domingo, 6 de fevereiro de 2011

FHC, o canalhão II


FHC não se emenda, não.

O canalhão FHC, depois de ter lido, ter ouvido a repercussão do video em que Bill Clinton o humilhou, escreve, em vários jornais de hoje, um artigo repleto de inverdades, além do mais extremamente deselegante em relação à Dilma, que não faz nem 40 dias que governa o Brasil, e de forma vil, covarde em em relação à Lula, que nem se lembra mais que FHC governou(?) o Brasil.Segue o texto e os comentários pertinentes.

Tempo de muda, por Fernando Henrique Cardoso*

Novo ano, nova presidente, novo Congresso atuando no Brasil de sempre, com seus êxitos, suas lacunas e suas aspirações. Tempo de muda, palavra que no dicionário se refere à troca de animais cansados por outros mais bem dispostos, ou de plantas que dos vasos em viveiro vão florescer em terra firme. A presidente tem um estilo diferente do antecessor, não necessariamente porque tenha o propósito de contrastar, mas porque seu jeito é outro. Mais discreta, com menos loquacidade retórica. Mais afeita aos números, parece ter percebido, mesmo sem proclamar, que recebeu uma herança braba de seu patrono e de si mesma. Nem bem assume e seus porta-vozes econômicos já têm que apelar às mágicas antigas (quanto foi mal falado o doutor Delfim, que nadava de braçada nos arabescos contábeis para esconder o que todos sabiam!) porque a situação fiscal se agravou. Até os mercados, que só descobrem estas coisas quando está tudo por um fio, perceberam. Mesmo os velhos bobos ortodoxos do FMI, no linguajar descontraído do ministro da Fazenda, viram que algo anda mal.

Seja no reconhecimento maldisfarçado da necessidade de um ajuste fiscal, seja no alerta quanto ao cheiro de fumaça na compra a toque de caixa dos jatos franceses, seja nas tiradas sobre os até pouco tempo esquecidos “direitos humanos”, há sinais de mudança. Os pelegos aliados do governo que enfiem a viola no saco, pois os déficits deverão falar mais alto do que as benesses que solidarizaram as centrais sindicais com o governo Lula.

Aos novos sinais, se contrapõem os amores antigos: Belo Monte há de vir à luz com cesariana, esquecendo as preocupações com o meio ambiente e com o cumprimento dos requisitos legais; as alianças com os partidos da “governabilidade” continuarão a custar caro no Congresso e nos ministérios, sem falar no “segundo escalão”, cujas joias mais vistosas, como Furnas (está longe de ser a única), já são objeto de ameaças de rapto e retaliação. Diante de tudo isso, como fica a oposição? FHC é cínico até dizer basta.De Congresso caro quem entende é ele, já que comprou, a R$ 200 mil reais por cabeça, deputados para aprovar a Emenda que permitiu a sua reeleição.Quanto à Furnas, FHC também entende muito, pois, afinal, foi no seu governo que ocorreu o maior esquema de corrupção na referida empresa, esquema que ficou conhecido como Lista de Furnas.Neste esquema, mais de R$ 100 milhões de reais foram distribuídos para os aliados de FHC, de Serra a Roberto Jefferson que, inclusive, confessou a existência de caixa dois em Furnas.

Digamos que ela quer ser “elevada”, sem sujar as mãos (ou a língua) nas nódoas do cotidiano nem confundir crítica ao que está errado com oposição ao país (preocupação que os petistas nunca tiveram quando na oposição). Ainda assim, há muito a fazer para corresponder à fase de “muda”. A começar pela crítica à falta de estratégia para o país: que faremos para lidar com a China (reconhecendo seu papel e o muito de valioso que podemos aprender com ela)? Não basta jogar a culpa da baixa competitividade nas altas taxas de juro. Olhando para o futuro, teremos de escolher em que produtos poderemos competir com China, Índia, asiáticos em geral, Estados Unidos, etc. Provavelmente serão os de alta tecnologia, sem esquecer que os agrícolas e minerais também requerem tal tipo de conhecimento. Preparamo-nos para a era da inovação? Reorientamos nosso sistema escolar nesta direção? Como investir em novas e nas antigas áreas produtivas sem poupança interna? No governo anterior, os interesses do Brasil pareciam submergir nos limites do antigo “Terceiro Mundo”, guiados pela retórica do Sul-Sul, esquecidos de que a China é Norte e nós, mais ou menos. Definimos os Estados Unidos como “o outro lado” e percebemos agora que suas diferenças com a China são menores do que imaginávamos. Que faremos para evitar o isolamento e assegurar o interesse nacional sem guiar-nos por ideologias arcaicas? "Preocupação que os petistas não tiveram com o país quando oposição?" Ora, sobre isso eu já falei ontem aqui, mas não custa nada repetir:O PT não era tão irresponsável assim.Primeiro, o PT não teve o apoio do PiG, como teve a oposição à Lula.Segundo, o PT era um partido com poucos deputados e senadores.Terceiro, se o PT fosse tão irresponsável assim, como diz a tucanalha, FHC não teria aprovado 38 Emendas Constitucionais, como por exemplos, a que abriu as portas para que o capital internacional comprasse jornais e revistas brasileiras(tal mudança na Constituição Federal salvou a Veja e a Folha de S. Paulo), como a que reduziu o prazo de prescrição para os trabalhadores rurais ajuizarem ação, como a que criou o CPMF, como a que editou a EC 19.Por fim, o PT fazia oposição para valer, não ficava fazendo oposição mesquinha.O PT nunca barrou uma indicação de FHC e Collor de Mello para o STF ou outro Tribunal.Aliás, o PT nem sequer comparecia a este tipo de reunião no Congresso Nacional. Mais:FHC, mesmo depois de ter levado um semão de Clinto, adora os EUA

Há outros objetivos estratégicos. Por exemplo, no caso da energia: aproveitaremos de fato as vantagens do etanol, criaremos uma indústria alcoolquímica, usaremos a energia eólica mais intensamente? Ou, noutro plano, por que tanta pressa para capitalizar a Petrobras e endividar o Tesouro com o pré-sal em momento de agrura fiscal? As jazidas do pré-sal são importantes, mas deveríamos ter uma estratégia mais clara sobre como e quando aproveitá-las. O regime de partilha é mesmo mais vantajoso? Nada disso está definido com clareza. FHC não tem moral para falar da Petrobras, justamente ele que tentou vender a referida empresa petrolífera. Será que FHC se esqueceu da PETROBRAX? E das sucessivos acidentes com as plataformas?

O governo anterior sonegava à população o debate sobre seu futuro. O caminho a ser seguido era definido em surdina nos gabinetes governamentais e nas grandes empresas. Depois se servia ao país o prato feito na marcha batida dos projetos-impacto tipo trem-bala, PACs diversos, usinas hidrelétricas de custo indefinido e serventia pouco demonstrada. Como nos governos autoritários do passado. Está na hora de a oposição berrar e pedir a democratização das decisões, submetendo-as ao debate público. Como cara pálida que o governo Lula sonegava à população o debate sobre seu futuro?Ora, o governo Lula foi o primeiro no Brasil a criar o Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com vários setores da sociedade civil, de trabalhadores a empresários.Ora, foi no governo Lula também que ouve centenas de conferências para debater o presente e o futuro do Brasil.E ainda esse filho da puta vem falar uma asneira dessas? Faça-me o favor!

Não basta isso, entretanto, para a oposição atuar de modo efetivo. Há que mexer no desagradável. Não dá para calar diante da Caixa Econômica ter se associado a um banco já falido que agora é salvo sem transparência pelos mecanismos do Proer e assemelhados. E não foi só lá que o dinheiro do contribuinte escapou pelos ralos para subsidiar grandes empresas nacionais e estrangeiras, via BNDES. Não será tempo de esquadrinhar a fundo a compra dos aviões? E o montante da dívida interna, que ultrapassa um trilhão e seiscentos bilhões de reais, não empana o feito da redução da dívida externa? E dá para esquecer dos cartões corporativos usados pelo Alvorada que foram tornados “de interesse da segurança nacional” até o final do governo Lula para esconder o montante dos gastos? Não cobraremos agora a transparência? E o ritmo lento das obras de infraestrutura, prejudicadas pelo preconceito ideológico contra a associação do público com o privado, contra a privatização necessária em casos específicos, passará como se fosse contingência natural? Ou as responsabilidades pelos atrasos nas obras viárias, de aeroportos e de usinas serão cobradas? Por que não começar com as da Copa, libertas de licitação e mesmo assim dormindo em berço esplêndido? FHC não tem também nenhuma moral para falar do BNDES.Primeiro, porque ele tentou vender o citado banco de desenlvolvimento.Estava claro no item 18 de um documento feito pela equipe econômica de FHC a intenção de vender o banco, melhor, os bancos públicos: "o Governo solicitou à comissão de alto nível encarregada do exame dos demais bancos federais (Banco do Brasil Caixa Econômica Federal BNDES BNB e BASA) a apresentação até o final de outubro de 1999 de recomendações sobre o papel futuro dessas instituições tratando de questões como possíveis alienações de participações nessas instituições fusões vendas de componentes estratégicos ou transformação em agências de desenvolvimento ou bancos de segunda linha (...)". Depois, FHC usava o BNDES para emprestar dinheiro aos "compradores" das estatais brasileiras.Quer dizer:FHC doava nossas empresas estatais e ainda emprestava dinheiro, via BNDES, aos beneficiários da doação.O governo Lula mudou radicalmente a forma de atuação do BNDES.Graças ao BNDES(e também aos demais bancos públicos) o Brasil, durante a crise mundial de 2008/2009, ficou entre os últimos países a serem afetaodos e entre os primeiros a superá-las.Já em relação ao banco Panamericano, não foi empregado nem um centavo de recursos públicos, o socorro ao referido banco ocorreu via Fundo Garantidor.Nao foi assim com o PROER.Neste esquemão, que, inclusive, Serra foi condenado por improbidade administrativa, foram usados recursos do Tesouro Nacional(do contribuninte, claro!) .Sobre os cartões corporativos, FHC também não tem moral para falar mal de Lula.Para quem não sabe, o governo FHC gastava muito mais com os cartões corporativos que Lula.


Há, sim, muita coisa para dizer nesta hora de “muda”. Ou a oposição fala e fala forte, sem se perder em questiúnculas internas, ou tudo continuará na toada de tomar a propaganda por realização. Mesmo porque, por mais que haja nuances, o governo é um só Lula-Dilma, governo do PT ao qual se subordinam ávidos aliados. Quanto ao berro, pode berrar à vontade.A sociedade nem sabe que existe no Brasil partidos da laia do PSDB, do PPS, do PV, do DEMO e afins.


*Ex-presidente da República

14 comentários:

ernesto disse...

A questão é saber a quem o cara de pau lunático do FHC esta se dirigindo em seus comentários. Creio que sua escrita que só tem eco naqueles raivososos 4% insatisfeitos com o governo LULA e que só lê matéria do PIG. Fernando Henrique Cardoso, hoje, com seus transloucados comentários, não passa de um fantasma deslocado da Sorbone perdido por aqui. Não merece crédito nem em terreeiros de macumba,

O TERROR DO NORDESTE disse...

Ernesto, concordo totalmente contigo.

Anônimo disse...

O "canalhão II" tenta, mas muito tardiamente, redimir-se do pecado capital de ter salvo o "canalhão I" quando este já estava com o pescoço na guilhotina, pronto para ser degolado.

VERA disse...

O único e VERDADEIRO CANALHÃO, o incompetente-cafajeste-rei-da-privataria, FHC, NUNCA salvou ninguém, muito menos o Presidente Nunca Dantes de guilhotina nenhuma!!! A única coisa que esse CRIMINOSO fez, além de espoliar o País e enviar as propinas a paraísos fiscais, foi, aliado ao PIG, tentar dar o GOLPE no Presidente Nunca Dantes!!! Mas como é um COVARDÃO, se borrou nas calças de medo do Povão!!! Se tivesse vergonha na cara, e já vimos que não a tem, se enterraria de vez na caverna do ostracismo!!! Esse maconheiro nojento pensa que o Povo se esqueceu da miséria em que nos deixou!!!
POR QUE NÃO TE CALAS, FHC e ANÔNIMO TUNGANO INTECTUALOIDE DEBILOIDE???!

VERA disse...

Sr. Terror,
Acho que o Salieri-cafajeste-rei-da-privataria, "pensa" que ainda desgoverna o País!!! Viu como ele utiliza os verbos na primeira pessoa do plural: "aproveitaremos", "criaremos", usaremos?!!! Como diz o PHA, "não se conhece uma única obra em que o sujeito utilizou tijolos", e o safardana ainda se acha no "direito" de dar pitacos no Governo alheio!!! XÕ, Boca de suvaco-ENCARNAÇÃO da INCOMPETÊNCIA!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Vera, verdade, só há um político canalhão neste pais:FHC.O único presidente do Brasil a levar uma bronca do americanalha tipo Bil Clinton.

O TERROR DO NORDESTE disse...

Outra coisa. Esse anônimo é muito ridículo. O babaca pensa que FHC tinha força suficiente para derrubar um homem com inserção na sociedade civil organizada. Eu já disse mil vezes:o PiG e os demotucanos não derrubaram Lula porque este tinha o povo ao seu lado.Entendeu ou quer que eu desenhe?

Anônimo disse...

O CANALHÃO II, o incompetente-cafajeste-rei-da-privataria, FHC, NUNCA salvou ninguém, ALÉM DO PAÍS. Exceto o ex-presidente "NUNCA DANTES HOUVE TANTA CORRUPÇÃO NESTE PAÍS"!!! Sim, a única coisa que esse GENEROSO tunganão fez, além de salvar o país da hiperinflação foi, aliado ao GRANNA, salvar o es-presidente "NUNCA DANTES HOUVE TANTA CORRUPÇÃO NA HISTÓRIA DESTE PAÍS"!!! Deve ser um COVARDÃO, pois se borrou nas calças de medo de ver o monstrengo que ele ajudou a criar escorraçado da presidência!!! Se tivesse vergonha na cara, e já vimos que não a teve - não neste caso, pelo menos - deixaria a criatura ser enterrada de vez na caverna do ostracismo!!! Mesmo tendo salvo o país, jamais deveria ter permitido que ele fosse entegue às mãos peludas da criatura, que está nos levando à miséria moral e insitucional!!! POR QUE NÃO TE CALAS, FHC e POR QUE NÃO ME CALO EU, A ABOMINÁVEL VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA", antes que seja condenada pelas minhas próprias palavras???!

Meu São Lulinha de Garanhuns! O que está acontecendo comigo? Quem sou eu? Bem, eu sou "EU-ZINHA", uma "PETRALHA DEMO-TUNGANONA". Me perdoe, Sr. Terror! "São tantas as emoções"! E, maiores ainda, as contradições. É que estou confusa, imbecil e analfabeta que sou. Mas vou dizer a verdade. Acho que o nosso "SAPO BARBUDO-REI DOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO" pensa que ainda desgoverna o País!!! Viu como ele montou o ministério da "governanta", enchendo-o com os seus paus-mandados? Ao contrário de FHC, que utiliza os verbos na primeira pessoa do plural - "aproveitaremos", "criaremos", "usaremos" - indicando que pensa na coletividade - ele só usa a primeira pessoa do singular - "eu sou", "eu faço", "eu fiz" - como se fosse o dono do mundo??!!! Como diz o PHA, "não se conhece uma única obra em que o sujeito utilizou tijolos", e o safardana ainda se acha no "direito" de achar que foi ele quem descobriu o Brasil!!! XÕ, Boca de esgoto-ENCARNAÇÃO da INCOMPETÊNCIA!!! Perdoe-me, Sr. Terror, mas é a pura verdade!

Por que, mesmo sabendo de tudo isso, ainda continuo lambendo as botas do "Cel." Lula da Silva e caterva? Bem, eu sou a VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA", e isso dispensa qualquer explicação, não acha?

Frann disse...

ALGUM IMPERIALISTA FINANCIA ESSE SUJEITO QUE ESTÁ FORA DO GOVERNO A UM BOM TEMPO E VIVE FALANDO AOS QUATRO VENTOS COMO SE TIVESSE SIDO UM GRANDE ADMINISTRADOR DA NAÇÃO BRASILEIRA.ELE QUE VÁ DISCURSAR PARA O CAPITAL ESTRANGEIRO COM SUAS DORES DE COTOVELO DO PRESIDENTE LULA.

VERA disse...

SR. TERROR,
Acho que o ANÔNIMO INTECTUALOIDE DEBILOIDE PIROU DE VEZ, depois que assistiu ao vídeo em que o SALIERI vendilhão-da-Pátria-cafajeste-FHC RECONHECE sua INCOMPETÊNCIA e o BILL CLINTON também o chama de IMCOMPETENTE e DESONESTO!!!! Porque deu agora pra TAMBÉM ESCULHAMBAR SEU ÍDOLO e me impingir a pecha de "demo-tungana"!!! Sai do meu pé, Chulé!!! Rá rá rá rá rá rá rá rá
Mas, para não "dar o braço a torcer", ainda tenta ARRASTAR o Presidente Nunca Dantes e demais petistas para o mesmo chiqueiro onde chafurda a QUADRILHA DEMO-TUCANALHA!!!

Anônimo disse...

Quanta inveja deste que derrotou o sebento duas vezes (e no primeiro turno).

Anônimo disse...

SR. TERROR,

Acho que "EU-ZINHA", a VERA "PETRALHOTÁRIA "DEMO-TUNGANONA DA SILVA", PIREI DE VEZ depois que assisti aos vídeos em que o "SAPO BARBUDO-REI DOS ESCÂNDALOS DE CORRUPÇÃO" comete as monstruosas "LULICES" com que simplesmente liquidou qualquer pretensão que pudéssemos ter de ocupar um assento definitivo no CS da ONU. Obama e Madame Clinton escorraçaram o desgoverno do PT de lá, pela sua INCOMPETÊNCIA e pela alta periculosidade que representa para a paz mundial, pelo fato de alinhar-se com ditadores e ditaduras, e de abrigar golpistas, terroristas e criminosos diversos!

Por que dei agora pra TAMBÉM ESCULHAMBAR MEU ÍDOLO e me revelar como uma hilariante "demo-tungana"?!!! Ora, sai do meu pé, chulé!!! Não sabe, então, que eu sou "EU-ZINHA", a VERA "PETRALHOTÁRIA "DEMO-TUNGANONA DA SILVA"? Rá rá rá rá rá rá rá rá... Mas, para não "dar o braço a torcer", ainda tento ARRASTAR o Presidente Fernando Henrique Cardoso, que nos salvou do impeachment, e os demais tucanos, todos nossos COMPARSAS!, para o mesmo chiqueiro onde chafurda o ex-presidente "NUNCA DANTES HOUVE TANTA CORRUPÇÃO" e a "SOFISTICADA ORGANIZAÇÃO CRIMINOSA" petralha!

Anônimo disse...

POSTAGEM "'CANALHÃO' POR 'CANALHÃO', FIQUEMOS COM O 'II'!"


ADVERTÊNCIA À DONA VERA "PETRALHOTÁRIA DEMO-TUNGANONA DA SILVA":

DAQUI EU NÃO PASSO! É QUE, A PARTIR DESTE PONTO, COMEÇA A TERRA DA DESOLAÇÃO E DA MORTE, DO CHORO E DO RANGER DE DENTES, ONDE A SENHORA, DEPOIS DE TER SIDO ESMAGADA POR MIM COMO SE FOSSE UM VERME, VAI EXERCITAR, SOLITARIAMENTE, A SUA COVARDIA IMPOTENTE. NÃO SE ESQUEÇA DE RABISCAR, A PARTIR DESTA POSTAGEM DO BLOG ("'CANALHÃO' POR 'CANALHÃO', FIQUEMOS COM O 'II'!"), A ÚLTIMA SOPINHA DE LETRAS, CHEIA DE "LULICES", LOGO APÓS O COMENTÁRIO QUE DEIXEI. EU NÃO A LEREI, CLARO, POIS ELA SERÁ APENAS UM RECIBO PASSADO PELA SENHORA, COMPROVANDO QUE LEU A ÚLTIMA PALAVRA SOBRE O TÓPICO, DADA, OBVIAMENTE, POR MIM. LEU TUDO? VÁ EM FRENTE, ENTÃO, SUA TROUXA!

VERA disse...

Quem só falta cortar os pulsos de tanta INVEJA do Presidente NUNCA DANTES, é o Salieri-vendilhão -da-Pátria-FHC, aquele que Bill Clinton chamou de IMCOMPETENTE e DESONESTO e, que volta e meia, não se aguenta e sai da caverna do OSTRACISMO, para dar pitacos em Governo alheio!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkk
Vão assistir ao vídeo, seus TUNGANOS OTÁRIOS!!!!