sexta-feira, 2 de julho de 2010

Lula assina MP para acelerar liberação de recursos para o NE


O chefe de gabinete da Presidência, Gilberto Carvalho, anunciou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta sexta-feira uma medida provisória que muda as regras na liberação de recursos para os municípios afetados por enchentes em Alagoas e Pernambuco. Segundo Carvalho, o presidente determinou três prioridades fundamentais para a região: compra de barracas para as famílias desabrigadas, a imediata construção de casas assim que os terrenos estiverem sem destroços e o financiamento de longo prazo para a reconstrução do comércio.

A MP libera a União para repassar recursos diretamente à defesa civil de Estados e municípios antes mesmo de governadores e prefeitos apresentarem seu plano de trabalho, item obrigatório pela legislação atual para que o dinheiro seja depositado.

A chuva deixou pelo menos 20 mortos, 26.966 desabrigadas (perderam suas casas e dependem de abrigos públicos) e 55.643 desalojadas (fora de casa, hospedadas por amigos ou parentes) em Pernambuco. Ainda, 12 cidades permanecem em estado de calamidade pública e 27, em emergência.

Alagoas registrou 37 mortes, além de 26.618 pessoas desabrigadas e 47.897, desalojadas. Além disso, pelo menos quatro municípios decretaram situação de emergência, e 15, estado de calamidade pública. Terra.

Nenhum comentário: