O governo federal vai expandir em 50% a malha ferroviária em operação no Brasil. Dos atuais 10.930 quilômetros em exploração, o país passará a contar com mais 5.680 quilômetros de trilhos, que devem ligar as regiões Norte e Sul.
A informação é do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que participou nesta quarta-feira (30) do seminário "A realidade do transporte ferroviário de carga, trem turístico e trem de alta velocidade no Brasil".
Bernardo Figueiredo destacou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou em 556% os investimentos no transporte ferroviário. Em 2002, último ano de gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o setor contou com a aplicação de R$ 625 milhões. Em 2003, primeiro ano do governo Lula, o investimento saltou para R$ 1 bilhão. Em 2008, o montante chegou a R$ 4,1 bilhões.
O resultado foi imediato. O setor saltou de 320 mil toneladas transportadas em 2002 para 426 mil toneladas transportadas em 2008. "O atual modelo muda a cara do segmento ferroviário no Brasil. Saímos de um sistema concentrado nas regiões Sul e Sudeste para ter uma malha que interliga o País de Norte a Sul", afirmou o diretor geral da ANTT. O governo federal ainda estuda a construção de outros 10.209 quilômetros de ferrovias.
www.ptnacamara.org.br
A informação é do diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, que participou nesta quarta-feira (30) do seminário "A realidade do transporte ferroviário de carga, trem turístico e trem de alta velocidade no Brasil".
Bernardo Figueiredo destacou que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ampliou em 556% os investimentos no transporte ferroviário. Em 2002, último ano de gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o setor contou com a aplicação de R$ 625 milhões. Em 2003, primeiro ano do governo Lula, o investimento saltou para R$ 1 bilhão. Em 2008, o montante chegou a R$ 4,1 bilhões.
O resultado foi imediato. O setor saltou de 320 mil toneladas transportadas em 2002 para 426 mil toneladas transportadas em 2008. "O atual modelo muda a cara do segmento ferroviário no Brasil. Saímos de um sistema concentrado nas regiões Sul e Sudeste para ter uma malha que interliga o País de Norte a Sul", afirmou o diretor geral da ANTT. O governo federal ainda estuda a construção de outros 10.209 quilômetros de ferrovias.
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