sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

Lula es extraordinario como Mandela


Por: Ramón Lobo

El viernes es el último día de la presidencia de Luiz Inácio Lula da Silva. Deja el cargo a su compañera de partido y amiga Dilma Rousseff con más del 87% de popularidad. En una época en la que el poder corrompe, mancha, modifica a los que lo ocupan y decepciona a los votantes, Lula resulta extraordinario. Como Nelson Mandela.

La diferencia entre un buen líder y uno excepcional es, a menudo, una cuestión de matiz. Detrás de esas pequeñas cosas, y de las grandes, están las personas que creen en unos valores éticos, en unas ideas, y gobiernan desde ellos. Es la mejor manera de no extraviarse ni escapar por atajos. Nadie es santo ni demonio completo. Es posible que tanto Lula como Mandela tengan una letra pequeña que desconocemos, pero en tiempos de indecencia y mediocridad, dirigentes como ellos se alzan como símbolos que trascienden a las personas. Lo saben y actúan como tales. Igual que la gran dama de Birmania, Aung San Suu Kyi.

Siempre se dijo que Brasil era un país con mucho futuro que tenía un problema: su futuro no terminaba de llegar nunca. En los ocho años de Lula, Brasil ha abandonado su papel secundario, no solo en América Latina, y se muestra ahora como un país animoso, emprendedor, simpático y en transformación. Su ministro de Economía, Guido Mantega, asegura que en 2026 será la quinta economía del mundo. Está por ver, pero ya se han puesto en camino. En el índice de calidad de vida de la ONU ya ocupa el puesto 73.

Fonte: De Paso

12 comentários:

Anônimo disse...

"Lula es extraordinário com Mandela"? Não, não é. Nem pode ser. Essa suposição é uma ofensa, um acinte, uma heresia. É fazer muito pouco de Mandela. Se fosse tão "extraordinário como Mandela", qualquer um - literalmente qualquer um, até mesmo um vigarista qualquer - poderia ser considerado tão "extraordinário como Mandela". E, se não fosse qualquer um, muito menos um vigarista qualquer, seguir-se-ia que ele poderia ser considerado como muito superior a Mandela. Como se pode verificar, a afirmativa de que Lula "es extraordinário como Mandela" não tem o menor sentido.

Beto72 disse...

Lula é um homem extraordinário, Mandela é um homem extraordinário. Eles são imprescindíveis, porque lutaram (e Lula ainda tem saúde para continuar lutando) a vida toda.
Temos que aprender a dar valor aos homens bons, aos homens que dão a cara bater em nome dos ideais que acreditam e defendem. Temos que ser dignos de sermos humanos e essa dignidade começa não se escondendo covardemente atrás do anonimato.

Anônimo disse...

Mandela é um homem extraordinário, Lula não. Ele é demasiadamente comum, e no que isso tem de pior. Mandela foi, de fato, imprescindível para o seu país, mas Lula foi um motivo de atraso para o nosso, já que, na oposição, sempre se opôs a tudo o que pudesse fazê-lo avançar. Assim, não pode ser considerado um homem bom, mesmo porque quase tudo o que sempre defendeu não era bom para o país. Ele mesmo reconheceu que era tudo "bravata". Ou seja, coisa de político mentiroso e oportunista.

Quanto à necessidade de sermos dignos como seres humanos, não há o que discordar. E essa dignidade, no nosso caso, implica, antes de mais nada, em respeitar aqueles que pensam de forma diferente de nós. Quer estejam sob anonimato, quer se apresentem sob um nome ou codinome qualquer. Como Bernardo, por exemplo. Deixar de fazê-lo sem que tenhamos sido provocados a tanto é, no mínimo, uma expressão de covardia, uma vez que é uma agressão inesperada a quem não nos agrediu.

VERA disse...

O engraçado é que os 3% (a minoria arrogante com complexo de maioria) acham que sabem mais do que os 87% que reconhecem no Presidente Lula "um líder tão extraordinário quanto Mandela"! Vá de retro, seu Indiota!!!

Anônimo disse...

Não somos mais 3%, idiota! Agora somos cerca de 60% que não aprovamos a continuidade, por interposta pessoa, do "pior presidente que o país já teve em todos os tempos"! Contudo, se isso lhe servir de consolo, ele pode não ser, com não é!, "tão extraordinário quanto Mandela", mas pode ser, e certamente é!, tão ordinário quanto qualquer outro! Vá de retro (*), então, idiota!

PS.: Cada expressão nova que lhe ensino deveria ser remunerada, não é mesmo? Mas, tudo bem. A senhora segue como "bolsista".

VERA disse...

Além de arrogante, vc não sabe fazer conta! Volte para o Ensino Fundamental, analfabeto! Foi Dilma quem teve quase 60% dos votos! O Zé-baixaria não obteve nem 44%! E quem deixou o governo com 87% de aprovação foi o Presidente Lula! Seu guru, o FHC, saiu enxotado de seu desgoverno, com apenas 26%! Eita minoria cara-de-pau com complexo de maioria, sô!!!

Anônimo disse...

"Carma", bichinha! Não fique histérica! O Lula da Silva só teve, de fato, a aprovação dos que votaram pela continuidade do seu desgoverno, e que correspondem, apenas, a cerca de 40% do eleitorado. Os demais preferiram que ele e a sua diabólica invenção fossem enxotados do governo. E olhe que o que ele gastou nessa eleição daria para garantir 100% de aprovação para qualquer governante, por pior que fosse, em qualquer lugar do mundo que lembrasse, mesmo que de longe, o País dos Trouxas!

VERA disse...

"Qualquer" governante, menos o Zé-baixaria que, mesmo apelando pra aborto, xenofobia, homofobia, Nossa Senhora Aparecida, Opus Dei, TFP, bispo de Guarulhos, padres e pastores retrógrados, Paulo preto, Aecim, Alkimin, o papa, a Chevron, e gastando horrores em dinheiro público, levou uma surra de uma mulher desconhecida! Quanta competência, hein rapá!!!

Anônimo disse...

"Carma", bichinha! Não fique histérica! O Lula da Silva só teve, de fato, a aprovação dos que votaram pela continuidade do seu desgoverno, e que correspondem, apenas, a cerca de 40% do eleitorado. Os demais preferiram que ele e a sua diabólica invenção fossem enxotados do governo. E olhe que o que ele gastou nessa eleição daria para garantir 100% de aprovação para qualquer governante, por pior que fosse, em qualquer lugar do mundo que lembrasse, mesmo que de longe, o País dos Trouxas!

Quanto àquele a quem você associa aquilo que você mesma e o seu partido fazem, ou seja, baixaria, não levou uma surra "de uma mulher desconhecida", mas, sim, dos cofres públicos! A conta já chegou, e está por volta de R$ 137 bilhões, que é, presumivelmente, o tamanho do rombo que a eleição "de uma desconhecida" deixou, nos cofres públicos, para os trouxas do País do Trouxas pagarem!

VERA disse...

Trouxas são os que aprovam, votam e defendem a quadrilha demo-tungana, liderada pelo capo-mor, o chefão, cafajeste e rei da privataria, o Fernandinho-defensor-da-maconh!
E acho que vc tem razão: 60% deve ter sido "realmente" o que obteve de votos o Zé-bolinha-baixaria! Tanto que (vá de retro, vampirão!) foi quem tomou posse em Brasília no dia 01/01/2011! kiá kiá kiá kiá kiá kiá
Também acho que o incompetente Zé-alagão, que deixou paulistas e paulistanos morrendo soterrados e afogados nas enchentes, declarou ter gasto menos nas eleições, porque a "verba" veio toda dos caixas dois das propinas de empresas públicas e privadas, tipo o metrô do Paulo Preto, a ALSTON, a SABESP etc!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

VERA disse...

EITA! E não é que além de defensor e parte integrante da MAIOR QUADRILHA a assaltar os cofres da Nação brasileira: a tucanalha-demoníaca, o PSICOPATA DEMO TUNGANÃO, tal qual seu ídolo, o Zé-vampiro-baixaria, mentiu que não voltaria mais a nos assombrar, e voltou! Sai pra lá, capeta!!!