sábado, 9 de maio de 2015

Mujica: 'Lula jamais falou em mensalão comigo

  

"Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo. Uma vez me disse que, por ter uma minoria parlamentar, o chantageavam. Se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles. Aliás, nunca falei com nenhum presidente ou com qualquer brasileiro sobre mensalão. E olha que já falei com muitos brasileiros", disse o ex-presidente do Uruguai, José Mujica, ao jornalista Rodrigo Cavalheiro; "Ele me falou das pressões e das chantagens, pedidos ou exigências de governos e políticos locais para dar os votos que o governo precisava, em certa medida", completou; segundo Mujica, Lula foi o exemplo que seguiu no período em que governou o Uruguai; "Tomei Lula como modelo, um progressista que nunca procurou a tensão. Agora vemos no País uma tensão que não é benéfica para o Brasil


247 - O ex-presidente do Uruguai, José Mujica, concedeu uma entrevista ao jornalista Rodrigo Cavalheiro, do Estado de S. Paulo, em que encerrou a polêmica criada pelo jornal O Globo, que ontem relatou uma suposta 'confissão' relacionada ao chamado 'mensalão' (saiba mais em 'Confissão' de Lula a Mujica é mais um crime de imprensa).

"Lula jamais falou em mensalão nas conversas comigo. Uma vez me disse que, por ter uma minoria parlamentar, o chantageavam. Se os jornalistas escreveram isso, é por conta deles. Aliás, nunca falei com nenhum presidente ou com qualquer brasileiro sobre mensalão. E olha que já falei com muitos brasileiros", disse Mujica.

O ex-presidente foi mais específico sobre as pressões recebidas por Lula. "Ele me falou das pressões e das chantagens, pedidos ou exigências de governos e políticos locais para dar os votos que o governo precisava, em certa medida. Mas nada de dinheiro ou de corrupção. [Falava] de troca de favores, de empregos nos Estados, de obras públicas. Disse que elas lhe custaram muitíssimas dores de cabeças."

Em outro trecho da entrevista, Mujica afirmou que o governo Lula foi o modelo que ele tentou seguir no Uruguai. "Tomei Lula como modelo, um progressista que nunca procurou a tensão. Agora vemos no País uma tensão que não é benéfica para o Brasil."

Mujica falou ainda sobre o movimento que pede o impeachment da presidente Dilma Rousseff. "O Brasil parece ter meios de multiplicar a pressão sobre os governos. Há uma técnica, teorizada inclusive, que está sendo aplicada no País. É uma tática para atingir um governo civil sem usar a violência. É um golpe sem armas, sem usar a violência. Se aproveitam de falhas do caráter humano para poder derrubar um governo que acaba de ser reeleito."

Nenhum comentário: