sábado, 26 de setembro de 2009

Vitória do Brasil: G20 substitui G8 para construir nova ordem econômica mundial

O Brasil e outras nações emergentes tiveram uma vitória nesta sexta-feira (25) no encerramento da cúpula do G20, com a ampliação dos poderes do bloco que reúne os países mais ricos do mundo e as principais economias em expansão.

A expansão dos poderes do G20 e o seu status como substituto do G8 (o grupo formado pelas sete maiores economias mundiais mais a Rússia) era uma das bandeiras do Brasil, bem como o das outras nações emergentes, como a China e a Índia.

A proposta já havia sido defendida pelo presidente Lula na última reunião do G20. Desta vez, a iniciativa foi defendida também pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, que vinha reivindicando o que chamou de "um reequilíbrio mundial".

Nesta sexta, deverá ser anunciado ainda que G20 se tornará um conselho permanente de cooperação econômica internacional, papel que era tradicionalmente desempenhado pelo G8. Pelo acordo, a agremiação de 20 países terá mecanismos para agir como coordenador global de políticas econômicas e permitir que os países-membros fiscalizem os compromissos firmados por cada um, buscando construir uma nova ordem econômica global.

Essa nova missão deverá constar da declaração final da Cúpula do G20, reunida em Pittsburgh (EUA).

O G8 vai continuar mantendo encontros regulares relativos a temas de segurança internacional que sejam de interesse dos países que constituem o bloco.

O presidente nacional do PT, Ricardo Berzoini, comentou sobre a decisão em seu twiter: "Em maio de 2007 estive em Berlim para um debate sobre a ampliação de G8 para G13. A crise e a atuação firme de Brasil, India e China foram decisivas para o reconhecimento de que o mundo é melhor representado pelo G20. Ponto para a política externa do governo Lula". PT Org.

Um comentário:

Unknown disse...

ANTECIPAÇÃO SALÁRIO MÍNIMO
A CONTA QUE NINGUÉM FEZ
Sabemos que o reajuste do salário mínimo, que era posto em prática no mês de maio, tem sido antecipado, ano após ano, em um mês.
Ora, tomando por base um salario de 500,00 e um reajuste médio de 8% teriamos 40,00
antecipando de maio pra janeiro teriamos ao ano 4 x 40,00 = 200,00
em dois anos teriamos 400,00
corrigindo este valor (aplicação?) mais o ganho em cima da inflação teriamos cerca de 500,00 ou seja um 14o a cada 2 anos ou 13,5 salários anos.
O que significa em termos economicos, para um assalariado, para a massa de assalariados e para o mercado estes valores?
Sabemos que a crise no Brasil foi "marola" ou "vaguellette" como dizem os franceses do Le Monde disseram sobre o Brasil, devido às políticas sociais tais quais o bolsa-família, a valorização deste salário mínimo, por fortalecerem o mercado interno, dentre outras.
À todas venho ajuntar esta antecipação.
Perguntas:
1. Como calcular o impacto desta antecipação?
2. se ninguém está preocupado com esta antecipação, por que não seguir antecipando? Assim em 2011 teríamos dois reajustes ao longo ano!
e mais que se possa falar sobre...