segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lula é o segundo presidente mais bem aceito da América, diz estudo

28/09/2009

Presidente brasileiro tem 81% de aceitação, atrás do salvadorenho Mauricio Funes, com 84%

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, com 81% de apoio, é o segundo em aprovação entre os líderes da América, segundo uma compilação de pesquisas divulgada nesta segunda-feira pela mexicana Consulta Mitofsky (CM). Na pesquisa, Lula aparece atrás apenas do presidente de El Salvador, Mauricio Funes, que tem 84% de aceitação, e está uma posição à frente da chefe de Estado do Chile, Michelle Bachelet, que tem 78%.

O grupo de presidentes com maior aceitação é completado pelo panamenho Ricardo Martinelli, com 77%, e o colombiano Álvaro Uribe, com 70%. A Consulta Mitofsky destacou os casos de Brasil e Colômbia, ao dizer que são "exemplo de altas avaliações apesar dos anos de Governo dos presidentes de ambos os países".

A sondagem da empresa mexicana não inclui Hugo Chávez (Venezuela); Leonel Fernández (República Dominicana); Stephen Harper (Canadá), e Daniel Ortega (Nicarágua), "por questões de falta de informação". "Por razões muito particulares", diz a pesquisadora, não é considerado também Honduras, onde um golpe de Estado tirou do poder o presidente Manuel Zelaya há três meses.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama (52%), o equatoriano Rafael Correa (51%), o paraguaio Fernando Lugo (50%), e o guatemalteco Álvaro Colom (46%), aparecem em uma zona intermediária do ranking. Os dados apresentados hoje se baseiam em enquetes com diferentes metodologias compiladas pela Mitofsky e que foram publicadas entre maio e setembro deste ano em cada um dos países.

EFE

Nenhum comentário: