quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Depois de Polvo e Mexilhão, agora é Lula


Correio Braziliense - 30/12/2010

Petrobrás batiza o maior poço da camada pré-sal como Lula. Homenagem, negada pela empresa, repercute mal no mercado.


Ex-presidentes da República costumam emprestar seus nomes a pontes, rodovias, praças e ruas, mas Luiz Inácio Lula da Silva será lembrado no futuro por barris de petróleo. Levando ao limite a tradição política brasileira de homenagear chefes de Estado associando-os a grandes obras, a Petrobras anunciou ontem que Tupi, o maior campo comprovado até agora da camada pré-sal, passa a se chamar Lula. O gesto foi visto com ressalvas pelo mercado e coincide com a confirmação de José Sergio Gabrielli à frente da estatal durante o governo Dilma Rousseff. A estatal também rebatizou como Cernambi a área antes conhecida por Iracema.

Tupi e Iracema, localizados na Bacia de Santos (SP), eram denominações provisórias, e, conforme o artigo terceiro da Portaria nº 90 da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), quando é declarada a produção comercial do campo, o concessionário modifica o nome pelo de animais marinhos. Apesar de a maioria dos campos em alto- mar serem conhecidos por nomes de peixes, não é a primeira vez que a companhia se inspira em moluscos. Há, por exemplo, os campos Polvo e Mexilhão, na Bacia de Campos (RJ).

A diretoria da Petrobras é quem aprova as denominações. Os nomes obedecem a uma regra específica da ANP, justificou a companhia. Oficialmente, a empresa descarta qualquer vínculo do campo Lula ao nome do presidente, que deixará o cargo no sábado. Nos oito anos da era petista, o investimento em exploração e produção de petróleo chegou a R$ 283 bilhões. Com a troca de nomes, a Petrobras comunicou ontem o início da comercialização de petróleo e gás natural na camada pré-sal.

O mundo financeiro reagiu mal à homenagem, indicando que o tiro pode ter saído pela culatra. O economista da corretora Souza Barros Clodoir Vieira disse que a medida é fora de propósito, especialmente em um momento de transição de governo. “O presidente Lula não precisava disso logo na sua saída. É mais um sinal de que a democracia no Brasil ainda não está totalmente consolidada, pois ele usou a estrutura da máquina pública para ajudar a eleger Dilma Rousseff”, criticou.

“Crustáceo”


O Campo de Lula tem um volume de 6,5 bilhões de barris e será o primeiro supergigante de petróleo do país (volume recuperável acima de 5 bilhões de barris de petróleo). O de Cernambi, com 1,8 bilhão de barris, está entre os cinco maiores do Brasil. Os dados do relatório final precisam ser aprovados pela ANP. A capacidade de produção diária da plataforma na Bacia de Santos será de 100 mil barris. A Petrobras opera o campo, detém 65% da concessão e tem como sócias o BG Group, com 25%, e a Galp Energia, com 10%.

Em viagem a Fortaleza (CE), ontem, onde lançou a pedra fundamental para a instalação da Refinaria Premium II e do terminal no Complexo Industrial e Portuário do Pecém, o presidente Lula comentou a mudança de nome do campo de Tupi. “Eu fiquei, fiquei orgulhoso”, disse para, em seguida, corrigir-se: “Não é o meu nome, é o nome de um crustáceo, da lula. É que eu pensei que só tinha lula pequena, aquela que a gente faz isca”. Na verdade, lulas são moluscos. Antes de deixar a cerimônia, porém, Lula voltou a falar sobre o assunto: “Então, eu fiquei feliz, sinceramente fiquei feliz. Obrigado, companheiros da Petrobras, por colocarem o meu nome”.

Ações
O volume declarado pela Petrobras nos dois campos que começam a ser comercializados, de 8,3 bilhões de barris, ficou acima das estimativas iniciais de 5 bilhões a 8 bilhões de barris. A informação não era esperada para este ano e ajudou a elevar as ações da companhia na Bolsa de Valores de São Paulo. Em dezembro, os papéis da Petrobras sobem cerca de 10%, em grande parte porque os fundos de investimentos (que possuem aproximadamente 15% dos títulos da empresa em carteira) partiram para as compras. O objetivo da operação é aumentar a demanda, que é fraca nessa época, para elevar o preço dos papéis da estatal e minimizar as perdas acumuladas no ano, que giram em torno de 25%.

11 comentários:

Anônimo disse...

Só faltava essa! Que vigarice! Será que esse baba-ovos do Gabrieli não tinha outra forma mais criativa de puxar o saco do Lula?

VERA disse...

O Presidente que livrou o Pré-sal de ser privatizado pelo Zé-baixaria, tem sim o direito de receber essa e muitas outras homenagens, viu, seu invejoso!!!

Anônimo disse...

Privatizar o pré-sal é de menos para o governo do partido que o Estadão chamou de Partido da Bandidagem. Ele já "privatizou" logo a Petrobrás, que é, agora, a "PeTebrás"!

Outra coisa: por que a senhora só voltou a postar aqui uma semana depois? Não é covardia, má intenção e vigarice demais, mesmo para uma pessoa do seu tamanhinho?

Anônimo disse...

Mais uma observação, sua tonta: ele não tem "direito" coisíssima nenhuma a esse tipo de homenagem! Isso é coisa de ditadura!

VERA disse...

Tem direito sim! Se os demos-
tunganos, que só fizeram transformar o País num caos, puderam, o Presidente Lula, que foi o melhor entre os melhores, pode muito mais!
Realmente, para quem vende a própria mãe, a fim de conseguir seus objetivos espúrios, vender o Pré-sal(patrimônio do Povo brasileiro) à Chevron, não é nada mesmo!!!
E eu comentarei aqui até quando o Sr. Terror, proprietário deste blog, permitir! Ou será que o Sr. arrogância vai querer me impedir?!

Anônimo disse...

Dona Vera Bruaca:

Não tem direito não, trouxa. Não é assim que as leis funcionam, imbecil. O fato de a senhora ter gostado do desgoverno desse oportunista não significa que ele tenha permissão para continuar infringindo as leis e vivendo às custas dos cofres públicos. O Estado não pode ficar sustentando vagabundos, Dona! Deixe de ser trouxa! Deixe de ser vigarista!

Quanto ao fato de a senhora ter postado bem depois (uma semana ou mais), só tem uma explicação: foi por incompetência, covardia e orgulho de sua parte, que sabe que está sendo simplesmente esmagada nesse confronto, mas quer dar a impressão de que ainda respira, pensa, escreve e caminha. Supôs que eu não fosse voltar as comentários anteriores, que eu não fosse ver a sua lambança, não é mesmo? Mas eu voltei. E digo: não se iluda, Dona, pois a senhora já não passa de um zumbi, de uma morta-viva. Até os seus amigos, que são quase todos os outros que comentam aqui e que eventulamente têm saído em sua defesa, devem estar sentindo piedade da senhora ao vê-la, assim, "desnuda, esfolada até os ossos e com as vísceras expostas em praça pública" (são apenas metáforas "não-futebolísticas", para ilustrar as surras que a senhora vem levando de mim, entenda bem!). E se eles disserem que a senhora está se saindo bem, não acredite, pois estarão sendo apenas parciais, na suposição de estar combatendo um inimigo comum. Ou, então, estarão sendo apenas piedosos. De qualquer modo, ainda que bem intencionados, contribuirão ainda mais para o ridículo a que a senhora se expôs e foi exposta, pela sua própria vontade e, é preciso reconhecer, também pela sua leviandade.

Conclusão: por mais que a senhora continue postando desse forma covarde, nas minhas costas, não vai conseguir apagar jamais da sua própria memória e nem da memória dos que leram os nossos comentários, as "surras" homéricas que a senhora levou de mim! Mesmo porque ninguém vai ter o "saco" de ficar voltando lá atrás para ler as respostas que a senhora não teve a coragem nem a competência de dar antes. Muito menos eu, Dona! Ainda mais pelo fato de se tratar de alguém que tem idéias tão curtas, curtíssimas!, e "escreve" tão mal!

VERA disse...

Quer dizer que as leis só devem funcionar para os outros?! Então seus comparsas demos-tunganos podem infringir as leis e viver às custas dos cofres públicos, como sempre fizeram, mas os demais mortais não?! Tome tento, seu moleque!!!
E vc voltou aqui, porque é um tonto e desocupado!
Mesmo que meus amigos sejam piedosos e parciais, pelo menos tenho amigos. Melhor que "se achar sabichão", como vc, e não ter ninguém!
"Surras homéricas"(?!) Isso é o que VC ACHA!
E se ainda não percebeu, é mais burro do que eu pensava! É SOMENTE para vc que perco meu tempo escrevendo, sua anta patólogica! E pra mais ninguém! É somente para que saiba que ninguém aqui é idiota, que hoje temos a Internet pra nos informar e saber que tudo que a mídia golpista divulga sobre Lula, Dilma e o PT, e esconde sobre as maracutaias demos-tunganas estão aqui, pra quem quiser ler e se informar. Os tais formadores de opinião da mídia venal e bandida só enganarão daqui pra frente, os incautos e os de má-fé, como vc! Entendeu agora ou quer que eu desenhe?!!!

Anônimo disse...

Quer dizer que as leis só devem funcionar para os outros?! Então seus comparsas petralhas podem infringir as leis e viver às custas dos cofres públicos, sob a justificativa de que os "demo-tunganos" também fazem isso? Tome tento, vigarista! E a senhora voltou a postar aqui, porque é ignorante, incompetente e covarde!

Mesmo que meus amigos sejam piedosos e parciais, já devem estar cansados de ver que a senhora não se cansa de levar surras homéricas de minha parte, e até "relaxa e goza" enquanto é surrada! Ou será que a senhora ainda não percebeu o quanto está sendo surrada, por ser mais burra do que eu pensava?

E mais, sua anta lulesca: não adianta ficar escrevendo para ver se os seus amigos acreditam que a senhora ainda respira, depois de ter sido "atropelada" umas cem vezes por mim! Na verdade, eles não estão nem aí com a flagelação que a senhora está sofrendo. Devem estar é escandalizados com a sua tara masoquista.

Hoje, felizmente, nós temos a internet para divulgar as maracutaias dos seus comparsas petralhas, e mesmo os incautos e de má-fé como a senhora vão ter que tomar conhecimento de tudo!

Entendeu tudo, Dona Vera "Tungana", ou quer que eu desenhe?

VERA disse...

QUEM VIVE ÀS CUSTAS DOS COFRES PÚBLICOS são seus comparsas DEMos-tunganos, seu vigarista!
A enorme maioria dos que comentam aqui são MEUS amigos, não "seus", seu boçal!
E se "acha" que estou sendo "surrada", vai continuar "achando", pois só deixarei de responder às suas boçalidades, se o Sr. Terror, o proprietário deste blog, me proibir! E, mais uma vez, o único imbecil a voltar às postagens antigas é vc! Portanto, é só vc que está lendo meus comentários, sua anta patológica!
EPA! Tungano que defende comparsa tungano aqui só existe um: vc!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

VERA disse...

E não é que, além de defensor e parte integrante da MAIOR QUADRILHA a assaltar os cofres da Nação brasileira: a tucanalha-demoníaca, o ANÔNIMO PSICOPATA DEMO TUNGANO, tal qual seu ídolo, o Zé-vampiro-baixaria, mentiu que não voltaria a nos assombrar, e voltou!!! Sai pra lá, capeta!!!