segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Aposentadoria para donas de casas e outros projetos são defendidos por Luci Choianacki

                                                
A TVPT entrevistou a deputada federal Luci Choinacki (PT-SC) que reafirmou seu compromisso com as causas sociais, em especial às políticas relacionadas às mulheres. Entre os Projetos de Lei propostos por ela estão o projeto para Estimular a participação das mulheres nos cursos de pós-graduação; e outro para promover a permanência das mulheres negras, indígenas e rurais no Ensino Superior.

Na entrevista a deputada Luci Choinacki falou sobre os assuntos aos quais pretende se dedicar nos próximos seis meses:

Aposentadoria para donas de casa

Luci Choinacki está na relatoria do Projeto de Lei 1638/2011, de autoria da senadora Gleisi Hoffman - PT/PR. O projeto modifica o período de carência para a concessão do benefício da aposentadoria por idade para as donas de casa de baixa renda. “Vou assumir a relatoria do projeto das donas de casa, da seguridade social, votada no Senado pela Senadora Gleisy Hoffmann. Fiz todo o movimento político para incluir na constituição brasileira a reforma da Previdência Social deste direito”, conforme nos contou a deputada.

Incentivo às mulheres nos esportes e aos atletas paraolímpicos

A deputada é membra titular da comissão de esporte e turismo, e apoia a inserção das mulheres no esporte. Além disso, faz um trabalho para que a legislação obrigue maiores investimentos no esporte paraolímpico. “Vamos apresentar propostas para discussão: Como se dá o processo de inserção das mulheres no esporte feminino? E dos atletas nas paraolimpíadas? O esporte é uma das formas de prevenção ao uso às drogas. Queremos muito contribuir na inclusão do esporte na pauta do Congresso”, diz a deputada.

Tratamento dentário de deficientes assegurado pelo SUS

“Eu tenho um filho deficiente, quando ele tinha seis ou sete anos não conseguia ficar numa cadeira de dentista para fazer o tratamento, a o ser que estivesse com anestesia geral. Muitas mães passam pelo mesmo problema, eu fui obrigada a completar o tratamento através da rede privada porque o SUS não garante a anestesia geral nem um profissional especializado em anestesia para essas situações. Nosso projeto é para que o SUS possa tratar essas pessoas dispondo de anestesia geral e de um profissional anestesista. Não é para todos, mas para aqueles que não conseguem ficar na postura para este tratamento. Este projeto é um pedido de muitas mães que tem filhos com deficiência, afinal, é um prejuízo para a saúde não cuidar da dentição até determinada idade. Nesse segundo semestre vou dar a atenção a este tema”, explica a deputada.

Bancada do PT

“Faremos um esfoo muito grande para a defesa do nosso governo, da valorização das políticas da presidenta Dilma, das medidas contra a crise internacional, e criando medidas para inclusão social. Essa é uma pauta fundamental nesse período e a batalha é manter a base que elegeu a Dilma, defendendo o governo. Temos necessidade disso para votar os projetos na casa. Vamos fortalecer nossas lideraas, pensar na estratégia para as eleições de 2012. É um desafio para o fortalecimento da democracia no Brasil. Temos que ter mais prefeitos comprometidos com as causas sociais, fazendo a prática nos municípios”, diz a deputada.




Nenhum comentário: