sábado, 25 de dezembro de 2010

O santo, os tucanos e os porcos

Há um ano São Paulo viveu uma tragédia causada por um santo. Pedro foi julgado e condenado por ter alagado a cidade sem piedade e sem aviso prévio. Na época, os paulistanos apoiaram o veredicto e, mais do que isso, deram a mão à palmatória quando o prefeito Gilberto Kassab os acusou de porcos que jogavam o lixo nas ruas gerando o entupimento dos bueiros. De nada adiantou a defesa dos réus argumentar que o prefeito cortou 50% das verbas de recolhimento do lixo e limpeza da cidade. Também foi inútil evidenciar a responsabilidade dos quatro governos tucanos por não terem feito a limpeza da calha dos rios Tietê e Pinheiros, por não terem construído os piscinões que prometeram nas quatro campanhas eleitorais e por administrar apenas o entorno da Av. Paulista – enquanto as regiões “menos altas” da cidade eram tratadas como “penetras” na fina flor da sociedade paulistana. Culpados, povo e santo foram apedrejados publicamente pela “imprensa amiga”. Mesmo assim, o santo não tomou conhecimento da gritaria dos mortais e manteve o cronograma das chuvas por dois meses. Já os “habitantes porcos” da cidade aceitaram passivamente o castigo das inundações: 80 mortos, dois meses do esgoto a céu aberto, sacos de lixo boiando no baixo entorno da Av. Paulista, milhares de desabrigados, doenças etc.

De Alckmin para Serra, de volta para Alckmin, São Paulo pensa que cresce ou se desenvolve – quando em verdade, mais empregos e alguma distribuição de renda são reflexos das políticas de inclusão social do governo federal. Fato é que, neste verão, São Pedro e os “habitantes porcos” voltaram a castigar a cidade. Vemos os mesmos alagamentos, o mesmo desespero da população e os mesmos automóveis sendo arrastados e amontoados pela fúria das águas como se fossem brinquedos de plástico.

Depois dos resultados das últimas eleições, o mandato tucano terá menos interesse ainda em investir em qualquer obra de infraestrutura que seja subterrânea ou invisível às câmeras do PIG. E São Pedro continuará irredutível: as chuvas voltarão anualmente causando estragos. Enquanto o PIG (que é paulista da cabeça ao rabo) mantiver a blindagem aos tucanos escondendo sua incompetência administrativa, SP jamais elegerá alguém que realmente faça a diferença.

Tudo isso tem sua lógica. O estado é o último reduto das elites conservadoras do século 20. É vital para eles e para a sobrevivência do PSDB que São Paulo permaneça por uma eternidade em suas mãos. O PIG ajuda, mas não faz o serviço de graça: também está no vermelho. Tanto em credibilidade quanto em finanças. E sua audiência vem caindo pelas tabelas ano após ano. Assim, ambos precisam do maior orçamento do país para sobreviverem. Ainda mais sob Dilma Rousseff, que deverá ampliar a política de Lula que restringe a participação do porcão no bolo das verbas de comunicação institucional do governo federal. Alckmin terá que renovar os contratos milionários com a Abril, Falha, Estadão e Veja, mantendo a distribuição de seu lixo editorial em todos os órgãos públicos do estado. Em troca, o PIG não o fiscalizará nem lhe fará cobranças e estará sempre pronto para atacar seus inimigos.


São Paulo seguirá colecionando os piores índices e o Brasil seguirá crescendo. E não se trata apenas do Pré-Sal e das gigantescas obras de infraestrutura como a Transnordestina, a transposição do São Francisco, usinas hidrelétricas etc. É bem provável que, para tristeza da turminha da Mayara Petruso, o nordeste também se torne um novo pólo em educação. Uma região que cresce mais que o resto do país terá maior motivação e empenho na área do ensino. Enquanto a USP cai 84 posições no ranking mundial de produção científica, o Instituto Internacional de Neurociências de Natal (RN) e a Embrapa (AM) foram destaques da Science Magazine – simplesmente a publicação de ciências mais importante do planeta.

Nos próximos 4 anos, SP será novamente governado pelo banana do Alckmin. O que, provavelmente, vai significar mais 4 anos de estagnação em todas as áreas vitais: educação (piores salários, superlotação), saúde (terceirizada a empresas que só visam o lucro) segurança (piores salários, cada um por si) saneamento básico (culpa de São Pedro e dos habitantes porcos).

O paulista que tem até 35 anos de idade NUNCA elegeu outro outro governante que não fosse do PSDB. E antes disso ainda tivemos Maluf, Fleury… Enquanto a parte paulista dos 3% cães raivosos vociferava orgulhosamente o “PT em São Paulo? Jamais!” nas últimas eleições, o Brasil esfregava-lhes na cara o “Tucanos paulistas na presidência? Nunca mais!” Resultado: o Brasil elegeu Dilma presidente. É bem verdade que São Paulo elegeu Alckmin e Tiririca. O primeiro, sério candidato a levar uma surra eleitoral maior que a de Serra em 2014. O segundo, bem… o segundo… pior do que São Paulo está, não fica!






Do amigo Roni Chira, do o que será que me dá?

8 comentários:

Márcia F. disse...

Texto corretíssimo, bem fundamentado. Ao contrário do texto de Marco Aurélio(professor de Ciência Política na Unesp) publicado hoje no Estadão, que tem a coragem de dizer que o governo Lula não promoveu transformações significativas no país! Socorro, Terror! O texto é de deixar qualquer um com ódio, imagino vc. o lendo! Se puder, dê uma olhada e faça o bom combate!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Márcia, vou ler.Abraços.

Anônimo disse...

O "santo" é São Paulo. Os "tucanos" têm ajudado o "santo" a fazer os milagres que garantem a sobrevivência do resto do país, e sem os quais ele passaria fazer parte do quarto ou do quinto mundo. Os "porcos"? Bem, os "porcos" vêm tentando há anos invadir São Paulo; mas, felizmente, têm sido rechaçados. Sorry, periferia.

VERA disse...

Realmente! E o maior milagre que S. Paulo tem feito é matar pessoas nas enchentes, principalmente, os pobres nordestinos da periferia. De vez em quando, algum loiro dos olhos azuis também morre!Sem falar, na criação do PCC e dos analfabetos que frequentam suas escolas!!!

Anônimo disse...

DONA VERA BRUACA DA SILVA:

LEIA, POR FAVOR, MEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES QUE COMEÇAM COM "DONA VERA BRUACA DA SILVA", E TERÁ UMA SÍNTESE DO QUE PENSO DA SENHORA, DOS MEMBROS DO PARTIDO QUE O ESTADÃO CHAMOU DE PARTIDO DA BANDIDAGEM (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE, ALÉM DE SER PETISTAS, SÃO TAMBÉM PETRALHAS, E QUE SÃO EM GRANDE NÚMERO), DOS SEUS COMPARSAS "DEMO-TUNGANOS" (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE FAZEM O MESMO QUE OS PETRALHAS FAZEM OU QUE SE OMITIRAM E OMITEM DIANTE DOS CLAMOROSOS DESMANDOS DOS PETRALHAS), DAS SUAS SOPINHAS DE LETRAS EM LULÊS, BEM COMO DO FATO DE TER FEITO POSTAGENS NAS MINHAS COSTAS.

PS.: BYE, BYE, BRUACA!

VERA disse...

UÉ! DESISTIU?! QUE BOM! ASSIM NÃO TEREI MAIS O DESPRAZER DE LER OS COMENTÁRIOS DE UM PSICOPATA SEM CÉREBRO!!! kkkkkkkkk

Anônimo disse...

DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!

VERA disse...

EITA! E não é que, além de defensor perpétuo e parte integrante da MAIOR QUADRILHA a assaltar os cofres da Nação brasileira: a tucanalha-demoníaca, o BOÇAL ANÔNIMO COVARDÃO DEMO TUNGANÃO, tal qual seu ídolo, o Zé-pinóquio-vampirão, mentiu que não voltaria a nos assombrar, e voltou?! Sai pra lá, capeta!!!