domingo, 27 de setembro de 2009

Cúpula da América do Sul e África aprova moção condenando golpe em Honduras


27/09/2009 - 10h22


Agência Brasil


Isla Margarita (Venezuela) Uma moção apresentada pelo governo brasileiro condenando o golpe em Honduras e o cerco à Embaixada do Brasil em Tegucigalpa, desde que o presidente deposto, Manuel Zelaya, abrigou-se no local, foi aprovada por unanimidade pelos países integrantes da 2ª Reunião de Cúpula dos Países da América do Sul e África, que está sendo realizada na Isla de Margarita, na Venezuela.

Casal termina de comer lanche no shopping antes do toque de recolher. Limitação do direito de estar na rua obriga população a mudar rotina. Leia mais

O embaixador Gilberto Moura, diretor do Departamento de Mecanismos Regionais —que cuida especificamente das reuniões de cúpulas— informou, em entrevista à Agência Brasil, que a moção em sua primeira parte enfatiza e endossa as declarações da Unasul e da União Africana de condenação do golpe em Honduras "e a imediata e incondicional restituição de Zelaya ao poder".

O documento também manifesta "a necessidade da preservação e inviolabilidade da segurança da embaixada brasileira naquele país, além da segurança dos funcionários e de todos os que lá se encontram instalados".

Na semana passada, o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) condenou o que condiderou como "atos de intimidação" contra a embaixada brasileira em Tegucigalpa, onde o presidente deposto do país, Manuel Zelaya, está refugiado desde segunda-feira (21).

Nenhum comentário: