quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Uma justa homenagem

Petrobras batiza Tupi de Lula e anuncia reservas de 8,3 bi no bloco BM-S-11



A área de Tupi teve sua comercialidade declarada nesta quarta-feira pela Petrobras e os sócios Galp e BG. O novo campo será denominado Lula, e tem reservas estimadas em 6,5 bilhões de barris de petróleo e gás recuperáveis. Tupi era o nome provisório da área descoberta. Após a declaração de comercialidade, os campos recebem nomes de formas marinhas.

A área vizinha de Iracema também foi certificada. Batizada de Cernambi, tem 1,8 bilhão de barris de óleo e gás. Os campos de Lula e Cernambi fazem parte do bloco BM-S-11, e juntos, somam reservas de 8,3 bilhões de barris de óleo equivalente (petróleo e gás).

Quando um consórcio declara comercialidade, ele anuncia que a produção naquele campo é viável em escala comercial. Depois da declaração de comercialidade, as reservas do campo são integradas ao portfólio da companhia.

O BM-S-11 começou a ser perfurado em outubro de 2006. A área de Tupi foi a primeira grande descoberta do pré-sal. Anunciada no final de 2007, foi a partir dela que o governo identificou o grande potencial da nova fronteira exploratória brasileira. Desde então, os leilões na camada pré-sal foram suspensos e um novo marco regulatório para o setor foi desenvolvido, e sancionado na semana passada pelo presidente Lula.

A Petrobras tem 65% do consórcio, sendo a operadora do bloco. A britânica BG tem 25%, com os 10% restante a cargo da portuguesa Galp.

PRODUÇÃO

A Petrobras anunciou na última segunda-feira (27) que a sua produção de petróleo subiu 4,7% em novembro, para 2.030.924 barris/dia, na comparação com outubro. O número corresponde ainda a um aumento de 2% na comparação com o mesmo mês do ano passado. Esse resultado sinaliza uma produção sustentável acima de 2 milhões de barris diários, marca atingida por poucas empresas de petróleo no mundo.

O crescimento do volume extraído, segundo a estatal, se deve à normalização dos níveis de produção de dez plataformas da Bacia de Campos que estavam em manutenção periódica no mês anterior.

Além disso, o início de produção do Piloto de Tupi, no pré-sal da Bacia de Santos, no final do mês de outubro e a entrada de mais um poço produtor na plataforma P-40, no campo de Marlim Sul, na Bacia de Campos, também contribuíram.

Considerados também os campos no exterior, a produção total de petróleo e gás natural da Petrobras atingiu a média diária de 2.620.347 barris de óleo equivalente diários em outubro. O volume indica um aumento de 2,5% sobre o mesmo mês de 2009 e de 3,4% em relação à produção global da Petrobras no mês anterior, quando foram produzidos 2.534.274 barris diários.

9 comentários:

Anônimo disse...

É assim que o tal de Gabrieli agradece pelo fato de o Lula ter declarado que ele continuaria sujando as mãos no óleo, antes mesmo que a presidente-tampão se manifestasse a respeito? Esses caras estão nos transformando numa republiqueta de bananas. Onde é que eles pensam que estão? Na Bagdá de Saddam Hussein?

VERA disse...

"Republiqueta de bananas" e quintal dos norte-americanos quem nos transformou foram os reis da privataria demo-tunganos!!!

Anônimo disse...

Isso mesmo, petralha! Continue justificando os erros ou crimes dos seus amos e senhores (que são, diga-se de passagem, cúmplices dos "erros" cometidos pelos membros do partido que o Estadão chama de "Partido da Bandidagem") com os erros ou crimes que outros teriam cometido. É a melhor forma de a senhora mostrar a sua imbecilidade e, também, a sua venalidade! Que vigarice, Dona!


PS.: Diga-me: por que a senhora só voltou a postar aqui uma semana depois? Não se dá conta de que é covardia, má intenção e vigarice demais, mesmo para alguém do seu tamanhinho?

Anônimo disse...

Correção: a observação que se encontra entre parênteses deve vir depois da palavra outros, na sexta linha.

VERA disse...

Ah! Tá! Então vc quer continuar a esculhambar aqui o Presidente Lula e o PT e que não citemos as safadezas demos-tunganas? Pois pode tirar seu cavalinho da chuva, para não morrer nas enchentes do Zé-alagão, que só me calarei, quando estiver morta!!!

Anônimo disse...

DONA "VERA BRUACA DA SILVA":

A senhora, pelo visto, pretende continuar postando as mesmas lulices (em defesa dos vigaristas do partido que o Estadão chamou de "Partido da Bandidagem", e contra os seus cúmplices "demo-tunganos"). E vai continuar a fazê-lo de preferência nas minhas costas, não é mesmo? "Ouça", então:


O fato de a senhora ter postado bem depois (uma semana ou mais), só tem uma explicação: foi por incompetência, covardia e orgulho de sua parte, que sabe que está sendo simplesmente esmagada nesse confronto, mas quer dar a impressão de que ainda respira, pensa, escreve e caminha. Supôs que eu não fosse voltar as comentários anteriores, que eu não fosse ver a sua lambança, não é mesmo? Mas eu voltei. E digo: não se iluda, Dona, pois a senhora já não passa de um zumbi, de uma morta-viva. Até os seus amigos, que são quase todos os outros que comentam aqui e que eventualmente têm saído em sua defesa, devem estar sentindo piedade da senhora ao vê-la, assim, "desnuda, esfolada até os ossos e com as vísceras expostas em praça pública" (são apenas metáforas "não-futebolísticas", para ilustrar as surras que a senhora vem levando de mim, entenda bem!). E se eles disserem que a senhora está se saindo bem, não acredite, pois estarão sendo apenas parciais, na suposição de estar combatendo um inimigo comum. Ou, então, estarão sendo apenas piedosos. De qualquer modo, ainda que bem intencionados, contribuirão ainda mais para o ridículo a que a senhora se expôs e foi exposta, pela sua própria vontade e, é preciso reconhecer, também pela sua leviandade.

Conclusão: por mais que a senhora continue postando desse forma covarde, nas minhas costas, não vai conseguir apagar jamais da sua própria memória e nem da memória dos que leram os nossos comentários, as "surras" homéricas que a senhora levou de mim! Mesmo porque ninguém vai ter o "saco" de ficar voltando lá atrás para ler as respostas que a senhora não teve a coragem nem a competência de dar antes. Muito menos eu, Dona! Ainda mais pelo fato de se tratar de alguém que tem idéias tão curtas, curtíssimas!, e "escreve" tão mal! Sopinha de letras em lulês, nunca mais!

Vade retro, Bruaca!

VERA disse...

OH, SIM!!! Como já disse acima, continuarei a defender o Presidente Lula, a Presidenta Dilma e o PT, contra todos os imbecis que queiram desonrá-los! E também continuarei a divulgar todos os crimes praticados pelos demos-tunganos!
E, novamente! Não perderia o meu precioso tempo, se achasse que um idiota, como vc, não voltaria!
No mais, quanta patacoada, hein tungano!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!

VERA disse...

EITA! E não é que, além de defensor perpétuo e parte integrante da MAIOR QUADRILHA a assaltar os cofres da Nação brasileira: a tucanalha-demoníaca, o PSICOPATA DEMO TUNGANO, tal qual seu ídolo, o Zé-vampiro-pinóquio, mentiu que não voltaria a nos assombrar, e voltou!!! Sai pra lá, capeta!!!