domingo, 1 de novembro de 2009

O tucano Serra entende de apagão

01/11/2009

Queixas de falhas em fornecimento de energia sobem 139% em SP


Agora

O número de reclamações sobre falhas no fornecimento de energia explodiu na Grande SP, segundo levantamento da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). As queixas relacionadas ao serviço saltaram de 377, entre janeiro a setembro de 2008, para 903, no mesmo período deste ano. O aumento é de 139,5%.

Nas outras áreas computadas pela Aneel, como cobranças, serviço e atendimento, o número de reclamações diminuiu cerca de 8,8%. A avalanche de queixas em relação à qualidade do fornecimento inclui problemas como oscilação de tensão, falta de energia e interrupção programada.

Segundo a AES Eletropaulo, responsável pelo serviço na Grande SP, chuvas fortes e quedas de árvores estão entre os principais motivos. A quantidade de chuva registrada nos últimos quatro meses, de acordo com a empresa, foi superior à média histórica do período, com destaque para julho, que alcançou 182,7 milímetros, superando a média em 341%. As causas internas das interrupções no fornecimento, como falhas humanas e problemas técnicos, não foram explicadas.

A concessionária é responsável pela distribuição da energia em 24 municípios da região metropolitana de São Paulo, incluindo a capital, e atende a cerca de 16,5 milhões de pessoas.

O empresário Leandro Schefler se considera prejudicado com os altos e baixos na qualidade do serviço. Ele diz que a distribuição de energia elétrica em sua fábrica de bordados, no bairro do Bom Retiro (centro de SP), cai entre duas e três vezes por mês. O prejuízo do empresário, com equipamentos queimados pelas constantes quedas no fornecimento de eletricidade, ultrapassa os R$ 15 mil.

Segundo Schefler, além das "quedas rápidas" de energia há também os apagões. No segundo semestre de 2008, a fábrica de bordados ficou dez horas sem eletricidade --em decorrência da troca de um gerador na rua. "O problema é que a Eletropaulo não nos avisou", disse.

A concessionária confirmou que houve quedas de energia na região mencionada em duas datas, mas disse que o proprietário não quis aguardar a substituição das placas da máquina para que o problema fosse reparado. A espera poderia ter evitado um prejuízo maior.

Ressarcimento

A legislação brasileira assegura o ressarcimento ao consumidor que se sentir lesado com a prestação de qualquer serviço, desde que comprovada a falha. No caso do fornecimento de energia, o pedido deve ser feito em um loja de atendimento da própria concessionária. O endereço normalmente está impresso na conta. O pedido deverá respondido em até 45 dias.

Resposta

A AES Eletropaulo, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na Grande SP, aponta "agentes externos" como principais motivos para a interrupção no fornecimento de energia entre janeiro e setembro.

De acordo com a empresa, a intensidade de chuvas e ventos e a queda de árvores proporcionou o aumento no número de queixas de consumidores para a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

A concessionária afirmou que trabalha para evitar os riscos externos por meio da poda de galhos. Segundo a assessoria de comunicação da empresa, 104 mil árvores foram podadas neste ano e outras 42 mil também serão até dezembro. O número representa um aumento de 17% sobre o trabalho do ano passado.

A AES Eletropaulo divulgou também que está realizando uma expansão das redes de distribuição, para "melhorar a qualidade do fornecimento" na região metropolitana.

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