segunda-feira, 25 de abril de 2011

Abusos em Guantánamo

Revelados arquivos secretos da prisão americana de Guantánamo



Grandes jornais do mundo publicaram em seus sites, nesta segunda-feira (25), informações detalhadas sobre a prisão militar americana de Guantánamo, em Cuba. As informações publicadas pelos jornais El País, da Espanha, e “The New York Times” e “Washington Post”, dos Estados Unidos, foram obtidas pelo site WikiLeaks.

O jornal espanhol El País diz que “759 relatórios secretos revelam os abusos em Guantánamo e mostram que a principal finalidade da prisão foi explorar todas as informações dos presos, apesar da reconhecida inocência de muitos deles”. A maioria (60%), foram levados para a base militar sem se constituírem em prováveis ameaças”. Segundo o jornal, há casos que nem mesmo o governo americano sabe os motivos que levaram alguns presos a serem enviados para Cuba.


Já o americano New York Times diz que “documentos secretos revelam que a maioria dos 172 presos restantes são classificados como “de risco elevado” por constituirem ameaça para os Estados Unidos e seus aliados se forem liberados em a devida reabilitação e supervisão. Os documentos mostram também que 600 outros presos também foram considerados de risco elevado antes de serem enviados a seus países de origem. O jornal americano diz que os documentos foram obtidos pelo WikiLeaks no ano passado, mas foram oferecidos ao jornal The Times por outras fontes.
Mais uma vez, segundo o El País, o Pentágono lamenta a divulgação das informções que considerou de defesa nacional.
Com informações do El País

Sul21.

2 comentários:

PERNAMBUCANO FALANDO PARA E COM O MUNDO disse...

Veja como eram definidos os níveis de RISCO/AMEAÇA:

"Los documentos muestran que el gobierno de EEUU mantuvo encerrados en la cárcel durante años a cientos de presos que no representaban peligro para Estados Unidos o sus aliados y que no tenían vinculación terrorista o con Al-Qaeda.

Estas evaluaciones de peligrosidad de los presos eran hechas por los mandos militares de EEUU en función de tres únicos e increíblemente simples niveles establecidos. El nivel alto implica que el detenido “probablemente” supone “una amenaza para EEUU, sus intereses y aliados”. El nivel medio implica que “quizás” lo suponga. Mientras, el nivel bajo implica que es “improbable” que sea un riesgo para el país.

Sólo de 274 presos se dijo que “quizás podrían entrañar un peligro”."

FONTE: http://lapupilainsomne.wordpress.com/2011/04/25/nuevo-golpe-de-wikileaks-ahora-las-arbitrariedades-de-ee-uu-en-guantanamo/

O TERROR DO NORDESTE disse...

Gilberto, um absurdo.Abraços.