quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Quem com ferro fere não tem espeto de pau


Sempre procurei aplicar meus preceitos filosóficos na vida prática. Fui muito rico, não como um Ike ou Rockfeller, mas tive bem mais do que o necessário para viver cercado de conforto e sem precisar trabalhar. Mas abdiquei de tudo, dos luxos, e fui viver estoicamente, de acordo com meus princípios. Passei a tomar só água, comer frugalmente e a dormir em colchões improvisados. Entrava em carroças e dizia às pessoas: “Eu poderia estar num camarote vip, eu poderia estar num ensaio da Caras, mas estou aqui divulgando minha filosofia”.

Muitos gostam de me citar quando querem salpicar de conhecimento e valores elevados uma conversa, discurso ou escrito qualquer. Esses esquecem que, quando escrevi a maioria de minhas frases memoráveis, era mais fácil abrir mão de um estilo de vida opulento. Não havia colchão de molas, smartphone, tablet, férias na Disney, Grill George Foreman e TV flat de trocentas polegadas. Naquela época, eu ia gastar os meus sestércios em quê? Ânforas? Por isso, seria uma desonestidade intelectual não fazer uma revisão crítica de minhas pérolas mais citadas. Aqui no blog você pode ver em primeira mão, gratuitamente, um pouco desse trabalho. Mais adiante, lançarei a edição de luxo, com capa dura, especial para colecionadores de bom gosto como você.

O exemplo convence-nos mais do que as palavras. Pena que eu não tenha nenhum aqui para te dar.

Se me apetece rir de um louco, não preciso procurar muito longe; rio de mim mesmo. Procure só não gargalhar, as pessoas vão achar estranho e isso pode lhe causar problemas.

Se quiseres ser amado, ame. Mas enviar um buquê de flores com cartão também ajuda.

As coisas que nos assustam são em maior número do que as que efetivamente fazem mal, e afligimo-nos mais pelas aparências do que pelos fatos reais. De qualquer forma, você que mora no Rio, não leve essa citação ao pé da letra.

Os males de que foges estão em ti. É por isso que tem tanta gente praticando running.

É melhor saber coisas inúteis do que não saber nada. Essa eu escrevi para uma revista de celebridades
.

Muitas vezes uma pequena oferta produz grandes efeitos. Mas só até sábado.

Vale a pena experimentar também a ingratidão para encontrar um homem grato. Nem precisa me agradecer por esse conselho maravilhoso.

Todo prazer tem o seu momento culminante quando está para acabar. Pensando naquilo, né, sem-vergonha?

É grande quem sabe ser pobre na riqueza. Falei que eu era um falso modesto.

Infeliz é o espírito ansioso pelo futuro. Será que alguém vai reconhecer a genialidade dessa frase?

Depois da morte não há nada e a morte também não é nada. E agora, tá se sentindo melhor?


Nenhum comentário: