano que vem.

Esse suposto Plano B com Ciro Gomes e apoio do governo Lula a tal fantasia, não passa de uma pegadinha da Veja, daquelas que a fez perder a credibilidade e leitores.

Ou, como diz o escritor Fernando Moraes (em entrevista que vou publicar hoje aqui no blog), que a transformou de revista em "partido político".

Já o Estadão publicou no fim de semana (domingo, 27/9) uma entrevista com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) para “vender” uma suposta oposição que ele estaria organizando ao governo e à candidatura Dilma Rousseff dentro do PMDB,

Ex-inimigo público número um dos tucanos — que justificaram fundar o partido por causa dele — e agora principal aliado do governador-presidenciável de São Paulo, José Serra (PSDB), Quércia viaja o Brasil com poderes plenipotênciários para conseguir apoios à candidatura do paulista ao Palácio do Planalto.

Candidatura, aliás, que ainda não está definida, já que o presidenciável tucano de Minas, o governador Aécio Neves, continua no páreo. E a Veja e o jornal fazem de contas que Quércia sempre foi aliado dos tucanos e da chamada ala ética do PMDB, encabeçada pelos senadores Pedro Simon (RS) e Jarbas Vasconcelos (PE).

É o mesmo jornal que sempre perpetrou as maiores barbaridades contra Quércia, que "vende" agora um apoio peemedebista que o ex-governador paulista não tem, a não ser nos Estados onde o PMDB já não apoiou a reeleição do presidente Lula em 2006 — Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Mato Grosso do Sul.

E neste último, os peemedebistas até agora ainda estão indefinidos em relação ao pleito presidencial de 2010.

Nenhum comentário: