sábado, 10 de maio de 2014

Datafolha não desiste de ter Lula como candidato



Leia o texto na íntegra, abaixo ou aqui, diretamente no Balaio:
Lula já repetiu mil vezes que não será candidato e fará campanha pela reeleição de Dilma. Lula e o PT já fizeram dois encontros nacionais para formalizar apoio à reeleição da presidente. Não tem jeito. A nova pesquisa Datafolha, divulgada nesta sexta-feira, coloca novamente o nome do ex-presidente na lista e praticamente sugere a troca de candidatos do PT. O instituto de pesquisas do jornal Folha de S. Paulo perguntou aos eleitores quem deveria ser o candidato do PT e 58% apontaram o nome de Lula. Entre os petistas, este índice chega a 78%.
Quando a candidata é Dilma, ela tem 37% das intenções de voto contra 38% dos demais candidatos, apontando para uma eleição em segundo turno. Se no lugar dela o candidato do PT fosse Lula, ele teria 52% dos votos e venceria tranquilamente no primeiro turno, contra 19% de Aécio Neves e 11% de Eduardo Campos. Na mesma pesquisa, Lula aparece como "o mais preparado para mudar o Brasil", um desejo manifestado pela maioria absoluta dos eleitores nas últimas pesquisas.
Ao mesmo tempo, o levantamento mostra que parou a sangria de intenções de voto na presidente Dilma, que caiu apenas um ponto de uma pesquisa para outra, enquanto Aécio subia quatro, chegando a 20% e Eduardo Campos oscilava de 10% para 11%. O índice de aprovação do governo Dilma também oscilou apenas um ponto, de 36% para 35%. Tudo dentro da margem de erro. E a expectativa de alta da inflação caiu sete pontos, de 65% para 58%.
Num possível segundo turno, Dilma ganharia de Aécio com 11 pontos de vantagem (47% a 36%) e 17 pontos, se o adversário for Eduardo Campos (49% a 32%). Ou seja, com Dilma ou com Lula, apesar de todo o cenário negativo alimentado pela mídia nas últimas semanas, o PT venceria mais uma vez, se as eleições fossem hoje.
Se olharmos para os índices de rejeição dos três principais candidatos já lançados, há um empate técnico: Dilma tem 35%, Eduardo Campos, 33%, e Aécio Neves, 31%. O menos rejeitado seria Lula, com 17%.
A pesquisa Datafolha serviu também para confirmar um evidente exagero a favor de Aécio Neves nos seus números de intenção de votos apontados pelos institutos mineiros Sensus e MDA, divulgados na semana passada, ambos ligados a Clésio Andrade, dissidente do PMDB, um dos denunciados no mensalão tucano, cujo julgamento o STF já mandou para as calendas.
Como a Folha e o restante da grande mídia nunca morreram de amores por Lula, dá para concluir que a insistência na inclusão do nome do ex-presidente, mostrando que ele teria mais chances do que Dilma de levar a eleição no primeiro turno, nos permite concluir que o objetivo principal da oposição midiático-partidária-empresarial continua sendo jogar um contra o outro para ver se dá um cavalo de pau nas pesquisas, o que até agora não aconteceu.
É de se perguntar por que, então, o Datafolha não incluiu também os nomes de Fernando Henrique Cardoso e José Serra em lugar de Aécio Neves como candidato tucano?
Apesar do interminável tiroteio do noticiário negativo, a maioria da população, segundo o Datafolha, ainda não entrou na onda de pessimismo e mau humor: 43% acreditam que sua situação econômica vai melhorar, contra apenas 12% que esperam uma piora.
E o caro leitor do Balaio o que pensa sobre tudo disso? Acredita que pesquisas como esta do Datafolha ainda podem fazer o PT trocar a candidatura de Dilma pela de Lula? Para promover as mudanças que o país espera, prefere a continuidade do governo do PT ou um candidato da oposição? A vida de vocês está melhorando ou piorando nos últimos anos?
Afinal, se o Datafolha pode fazer tantas perguntas, eu também posso. Mandem respostas: só não vale xingar minha falecida mãe.

Nenhum comentário: