segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

O STF e a tortura


Por Tarso Genro - de Porto Alegre


A recente sentença da Corte Interamericana de Direitos Humanos sobre a repressão à guerrilha do Araguaia tratou diretamente de uma controvérsia que enfrentei como ministro da Justiça.

Tratava-se, na época, de defender a aplicabilidade, ou não, da Lei de Anistia para isentar de processo legal os violadores de direitos humanos que, inclusive fora da legalidade do próprio regime militar, cometeram barbáries contra “subversivos” sob custódia do Estado. É bom lembrar que, mesmo durante aquele período excepcional, não existia ordem de serviço ou qualquer outra norma legal que permitisse tortura ou execução de pessoas que estivessem sob custódia. Na Argentina de Videla e no Afeganistão de Bush isso ocorreu, em um momento de regressão às trevas de Torquemada.

No debate que ocorreu aqui no Brasil apareceu a indagação “quem estava defendendo o Brasil”? Sustentei que defender o Brasil era defender o prestígio do nosso Estado de Direito olhando para o futuro.

Era defender, portanto, a não aplicação desta Lei de Anistia aos torturadores. Disse isso na época e reafirmo agora.


Não só porque assim ordenam todos os diplomas de direito internacional -como declarou a Corte Interamericana- mas também porque essa é a posição que traduz a boa interpretação da nossa Constituição Federal.

A estratégia adotada pelos juristas -ou “juristas”- adversários desse pensamento -dentro e fora do Supremo- foi a de alegar que a nossa pretensão era “revisar a Lei de Anistia” e também “atacar as Forças Armadas”. Mentiram.

Nunca ninguém defendeu a “revisão” da Lei de Anistia, mas a sua interpretação adequada à Constituição do país. Nunca ninguém quis “revisar” o passado ou agredir as Forças Armadas como instituição, orgulho da nossa soberania.

A bem da verdade, o que tem sido revisado até agora, pela nova direita brasileira, é o papel dos mandatários da ditadura. Os revisionistas ressaltam a nobreza da atuação dos que policiavam e apontam que aqueles que resistiram ao regime fizeram-no de forma espúria. Uma total inversão da história, que reescreve a ditadura de maneira insolente.

De todos os argumentos -todos falsos-, o mais intrigante e covarde foi o último: que o pedido de processamento dos torturadores era um “ataque às Forças Armadas”.


Esse argumento tinha dois alvos: intimidar os julgadores (acho que o fizeram com parcial sucesso) e colocar contra os militares os que pretendiam julgar os criminosos.


Bem examinado, os adversários do julgamento dos torturadores é que, com seus argumentos, implicam diretamente as Forças Armadas com a tortura: “misturam” torturadores com a instituição, como se os delinquentes, nos porões do regime, estivessem a mando dela.

Eximem os torturadores, assim, de suas responsabilidades individuais como agentes públicos e, para garantir sua impunidade, os confundem com a corporação. O que sempre defendemos foi a responsabilização jurídica e política dos indivíduos que atuaram, sistematicamente, como carrascos, e não como agentes do Estado.


Assim como os “subversivos” foram responsabilizados jurídica e politicamente por seus atos e expostos, publicamente, antes e depois da redemocratização do país, o justo é que todos respondam perante a lei, mesmo que depois não sejam presos, pela idade avançada.

Os “subversivos” responderam perante os tribunais de exceção.

Que os torturadores respondam perante os tribunais do Estado de Direito, para que as novas gerações saibam de tudo. Para que nunca mais aconteça.

Tarso Genro é governador eleito do Rio Grande do Sul. Foi ministro da Justiça (2007-2010), ministro da Educação (2004-2005), ministro da Secretaria Especial do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social da Presidência da República (2003-2004) e prefeito de Porto Alegre pelo PT (1993-1996 e 2001-2002). Correio do Brasil

15 comentários:

Anônimo disse...

Esse animal vai quebrar o Rio Grande.

Anônimo disse...

Errado! O RS já foi quebrado pela clepto-ex-governadora Yeda cruz credo!!!

Anônimo disse...

Concordo com o primeiro anônimo. Pior que um tucanalha, só mesmo um petralha!

Anônimo disse...

Errou novamente! Quem mais frequenta o ranking dos políticos mais corruptos do Brasil é a tucanalha-DEMoníaca!!!

Anônimo disse...

Não pode ser, uma vez que a "tucanalha-demoníaca" não integra a SOC, que é a "Sofisticada Organização Criminosa" - "algo nunca visto antes na história deste país"!

VERA disse...

Se desses uma olhadela no site do TSE, verias que teus irmãos, os DEMos-tunganos, estão no topo do ranking dos cassados por corrupção e te envergonharias de escrever tantas sandices!

Anônimo disse...

Mesmo que a "tucanalha demoníaca" estivesse no ranking da corrupção nacional, isso em nada eximiria os petralhas das falcatruas e marcuataias em que são useiros e vezeiros. Elementar, minha cara Vera. Além disso, que outro partido político já passou pelo vexame de ser chamado de "Partido da Bandidagem", em editorial, pelo maior jornal do País, e teve membros dos mais importantes da sua cúpula e do seu governo convidados a sentar no banco dos réus? Como diria o Batoré, parece que a senhora pensa que "é bonito ser feio", não é mesmo, Dona Vera?

Anônimo disse...

O Farso Gênio vai quebrar o Rio Grande e encher os bolsos companheirada!

VERA disse...

"Mesmo que estivesse" não! A DEMo-tucanalha está no topo de todos os rankings de corrupção do País! É só pesquisar!!! E errou mais uma vez: Quem quebrou o RS, comprou uma mansão de 2 milhões (com dinheiro roubado do DETRAN) e se locupletou e aos seus com dinheiro público, foi a cleptogovernadora, Yeda Cruz Credo!!! E olhe que quem a denunciou não foi nenhum "petralha"! Foi seu próprio vice!!!

Anônimo disse...

Dona Vera Bruaca:

Eu já disse, mas considerando o fato de que a senhora é descerebrada e masoquista, repito: "A senhora já se tornou repetitiva e insossa com esse discurso vigarista que tem, como objetivo precípuo, tentar justificar os erros, os vícios, os crimes e a bandidagem dos membros de um determinado partido político (o partido que o Estadão chama de "Partido da Bandidagem") com as práticas semelhantes de outros partidos políticos, os quais, diga-se de passagem, apóiam e avalizam, por omissão, os atos do primeiro, mesmo se dizendo de oposição (os "demo-tunganos" chegaram, inclusive, a salvar o Lula e o PT da "forca", como a senhora está careca de saber!).

Como é fácil de comprender, não há o menor traço de sanidade nessa tentativa espúria de justificar o roto a partir do esfarrapado. Mas a senhora tenta fazê-lo, simulando a inocência e a graça de um "anjinho barroco". Na verdade, isso não passa de ser o melhor atestado da sua ignorância, imbecilidade e, acima de tudo, leviandade. Crie vergonha nessa sua cara suja, Dona! Deixe de ser vigarista!

Vade retro, Dona!

VERA disse...

Quem está tentando "justificar" os crimes dos comparsas aqui é vc, que já admitiu, em vários comentários, que eles são realmente criminosos! Portanto, não queira acrescentar palavras à minha escrita!
Quem deveria ter sido "enforcado" é o traíra rei da privataria, o FHC. O Presidente LULA NUNCA precisou ser "salvo" por ninguém, pois não cometeu nenhum crime! Criminosos e covardes foram os que tentaram lhe dar o golpe, mas NÃO tiveram coragem! Os bundões até quiseram, mas borraram as calças, temendo sua alta popularidade!
Ponha a viola no saco, seu tungano sem-vergonha e pule para o balaio dos ratos, feito vc!

Anônimo disse...

Não, Dona Vera "Tungana", é a senhora quem está tentando "justificar" os crimes dos seus patrões, já tendo admitido, em vários comentários, que eles são realmente criminosos! Portanto, não queira inverter as coisas. Quem deveria ter sido "enforcado" (isto é, "impichado"!), a senhora já sabe: é o presidente do Golpe do Mensalão Nacional e o partido que o Estadão chama de Partido da Bandidagem. Quem os salvou foi FHC, que só não é o melhor presidente que o Brasil já teve por causa disso: ter salvo Lula e o PT da "forca"!

Quanto a pôr a viola no saco, Dona Vera "Tungana", a senhora é quem sabe. O saco eu não sei de quem é, mas, a viola e falta de vergonha na cara são suas. Já pular no ninho dos ratos, isso eu não vou fazer jamais, pois não me dou bem com petralhas!

VERA disse...

EPA! Não me ofenda!!! Quem está a reconhecer, defender e justificar os crimes da cambada demo-tungana,mais seu chefe, o cafajeste e incompetente-mor, FHC, aqui é vc!!!

Anônimo disse...

ATENÇÃO, DONA VERA "PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA":

1. Sempre que a senhora deparar com esta mensagem é sinal de que poderá continuar postando covardemente nas minhas costas, sem que eu responda às suas sopinhas de letras. Saiba, porém, que nem sequer as lerei, para que, além de uma vitória esmagadora sobre a senhora, eu tenha, também, não a ultima postagem, mas a última palavra realmente dada e recebida;

2. Isto significa que termina agora o experimento em que a senhora - trouxa como é - foi minha cobaia, e já tenho a conclusão: a senhora não é, apenas, ignorante, incompetente e covarde por postar nas minhas costas, mas, também, escandalosamente sem-vergonha, uma vez que continua a fazê-lo mesmo depois de descoberta e desmascarada! Com esta medida, estarei evitando, por outro lado, que continue - masoquista como é - a “relaxar e gozar”, mesmo em postagens anteriores, com as sucessivas “surras” que acabo sendo obrigado a lhe aplicar, sem dó nem piedade;

3. Caso ainda paire alguma dúvida a respeito do que penso da senhora e dos membros do partido que o “Estadão” chamou de “Partido da Bandidagem”, basta que releia os meus comentários anteriores. Infelizmente, não é nada de bom. Os membros a que me refiro são, obviamente, os petralhas: petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo. Como é fácil compreender, a senhora faz parte desse seleto grupo;

4. Por outro lado, peço permissão para usar as suas sopinhas de letras (uma verdadeira “antalogia” de asneiras!) nas aulas que ministro, para dar, aos meus alunos, exemplos de como o pensamento pode ser mal formulado e, também, de como a redação de uma pessoa aparentemente sã pode vir a se constituir num monumental atentado à razão e à linguagem escrita. Naturalmente, guardarei um ético e obsequioso segredo em relação à sua autoria;

5. Por fim, devido a essa sua mórbida fixação nos “demos” e nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “PETRALHA DEMO TUNGANA DA SILVA”, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “demos” e “tunganos”. E que, na verdade, não deixam de ser seus comparsas, já que salvaram o seu presidente e o seu partido do impeachment e da extinção;

6. Lembre: ao deparar com esta mensagem, a senhora estará lendo a última palavra sobre o tópico em discussão, e ela é minha! Se quiser “debater” (supondo que seja possível um debate entre nós), será frente a frente, em outro tópico. O que significa que a sopinha de letras que a senhora vai postar, nas minhas costas, não será lida por mim. Desculpe-me, mas não dá mais. Qualquer cristão diria o mesmo. Até o próprio Cristo! Bye, bye, BRUACA! Bye, bye, BABACA!


PS.: A ÚLTIMA PALAVRA NÃO É A QUE É ESCRITA E NINGUÉM LÊ, MAS A QUE É DADA E RECEBIDA, SUA TROUXA! PASSE O RECIBO! JÁ!

VERA disse...

EITA! não é que o ANÔNIMO COVARDÂO DEMO TUNGANÂO é igual ao Zé-pinóquio, seu ídolo! Mente que vai parar de infestar o blog do Sr. Terror com suas boçalidades e volta a fazê-lo! Vai parar quando, minha santa!!!