domingo, 29 de setembro de 2013

Josias de Souza ganha dos tucanos para falar mal do PT


Josias de Souza, baseado numa reportagem sem pé nem cabeça da Folha de S Paulo, diz em artigo escrito hoje que "a passagem do PT pelo poder federal não matou apenas a pregação ética e o ideal socialista. Morreu também um personagem mítico: o militante petista. Natural, portanto, que a campanha de Dilma Rousseff, como noticiou a Folha, tenha remunerado os cabos eleitorais mencionados como “voluntários” na prestação de contas à Justiça Eleitoral.

O que foi feito do militante tradicional? Uma parte se desiludiu. Outra ala envelheceu, criou barriga, constituiu família e foi brigar pelo leite das crianças. Um terceiro grupo se rendeu às prebendas de um Estado aparelhado. Infiltrado em ministérios, repartições e empresas estatais, prefere entregar 20% do salário ao partido a ter que suar a camisa nas ruas.Não, sabujo safado, a militância petista ainda é atuante sim, seja nas ruas, mesmo com a proibição da Justiça eleitoral, seja virtualmente.Todos perceberam isso na eleição presidencial de 2010, quando uma multidão de petista foi para ruas fazer panfletagem. Este blogueiro mesmo, durante a campanha, passava o dia quase todo nas grandes avenidas do Recife, sem falar nas horas que ficava aqui neste espaço virtual.E sem ganhar 1 só centavo, fazia isso e vai continuar fazendo porque não aceita os corruptos tucanos(e suas linhas auxiliares) governando o Brasil.E esses que entregam 20% do salário ao partido é que fazem militância mesmo, sob pena de perder o emprego.Josias de Souza não sabe nada de militância política.O militante do PT só morreu para Josias de Souza, esse jornalista que ganhou dinheiro de FHC para fazer reportagens contra os movimentos sociais, como o MST.

Houve tempo em que a militância do PT, em estado de permanente fervura, passava a impressão de estar sempre pronta para invadir o Palácio de Inverno. Agora, sob atmosfera de densa pasmaceira, o petismo é surpreendido por protestos de rua em que a bandeira vermelha é tratada a pontapés.Mais um engano de Josias de Souza.Bandeira vermelha foi tratada a pontapés por militantes do PSTU, PSOL, da UDR, da TPF, da Opus Dei, que não admitem o PT no poder.

Para ingressar no clube do poder, o grupo majoritário do PT teve de beijar a cruz, renegando o velho ideário e isolando os grupos mais radicais da legenda. Exatamente como fizera o Partido Socialista francês, em 1991, ao puxar um movimento de atualização ideológica que contagiaria do trabalhismo inglês às esquerdas escandinavas e ibéricas. Muito antes, o Partido Social Democrata alemão renunciara, no congresso de Bad Godesberg, em 1959, aos princípios da economia planificada.Oi! Josias de Souza era um dos jornalistas que mais criticava o PT por ser radical, chamava até seus militantes de xiita, agora critica a forma como o PT evoluiu para tirar milhões de brasileiros da linha da pobreza, colocar milhões de brasileiros na classe C, oferecer universidade para milhões de estudantes.Vá entender esses jornalistas vendidos e alugados.

No Brasil, o distanciamento entre o PT e seus velhos militantes aumentou na proporção direta da prosperidade monetária da legenda. A algaravia da militância foi substituída pelo tilintar das “doações” milionárias do caixa dois.Não houve distanciamento entre o PT e seus velhos militantes, quem se distanciou do PT foi certas figuras que não quiseram se adequar a nova feição do partido.Aliás, muitos destes estão voltando a apoiar o PT.

No mais, Josias de Souza, assim como Eliane Cantanhede, só gosta da massa cheirosa.Josias de Souza deve estar ganhando bem dos tucanos corruptos para falar mal do PT.

Nenhum comentário: