terça-feira, 4 de janeiro de 2011

O lulismo e Lula - o legado


Daniel Aarão Reis


O Globo


Os mandatos de Lula terminaram, resta saber se a Era Lula terá se encerrado com eles. Para responder é necessária uma avaliação do que o lulismo deixou de mais substantivo e duradouro, ou seja, o seu legado.

Trata-se de difícil questão, impossível encontrar um consenso. Basta ver os diversos balanços realizados. Com os mesmos dados houve hipóteses e conclusões diferentes, quando não antagônicas. Um fato inegável e teimoso é a aprovação de Lula ao fim de oito anos de governo. Uma das últimas pesquisas cravou uma popularidade de 87%, maior que os índices de Michelle Bachelet, no Chile (84%), e de Nelson Mandela, na África do Sul (82%), um recorde mundial.

Qual o significado histórico da façanha?

Desprezada a rabugenta e antidemocrática ideia, encontradiça em arraiais de direita e de esquerda, de que isso se deve à capacidade de manipulação do líder e à idiotice das pessoas comuns, cabe tentar compreender o fenômeno.

A reflexão sobre vultos da História nacional, como Getúlio Vargas e Juscelino Kubitschek, pode ser uma via para exercícios de comparação.

Getúlio Vargas liderou um processo que fez do Estado, sintonizado com as aspirações das classes mais dinâmicas do país, um fator maior de desenvolvimento e de reforma da sociedade. Arbitrava os conflitos e conciliava os interesses, o que pode ser feito pela força - inclusive recorrendo-se à tortura como política de Estado, como na ditadura do Estado Novo, entre 1937 e 1945 - ou pelo voto, quando Getúlio, em 1950, voltou ao poder "nos braços do povo".


Quando as contradições políticas e sociais se acirraram e não foi mais possível agradar a gregos e troianos, Getúlio, ameaçado em 1954, saiu da vida e entrou na História.

Mas seu legado, o nacional-estatismo, ficou, embalando os sonhos das principais vertentes das esquerdas (o trabalhismo e o comunismo) e inquietando as elites. Permanece até hoje: basta conferir a Constituição de 1988 e a campanha presidencial de 2010.

Já a reconstrução do período juscelinista tem percorrido caminhos sinuosos. Os contemporâneos tiveram dele uma visão crítica: o sucessor, Jânio Quadros, sufragado com votação consagradora, tinha como símbolo uma vassoura: era preciso varrer a sujeira - da inflação e dos escândalos - deixada pelo governo anterior.

Entretanto, a memória social reconstruiu JK com a marca do desenvolvimento a todo custo, traduzida no slogan de fazer o país crescer cinquenta anos em cinco. A construção de Brasília, uma cultura produtivista, a primeira Copa do Mundo, o sorriso otimista, a superação do "complexo de vira-latas", um país que acreditava em si mesmo.

Este é o legado de JK. Presente nos ímpetos desenvolvimentistas posteriores: dos anos de chumbo e de ouro da ditadura civil-militar ao PAC de Lula-Dilma - um país para a frente, deixando para trás o atraso, fazendo explodir os índices de crescimento. O resto que se danasse, ver-se-ia depois, quando baixasse a poeira das obras.

Nessa perspectiva de análise, qual terá sido o legado do lulismo?

Lula manteve o nacional-estatismo e a conciliação de interesses. Como Vargas, foi "pai dos pobres e mãe dos ricos". Também conservou a ânsia desenvolvimentista de JK.


Mas o que distingue o lulismo é a construção de uma sociedade inclusiva, a realização de melhorias graduais no quadro de uma cultura de diálogo, de debate, de barganhas. A negação simultânea da catástrofe revolucionária e do conservadorismo reacionário. Um reformismo moderado que opera mudanças por acúmulos sucessivos e progressivos.

Trata-se de uma outra cultura política. Sem descartar as anteriores, superpondo-se a elas, define uma configuração inovadora.

Embora possa se iludir a respeito, exercitando a elevada autoestima, Lula é mais criatura do que criador desta cultura. A rigor, ela foi forjada ao longo de décadas por uma pressão silenciosa e anônima por cidadania.

Quando se terá iniciado esta tendência longa e profunda? Difícil determinar um marco preciso, num percurso tortuoso e ziguezagueante. As origens mais remotas estão nas grandes lutas travadas no âmbito da república inaugurada com a deposição de Vargas, em 1945, e que conheceram momentos de radicalização entre 1961 e 1964. Abafadas pela ditadura, tais demandas renasceram em 1967-1968 para serem novamente derrotadas, mas não vencidas. Depois do namoro de grande parte da sociedade com a ditadura, reconstruíram-se no apagar das luzes desta, contribuindo para o seu fim, entre 1979 e 1981. E continuaram sendo nutridas pelos sucessivos governos democráticos até desabrocharem com grande vigor nos dois governos Lula que, nessa linha interpretativa, são muito mais expressão do que causa de todo o processo.

Eis o legado construtivo e positivo do lulismo: diálogo, inclusão, cidadania, ingredientes essenciais da democracia.

O paradoxal nisso tudo é que a maior ameaça a essa cultura pode vir do próprio Lula, porque ele não desapareceu. Sua sombra e o ativismo compulsivo podem se tornar pesados, uma vez que a líderes poderosos costumam corresponder sociedades obedientes e acríticas, ou seja, nada democráticas. Enquanto as figuras de Vargas e Juscelino podiam se avantajar sem questionar o legado das culturas políticas associadas a suas lideranças, o mesmo não ocorre com Lula e o lulismo.

De fato, a afirmação e a consolidação do que há de mais promissor no legado de Lula passa pelo enfraquecimento de sua avassaladora presença política, algo difícil de se imaginar, considerando-se as características, a trajetória e o vigor remanescente do Cara.

Caberá à sociedade brasileira lidar com a questão. Se conseguir bem fazê-lo, a democracia agradecerá. Se não conseguir, o melhor do legado lulista poderá se perder.

DANIEL AARÃO REIS é professor de História Contemporânea da UFF

22 comentários:

f disse...

so significa que jamais ele tera 100%, pois o meu ele jamais tera, mesmo pintado de ouro.

Anônimo disse...

Segundo o site do jornal O Globo, só de "estoques de restos a pagar", o governo Lula está deixando uma conta de R$ 137,5 bilhões para a Dilma pagar. Aliás, essa gastança toda deve ter muito a ver com a eleição da Dilma. É parte de uma herança maldita nunca vista antes na história deste país.

VERA disse...

Lógico! Vc faz parte dos 3% que perderam a boquinha do desgoverno tungano! E "herança maldita" foi a que Lula recebeu do cafajeste FHC!!!

Anônimo disse...

Xô, "petungana"! Vá aprender a ler e a escrever!!Depois de aprender a pensar, claro, embora isso seja praticamente impossível para quem tem uma cabeça dura como a sua!

VERA disse...

"Cabeça dura" tem vc, seu DEMo-tungano analfabeto! E vá dar seus pitacos nos blogs dos de sua laia: Noblablá, Maisnada, Reinaldinho cabeção, Cornudo noturno etc!!!

Anônimo disse...

Eu já lhe disse, Dona Vera: os "demo-tunganos" só não são piores do que os "petralhas" pela simples razão de que os "petralhas" são muito, mas muito mesmo!, piores do que os demo-tunganos"! Por aí a senhora já pode concluir como são ruins os da sua "laia"!

VERA disse...

Pois lhe desafio a dar uma olhadinha no site da ONG Transparência Brasil para ver quem são os partidos que lideram o ranking da corrupção nacional! Adivinhou? Pois acertou! A tucanalha-DEMoníaca está no topo!

Anônimo disse...

Mesmo que a "tucanalha demoníaca" estivesse no ranking da corrupção nacional, isso em nada eximiria os petralhas das falcatruas e marcuataias em que são useiros e vezeiros. Elementar, minha cara Vera. Além disso, que outro partido político já passou pelo vexame de ser chamado de "Partido da Bandidagem", em editorial, pelo maior jornal do País, e teve membros dos mais importantes da sua cúpula e do seu governo convidados a sentar no banco dos réus? Como diria o Batoré, parece que a senhora pensa que "é bonito ser feio", não é mesmo, Dona Vera?

Anônimo disse...

Correção de erro de digitação: substituir, na terceira linha, "marcuataias" por maracutaias.

Anônimo disse...

E quando pensávamos que Lula da Silva, "o inimputável", iria deixar em paz os cofres públicos, eis que ele vai se hospedar, "a convite", no Forte do Andradas. "A convite", mas quem paga as contas é, obviamente, o País dos Tolos. Tudo indica que esse ex-presidente vai ser, ele mesmo, o pior e mais oneroso legado do presidente que ele foi. Até quando irá prosseguirá a farra lulesca, e quanto será que ainda vai nos custar?

Anônimo disse...

Correção: na penúltima linha, retirar "irá" da frase: "Até quando irá prosseguirá a farra lulesca, e quanto será que ainda vai nos custar?".

VERA disse...

E "mesmo que estivesse" não! A DEMo-tucanalha ESTÁ no topo de todos os rankings de corrupção do País!!! O Estadinho, o auto-proclamado eleitor do Zé-bolinha, "maior jornal do Brasil"??? Acorda, meu jovem, o Estadinho está falido! Não é à toa que o Zé-baixaria o assina para todas as escolas de SP!!! E também não é à toa que o Estadinho fez de tudo pro Serrágio ser eleito presidente (vá de retro!)! O Zé-alagão prometeu salvá-lo da falência! Garanto-lhe que a gentileza do Exército ao MELHOR Presidente brasileiro não custará mais aos cofres públicos do os 40 policiais que o Goldman colocou pra proteger o Zé-fujão; nem mais do que as verbas desviadas da Educação pra superfaturar assinaturas de panfletos e jornalões falidos; nem mais do que o FHC nos tungou com a privataria etc...

Anônimo disse...

Será que a senhora, por causa dessa cabeça dura e desmiolada, ainda não compreendeu que não estou nem um pouco interessado nas maracuataias que teriam sido cometidas pelos "demo-tunganos", que são comparsas e acobertadores do partido que o Estadão chamou de Partido da Bandidagem e, também, do governo desse partido, que é o Governo do Golpe do Mensalão Nacional? Eu sempre os critiquei quando estavam no governo, e os critico ainda hoje nos seus blogs, mesmo reconhecendo que foram eles que tiraram o país da hiperinflação e o colocaram no rumo certo. Aliás, o próprio PT, que tanto os critica, também lhes deu o mesmo reconhecimento, uma vez que abandonou tudo aquilo que pregava para rezar pela cartilhinha que eles lhe deixaram, como uma herança bendita. Na verdade, a crítica que faço aos "demo-tunganos" se deve, não apenas às suas falcatruas - que são, diga-se de passagem, infinitamente menores do que as dos petralhas -, mas, principalmente, à forma como eles têm acobertado as falcatruas que os petralhas cometem, numa cumplicidade que chegou ao inconcebível quando se recusaram a pedir o impeachment do Governo do Mensalão e do financiamento de campanha com dólares oriundos de paraísos fiscais, pagos no Exterior!

Quanto à desfaçatez com que esse ex-presidente, acostumado a gastos secretos com cartões corporativos, está se utilizando de instalações publicas, pagas com dinheiro público, para continuar as suas eternas férias, não me importa se ela custará mais ou menos aos cofres públicos do que os gastos dos seus cúmplices "demo-tunganos", ou, mesmo, dos seus companheiros da "Sofisticada Organização Criminosa", que hoje infestam e parasitam a máquina pública como "nunca se viu antes na história deste país". O que me importa considerar, Dona Vera, é que ela é uma desfaçatez sem limites, que combina muito bem com quem se acostumou a morar de graça a vida inteira, mesmo quando não tinha onde cair morto. E não há nada, absolutamente nada que os "demo-tunganos" tenham feito ou venham a fazer que possa apagar a desfaçatez dessa vagabundagem explícita, "exercida" às custas dos cofres públicos! Entendeu, Dona Vera? Ou vai ser preciso desenhar?

Eduardo disse...

se puder venha conhecer o meu blog e ler algumas considerações que fiz!
Um abraço!
http://pensamentosduneto.blogspot.com/

VERA disse...

MENTIRA! Vc tem é vergonha de admitir que é macaco-de-auditório dessa corja!
"Herança bendita"?! "Rumo certo"?! Qual? O da hiperinflação? Dos juros altíssimos? Do risco-Brasil a 2400 pontos? Do dólar a 3 reais? Do desemprego? Do arrocho salarial e nas aposentadorias? Da dívida com o FMI e este mandando e desmandando na nossa Economia e nos bundões que nos desgovernavam?! Acorda, rapaz! Foi essa herança "bendita" que o Lula recebeu!
"Falcatruas infinitamente menores"?! Dos demo-tunganos?! Faz-me rir! Vc já acatou a minha sugestão de dar uma olhadela nos sites que trazem os rankings dos partidos mais corruptos e de maior número de políticos cassados por corrupção?! Acho que não, né?! Do contrário, não viria aqui contar histórias da Carochinha!
Agora, desfaçatez maior é, conhecendo todas as trapaças dos seus, ficar malhando nas teclas das férias do Lula e dos passaportes diplomáticos de seus filhos!!! Por que, em vez disso, vc não cobra o seu parceiro, o Beto Richa, por empregar todos os membros da família, mal começou a desgovernar; e os 40 policiais (pagos com nosso dinheiro) que o Zé-baixaria usou como guarda-costas, depois que fugiu do desgoverno de SP; e os 2 milhões que a Yedinha Cruz Credo roubou do DETRAN do RS pra comprar uma mansão; e a dinheirama do Senado (portanto, nosso!), que o Artur Neto gastou nos EUA para tratamento médico da mãe e para pagar "curso de Artes"(?!) para um assessor em Paris, hein?! Pena que o espaço é curto, se não eu provaria a vc quem são os partidos da Bandidagem!!!

Anônimo disse...

Dona Vera Bruaca:

Eu já disse, mas considerando o fato de que a senhora é descerebrada e masoquista, repito: "A senhora já se tornou repetitiva e insossa com esse discurso vigarista que tem, como objetivo precípuo, tentar justificar os erros, os vícios, os crimes e a bandidagem dos membros de um determinado partido político (o partido que o Estadão chama de "Partido da Bandidagem") com as práticas semelhantes de outros partidos políticos, os quais, diga-se de passagem, apóiam e avalizam, por omissão, os atos do primeiro, mesmo se dizendo de oposição (os "demo-tunganos" chegaram, inclusive, a salvar o Lula e o PT da "forca", como a senhora está careca de saber!).

Como é fácil de comprender, não há o menor traço de sanidade nessa tentativa espúria de justificar o roto a partir do esfarrapado. Mas a senhora tenta fazê-lo, simulando a inocência e a graça de um "anjinho barroco". Na verdade, isso não passa de ser o melhor atestado da sua ignorância, imbecilidade e, acima de tudo, leviandade. Crie vergonha nessa sua cara suja, Dona! Deixe de ser vigarista!

Contudo, a coisa não se esgota aí: a minha maior preocupação em relação à senhora, Dona Vera reside nos traços masoquistas de que tem dado mostras, e que fazem com que se apresente como especialmente distinguida e revigorada a cada vez que leva uma surra (intelectual, no caso). Parece um zumbi. E, também, nos delírios e alucinações da sua mente em decomposição psicótica, que a fazem ver "demo-tunganos" até debaixo da cama! Pretendo, por causa disso tudo, suspender a sua "bolsa de estudos", concedida na "cota" dos imbecis e semi-analfabetos, por aparente disfunção mental, má índole, má conduta e dificuldade intransponível de aprendizagem.

Quanto ao mais, se a senhora realmente tivesse frequentado escolas de verdade e, não, apenas, as madrassas do Partido da Trambicagem, saberia, pelo menos, ler e escrever, e eu não teria que estar respondendo às suas idéias curtas, curtíssimas!, e às suas sopinhas de letras, sempre vazadas em lulês: Gu-Gu-Gu!

Vade retro, Dona!

VERA disse...

"Ignorante, imbecil e leviano" é vc que, para fugir de responder aos questionamentos que lhe faço, sobre os crimes praticados por seus comparsas, fica repetindo palavrinhas tolas, como: "madraSSa" e "anjinho barroco"! E na tentativa de desqualificar meus argumentos, repete termos como: "insanidade" e "ignorância"! Muda o disco, rapá!!!

Anônimo disse...

DONA VERA BRUACA DA SILVA:

LEIA, POR FAVOR, MEUS COMENTÁRIOS ANTERIORES QUE COMEÇAM COM "DONA VERA BRUACA DA SILVA", E TERÁ UMA SÍNTESE DO QUE PENSO DA SENHORA, DOS MEMBROS DO PARTIDO QUE O ESTADÃO CHAMOU DE PARTIDO DA BANDIDAGEM (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE, ALÉM DE SER PETISTAS, SÃO TAMBÉM PETRALHAS OU MÃOS PELUDAS", E QUE SÃO EM GRANDE NÚMERO), DOS SEUS COMPARSAS "DEMO-TUNGANOS" (SÓ ESTOU ME REFERINDO ÀQUELES QUE FAZEM O MESMO QUE OS PETRALHAS FAZEM OU QUE SE OMITIRAM E OMITEM DIANTE DOS CLAMOROSOS DESMANDOS DOS PETRALHAS OU "MÃOS PELUDAS"), DAS SUAS SOPINHAS DE LETRAS EM LULÊS, BEM COMO DO FATO DE TER FEITO POSTAGENS NAS MINHAS COSTAS. POR IGNORÂNCIA, INCOMPETÊNCIA E COVARDIA!

E NÃO SE ESQUEÇA, BRUACA, QUE TODOS AQUELES QUE JÁ VIRAM A SENHORA SER SURRADA IMPIEDOSAMENTE POR MIM NÃO VÃO TER A MÍNIMA DISPOSIÇÃO DE FICAR CORRENDO ATRÁS DE COMENTÁRIOS ANTERIORES, SÓ PARA SE DELEITAR OU SE COMPADECER COM A SUA COVARDIA E MASOQUISMO. MUITO MENOS EU, TROUXA!

PS.: BYE, BYE, BRUACA! "ANARFA"!

VERA disse...

E não é que o retardado mental direitalha deu adeus, mas continua a assombrar este blog!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO DE QUE A SENHORA LEU, RABISCANDO UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS ÁBAIXO! JÁ!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO DE QUE A SENHORA LEU, RABISCANDO UMA ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS ÁBAIXO! JÁ!

VERA disse...

Não preciso ler suas babaquices, para saber o que passa em sua mente doentia, mas voltarei ao último post, se preciso for, para impedi-lo de escrever o último comentário, seu ANÔNIMO BABACÃO defensor de criminosos!!!