segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Dilma: a esquerda chega ao poder


Para o deputado Arlindo Chinaglia, a nova presidenta é a primeira representante de esquerda de fato a chegar ao poder no país. A dimensão disso na condução do país, porém, dependerá do peso que terão as forças mais conservadoras num governo de coalizão


Rudolfo Lago

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) disse que só um momento o emocionou de fato no discurso de posse da presidenta Dilma Rousseff: a menção que ela fez à memória daqueles que tombaram na luta contra a ditadura militar. No coquetel oferecido para convidados no Itamaraty na noite de sábado, após as solenidades da posse, Chinaglia repetia que era a primeira vez, desde a derrubada da ditadura e a redemocratização do país, que um chefe de Estado homenageou em discurso aqueles que morreram no combate ao regime de arbítrio dos militares. Mais do que isso, Dilma demonstrou todo seu orgulho de ter participado da geração que pegou em armas contra ditadura, seja pelas palavras no seu discurso, seja por gestos, como o convite que fez às suas 17 companheiras de cela no período em que ficou presa em são Paulo no Departamento de Ordem Política e social (Dops) em São Paulo.

- É a primeira vez que se dá o devido valor à importância que essa resistência à ditadura teve - comentava Chinaglia.

No discurso de Dilma, na presença das senhoras que estiveram presas com ela, Chinaglia enxergava a chegada ao poder, pela primeira vez, de uma representante de fato do que se convencionou chamar de esquerda: o grupo de pessoas que acreditou numa saída revolucionária, socialista, para o mundo. Gente como o próprio Chinaglia.

A história da reconstrução democrática brasileira começa com Tancredo Neves. Tancredo era um político conservador. Combatia a ditadura pelo fato de ser um democrata convicto, por acreditar que o melhor para a condução de um país é o sistema de pesos e contrapesos da democracia, com suas vozes de apoio aos governos e de oposição. Tancredo morreu antes de chegar ao poder e entregou o país a quem nem mesmo essa convicção tinha. Antes de romper com o regime militar e formar a coalizão que o tornou vice de Tancredo, José Sarney era ninguém menos que o presidente do PDS, o partido que apoiava a ditadura.

Fernando Collor não tinha qualquer ligação com qualquer grupo que tenha combatido a ditadura. Chegou a ser filiado ao PMDB, mas depois de redemocratização. Sua vitória na primeira eleição direta após a ditadura foi produto especialmente da inovação que trouxe: o uso do marketing, capaz de captar e produzir as frases de efeito que melhor traduzem no momento o que o povo quer ouvir. Artificial como um refresco de pacote, Collor durou o tempo que duram as coisas artificiais. Dois anos depois, estava deposto do poder. Sucedeu-o Itamar Franco, outro político de caráter mais conservador e convicção democrata, semelhante a Tancredo.

A primeira guinada mais à esquerda deu-se com Fernando Henrique Cardoso. Intelectual que produziu alguns dos principais conceitos acadêmicos usados pela esquerda para explicar o Brasil durante a ditadura, Fernando Henrique, porém, optou por uma aliança mais liberal e conservadora, ao se unir ao PFL no governo.

Mesmo para um petista como Chinaglia, a chegada de Lula não representou exatamente a chegada da esquerda ao poder. "Lula é, como todo sindicalista, um reformista. Ou seja, alguém que luta para obter ganhos para a sua classe, mas sem romper com as estruturas. Ele nunca foi um revolucionário", explica Chinaglia. "Sua visão socialista é mais a de um verdadeiro cristão", diz Chinaglia. Ou seja: alguém que luta por melhorias sociais com a visão de que a desigualdade é algo cruel e injusto.

"Dilma é a primeira presidenta brasileira que, pelo menos em um momento da sua vida, acreditou que a saída para o país e para o mundo era revolucionária", analisa. "Nesse contexto, sua trajetória política é ainda mais rica que a de Lula. Ela pagou um preço mais caro pela defesa das suas convicções". Quando jovem, Dilma engajou-se em duas organizações clandestinas de esquerda que pregavam a revolução marxista e a luta armada no combate à ditadura militar na década de 60: o Comando de Libertação Nacional (Colina) e a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Foi por esse envolvimento que Dilma foi presa e torturada primeiro na Operação Bandeirantes e depois no Dops.

Durante a campanha, a exploração do passado revolucionário de Dilma foi explorado de modo esparso. Foi usado para designar que ela era uma mulher de coragem, mas com uma certa desidratação do aspecto político, para agradar a parcela majoritária conservadora da sociedade brasileira. Os discursos e os gestos da posse mostram, porém, que Dilma não tem agora nenhum intenção de esconder seu passado. No trecho de "Grande Sertão, Veredas", de Guimarães Rosa, que citou em seu discurso, ela fala em "coragem". Um dos encontros reservados que teve após a posse, antes do coquetel no Itamaraty, foi com suas 17 companheiras de cela. Um político de oposição recebeu dela tratamento especial: o deputado José Aníbal (PSDB-SP), seu companheiro de clandestinidade do movimento político em Belo Horizonte, na década de 60. "Faço questão que você conheça minha mãe", convidou Dilma, dirigindo-se a Aníbal. O que ele representará, porém, no contexto da condução do governo dependerá da força política que terão seus parceiros mais conservadores num governo de coalizão.

Chinaglia exemplifica com um dos pontos mais delicados do acerto de contas que o país precisa fazer com seu passado: a abertura dos arquivos da ditadura. Países que viveram regimes militares ainda mais duros que o brasileiro, como Argentina e Chile, fizeram esse acerto, com a publicação de documentos e a punição dos que cometeram abusos. No Brasil, o acerto político feito na redemocratização não apenas anistiou envolvidos de ambos os lados pelo que fizeram durante a ditadura. O mais grave é que gerou uma zona de sombra sobre mais de vinte anos de história brasileira: o que se fez, como se fez, em nome do quê, e mesmo quem morreu, em que circunstâncias, de que forma, é algo que o país não sabe. O perfil de Dilma poderia vir a significar uma aceleração, afinal, desse processo de abertura desses arquivos. Chinaglia, porém, não acredita nisso. "Isso é um assunto que não deve partir dela, como presidenta da República. Tem de vir da pressão da sociedade", considera. No Congresso em Foco

22 comentários:

Anônimo disse...

Estimados, vocês repararam que na posse da Dilma só tinha "gente" com bandeiras do PT, Foice e Martelo, PCB e arcoires Gay etc.... e praticamente nenhuma bandeira do Brasil(?!), tudo bem, até já esperava isso, mas fico triste por se concretizar minhas piores perspectivas....

Ou seja, foi a posse não da presidenta, mas do Partido.

Tudo se locupletando no estado...

O TERROR DO NORDESTE disse...

Anônimo, discordo, tinha muita muita gente com bandeiras do PT, mas também havia bandeira do Brasil.A própria Dilma, quebrando o protocolo, beijou a bandeira brasileira.

VERA disse...

Sr. Terror,
Não é engraçado ver tunganos nos chamando de "estimados"?! Como se esses preconceituosos nazistas estimassem alguém!!! Viu como ele não deixou de citar os gays? E o sujeito é tão sem noção, que diz "ficar triste por ver se concretizar suas piores perspectivas"! Ou seja, ele esperava (desejava) o pior, mas fica TRISTE, quando o pior (segundo ele) acontece!!! E que partidos ele queria que governasse o País com a posse de Dilma? Os demos-tunganos? (Que Deus nos proteja!) Sr. Terror, vc tem muita paciência com esses idiotas! Eu já os teria deletado!

Anônimo disse...

O anônimo tem razão. Só se via bandeira vermelha por lá. Quase nada de verde-amarelo. Isso preocupa. O povo brasileiro gosta de populismo, mas detesta comunismo. É bom irem recolhendo as bandeiras e as manguinhas que estão colocando de fora. E a idiota aí de cima, que quer deletar todo mundo: é comunista ou nazista?

VERA disse...

AO ÚLTIMO ANÔNIMO,
"IDIOTAS" SÃO OS PAPAGAIOS DE PIRATA DO PIG, QUE CRITICAM OS COMUNISTAS, SEM AO MENOS SABER O QUE ISTO SIGNIFICA! E NAZISTAS SÃO VCS, DEMOS-TUNGANOS, QUE APROVEITANDO QUE SEU GURU, O ZÉ-BOLINHA, ABRIU A CAIXA DE PANDORA, RESOLVERAM SAIR ATACANDO OS NORDESTINOS, OS HOMOSSEXUAIS, OS NEGROS ETC. E QUEM VC PENSA QUE É, SEU ARROGANTE, PRA NOS MANDAR RECOLHER AS BANDEIRAS E AS MANGUINHAS? VIVEMOS NUM PAÍS DEMOCRATA E DESFRALDAREMOS NOSSAS BANDEIRAS QUANDO QUISERMOS E ONDE ESTIVERMOS, PRINCIPALMENTE, NAS POSSES DE NOSSA PRESIDENTA!!! NÃO PRECISAMOS VIVER EMPUNHANDO A BANDEIRA NACIONAL PRA PROVARMOS QUE AMAMOS NOSSO PAÍS!!!

Anônimo disse...

Idiota = Vera. Comunismo = fascismo vermelho. Demos-tunganos, sem vergonha na cara = petralhas. Zé Bolinha, sem cérebro e sem diploma = Lula.

VERA disse...

Imbecil e ignorante= ANÔNIMO COVARDÃO; Demos-tunganos, quadrilha de vendilhões da Pátria, incompetentes= TUCANALHA-DEMoníaca; Zé- bolinha-baixaria, sem cérebro e sem diploma= Serrágio; rei da privataria, cafajeste que não assume filhos= FHC. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Imbecil + ignorante = Vera Bruaca; (Demos-tunganos + quadrilha de vendilhões da Pátria + incompetentes) - vergonha na cara = PETRALHAS; Zé-bolinha-baixaria, sem cérebro e sem diploma = LULA; rei dos petralhas + "benfeitor" da Míriam Cordeiro + pai do Lulinha-"fenômeno empresarial" = LULA de NOVO. kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Correção: substituir, na primeira linha, Vera Bruaca por VERA BRUACA.

Anônimo disse...

Boçal+acéfalo+imbecil+papagaio-das-ideias-alheias= ANÔNIMO COVARDÃO;
Zé-baixaria+alagão+incompetente+abridor-da-caixa-de-Pandora+sem diploma+inaugurador de maquetes= SERRÁGIO;
Ex-vice ladrão do Zé-fujão= ARRUDA PANETONE;
Vendilhão-da-Pátria+cafajeste+tungador+amiguinho-dos-DEMos=FHC;
Partidinhos vagabundos-detonados-pelo-Lula= PSDB/DEMos!
Pai-do-mensalão+ladrão de MG= AZEREDO;
Desgovernadora ladra= YEDA CRUZES CREDO! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Quantas vezes ainda vou ter que repetir, até que entre nessa sua cabeça dura e desmiolada, que ninguém pode, em sã consciência, justificar erro com erro, vicio com vício, crime com crime, bandidagem com bandidagem? Não pode, pois é imoral, indecente, ilegal e irracional, entendeu?

Assim sendo, não me venha de novo com esse discurso vigarista em que pretende justificar os erros, os vícios, os crimes e a bandidagem dos petralhas com os desvios reais ou imaginários, equivalentes ou não, que teriam sido cometidos pelos seus comparsas e avalistas "demo-tunganos". E mesmo que tenha sido apenas isso que aprendeu a fazer nas madrassas do partido que o Estadão chamou de "Partido da Bandidagem", será que a senhora não se dá conta de que esse argumento é o mais chulo, desqualificado e sórdido a que poderia recorrer, ainda que se possa admitir que a sua cabecinha oca não lhe permite outra saída?

Crie vergonha na cara, Dona Vera!

VERA disse...

Poxa! Que trairagem, hein, "profeta"!!! Quer dizer que resolveu agora me ajudar a esculhambar seus amiguinhos DEMos-tunganos?! Obrigada, mas não precisava! E não estou justificando nada, seu boçal! Só estou dizendo que os maiores políticos safados do Brasil estão entre a tucanalha-DEMoníaca!!! E quem não tem vergonha na cara aqui, é você!

Anônimo disse...

Poxa! Que trairagem, Dona Vera! Quer dizer que continua a esculhambar os seus amiguinhos "demo-tunganos", comparando-os aos petralhas?! E a senhora não tem do que me agradecer! Eu não a estou justificando em nada, sua boçal! Só estou dizendo que os políticos mais safados do Brasil estão entre os petralhas e que, comparar os "demo-tunganos" a eles é uma traição que a senhora faz contra os seus comparsas da "oposição"! Mas é compreensível, já que a senhora não tem mesmo vergonha na cara. E isso é algo que "não tem remédio, nem nunca terá", como diria o esquerdopata Chico Buarque.

VERA disse...

Quanta criatividade, hein "profeta"?!
E ainda tem a petulância de querer dar-me aulas? E quanta inveja! Tenho a certeza de que o Chico lhe responderia que tem o maior prazer em ser "esquerdopata"! É preferível ser "esquerdopata", do que vendilhão da Pátria, lambe-bundas e tirador de sapatos do Tio Sam!!!

Anônimo disse...

O que a senhora chama de "petulância", eu considero apenas como um gesto de caridade que faço sem olhar a quem, e que, no caso, é justamente a senhora, Se olhasse, provavelmente eu não faria, não à senhora, já que tem mostrado ser uma analfabeta petulante e mal-agradecida.

Quanto ao Chico, ele é, para mim, da mesma estirpe daqueles a quem apóia, se é que a senhora me entende bem. E não tenho nenhuma dúvida de que ele encontre, mesmo, um grande prazer em ser esquerdopata, já que parece nunca ter pedido ao Pai que esse cálice de ignomínias fosse afastado dele.

Já no que diz respeito a ser "vendilhão da Pátria, lambe-bundas e tirador de sapatos do Tio Sam", a senhora, como petralha que é, deve se sentir bem à vontade, com uma resalva: talvez prefira ser "lambe-bundas e tiradora de sapatos" de outros "tios", tais como o "Cel." Lula da Silva, O Zé "Sai Já Daí" Dirceu, o Antonio "Francenildo" Palócci, o Fidel, o Chávez, o Ahmadinejad e outros da mesma estirpe, que é a expressão que uso para não dizer da mesma laia...

VERA disse...

"O cálice de ignomínias que o Chico pediu ao Pai que lhe fosse afastado", foram as atrocidades cometidas pelos militares golpistas, ditadores e assassinos, que vc tanto admira, seu ignorante! Quanto a ser vendilhão da Pátria, lambe-bundas e tirador de sapatos, estas são características exclusivas da tucanalha-demoníaca!!! E a palavra "apoia" não é mais acentuada, grande gramático!!!

Anônimo disse...

Ah, é? A palavra "apóia" não é mais acentuada? Ora, imbecil, enquanto a mudança não estiver realmente vigorando (vá pesquisar, preguiçosa!), vou continuar escrevendo da forma que considero mais lúcida e correta.

Quanto ao "cálice" do Chico (se fosse do Lula, seria "garrafa"), foi usado por mim como metáfora "não-futebolística", sua tonta! Ou será que você só entende as impensáveis metáforas futebolísticas daquele "tonto" do seu amo e senhor?

Já no que diz respeito a lamber, seja lá o que for, esse é o seu departamento, Dona. Afinal de contas, não deve custar nada para quem já se pôs de quatro, não é mesmo?

VERA disse...

Quem já provou ADORAR se colocar de quatro, principalmente para ser estuprado por seus comparsas, é o tungano covarde cujo comentário precede a este!
E quem é chegado não apenas num litro de escocês legítimo (caríssimo e pago com dinheiro do contribuinte brasileiro), como também num baseado, é seu guru cafajeste e rei da privataria, o Fernandinho defensor da maconha!

Anônimo disse...

DONA VERA "ANARFA" DA SILVA:

LEIA, POR FAVOR, MEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES QUE COMEÇAM COM "DONA VERA BRUACA DA SILVA", E TERÁ UMA SÍNTESE DO QUE PENSO DA SENHORA, DOS MEMBROS DO PARTIDO QUE O ESTADÃO CHAMOU DE PARTIDO DA BANDIDAGEM (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE, ALÉM DE SER PETISTAS, SÃO TAMBÉM PETRALHAS OU MÃOS PELUDAS", E QUE SÃO EM GRANDE NÚMERO), DOS SEUS COMPARSAS "DEMO-TUNGANOS" (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE FAZEM O MESMO QUE OS PETRALHAS FAZEM OU QUE SE OMITIRAM E OMITEM DIANTE DOS CLAMOROSOS DESMANDOS DOS PETRALHAS OU "MÃOS PELUDAS"), DAS SUAS SOPINHAS DE LETRAS EM LULÊS, BEM COMO DO FATO DE TER FEITO POSTAGENS NAS MINHAS COSTAS. POR IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA E COVARDIA!

E NÃO SE ESQUEÇA, BRUACA, QUE TODOS AQUELES QUE JÁ VIRAM A SENHORA SER SURRADA IMPIEDOSAMENTE POR MIM NÃO VÃO TER A MÍNIMA DISPOSIÇÃO DE FICAR CORRENDO ATRÁS DAS "POSTAGENS MAIS ANTIGAS" SÓ PARA SE DELEITAR OU SE COMPADECER COM A SUA COVARDIA E MASOQUISMO. OU, ENTÃO, PARA RIR DAS SUAS SOPINHAS DE LETRAS! MUITO MENOS EU, TROUXA!

PS.: BYE, BYE, "ANARFA"!

VERA disse...

E não é que a imbecil, ignorante e direitona alma penada disse adeus, mas continua a assombrar este blog! Se cuida, Sr. Terror!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

VERA disse...

EITA! E não é que o ANÔNIMO IMBECIL DEMO TUNGANÃO COM CARA DE PANACÃO é igual seu ídolo, o Zé-pinóquio?! Mente que não voltará a escrever boçalidades neste blog e volta a fazê-lo?! Quanto mais eu rezo, mais fantasmas me aparecem!!!