sábado, 30 de junho de 2012

PT de Belo Horizonte rompe com Aécio Neves e sua turma

Na última hora, PT rompe com o PSB e lança vice de Lacerda à Prefeitura de Belo Horizonte

                                                 
A Executiva Municipal do PT de Belo Horizonte definiu, no final da tarde deste sábado (30), por 11 votos favoráveis e quatro contrários, pela candidatura própria e lançou o nome do presidente municipal da legenda, Roberto Carvalho, que também é vice-prefeito de Belo Horizonte, mas havia rompido politicamente com Márcio Lacerda (PSB), prefeito da capital mineira. A decisão foi tomada depois que o partido definiu por caminhar sozinho na chapa que vai concorrer a cargos de vereadores.
De acordo com Carvalho, que foi aclamado candidato na convenção petista realizada neste sábado a concorrer à cadeira de prefeito, o PSB teria descumprido uma promessa feita pelos socialistas.


Segundo ele, haveria um acordo selado no qual o PSB se coligaria com o PT na chapa proporcional. Mais cedo, após confirmar o nome de Lacerda como candidato à reeleição, o PSB decidiu não fazer a coligação proporcional. Um informe foi enviado à sede do PT municipal, na capital.


“Houve uma carta e o empenho do mensaleiro Walfrido [dos Mares Guia, presidente estadual do PSB], junto à direção nacional do PT que haveria a coligação proporcional. Ela era pré-condição para que houvesse a aliança. Então, na verdade, entendemos que quem rompeu conosco foi o PSB”, explicou Carvalho, em uma coletiva improvisada de imprensa na sede municipal, do partido.


Na parte da manhã, o PSB havia realizado sua convenção e referendado os nomes de Márcio Lacerda, encabeçando a chapa, e tendo como vice o deputado federal Miguel Corrêa Júnior (PT). O UOL tentou contato com Mares Guia, mas não conseguiu.


Roberto Carvalho ainda disse ter identificado uma pressão do PSDB na decisão tomada pelos socialistas em não fazer coligação.


O PSDB comemorou a decisão do PSB. A aliança entre PT-PSB-PSDB, patrocinada pelo então governador de Minas, Aécio Neves, e pelo então prefeito da capital, Fernando Pimentel, foi a responsável pela eleição de Lacerda em 2008.

Intervenção da Executiva Nacional


Carvalho revelou não temer uma intervenção da Executiva Nacional do PT na decisão local tomada no final da tarde de hoje.


“Se tiver nós vamos recorrer. Acredito que não tenha. A Direção Nacional intervém quando a Direção Municipal ou Estadual descumpre as determinações nacionais. Nós não descumprimos nada”, afirmou.


A direção nacional petista tinha alinhavado o apoio petista a Lacerda em troca do suporte socialista a uma provável reeleição da presidente Dilma Rousseff.


O petista disse ainda que vai estudar um nome, para compor a chapa como vice, nos partidos que ainda não se definiram sobre candidatura e apoio e fazem parte da base política da presidente.


A chapa, segundo Carvalho, será registrada no dia 5 de julho, último dia para esse trâmite na Justiça Eleitoral.


“Talvez tenhamos aliança, nós vamos discutir com os partidos”, disse Carvalho.Uol.

Nenhum comentário: