sábado, 14 de setembro de 2013

Pronatec Brasil Sem Miséria ultrapassa marca de 700 mil matrículas


Governo avalia que a meta de 1 milhão de vagas em cursos profissionalizantes para o público do Plano será atingida antes do prazo, que é dezembro de 2014. Nordeste é a região que registrou maior número de inscrições desde o início da ação: 270 mil
Brasília, 13 – Os cursos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) voltados ao público do Plano Brasil Sem Miséria ultrapassaram a marca de 700 mil alunos matriculados desde dezembro de 2011. Com este resultado, o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) avalia que a meta de 1 milhão de matrículas deve ser atingida antes do prazo, que é dezembro de 2014.
Nesta sexta-feira (13), a presidenta Dilma Rousseff e a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, participam da cerimônia de formatura de 2,5 mil alunos do Pronatec em Uberlândia (MG). Do total de formandos, mil são uberlandenses e outros 1.530 são alunos de outras 28 cidades, como Uberaba, Araxá, Patos de Minas e Ituiutaba. No total, o evento tem representação oficial de 47 municípios da região – 18 destes sem formandos, em demonstração do fortalecimento do programa.
Minas Gerais é hoje o segundo estado brasileiro com maior número de matriculados nos cursos do Pronatec que atendem ao público do Brasil Sem Miséria, com 67,5 mil matrículas – atrás apenas do Rio Grande do Sul, com 89,2 mil inscritos. As ações do programa atendem a 310 municípios mineiros, abrangendo 242 tipos de cursos, o que corresponde a um investimento de R$ 135 milhões. Minas Gerais receberá um aporte total de R$ 5,3 milhões, durante este ano, somente para intermediação de mão-de-obra dos beneficiários do Brasil Sem Miséria – ação de encaminhamento de formandos do Pronatec para o trabalho formal.
Em Uberlândia, o curso de costureiro industrial do vestuário tem a maior procura dos beneficiários do Pronatec. Nessa cidade, além das entidades do Sistema S (Senac, Senai, Sest/Senat), principais parceiras do programa, os cursos são ofertados também pela Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia e pelo Instituto Federal de Minas Gerais.
Inclusão Produtiva – O Pronatec é uma das principais ações de inclusão produtiva do Brasil Sem Miséria, que tem os beneficiários dos programas federais de transferência de renda como seu principal público. O programa atende a todos os estados do país, o que tem garantido o acesso à qualificação profissional da parcela da população com maior vulnerabilidade social, mesmo nas regiões historicamente com baixo desenvolvimento. O Nordeste é a região com o maior número de matrículas no Pronatec Brasil Sem Miséria, com 270 mil alunos matriculados.
O MDS coordena o Pronatec em parceria com o Ministério da Educação. Os cursos são oferecidos em instituições de ensino técnico e tecnológico, como as unidades do sistema nacional de aprendizagem (Senac, Senai, Senar, Senat) e a rede federal e estadual de educação profissional e tecnológica. A oferta é gratuita e os beneficiários recebem alimentação, transporte e todos os materiais escolares.
A rede do Pronatec já conta com 507 diferentes tipos de cursos, dada a diversidade de ações em todo o território nacional. Do perfil dos beneficiários, 48% dos inscritos têm entre 18 e 29 anos e 66% são mulheres.
Para participar do Pronatec Brasil Sem Miséria é preciso ter no mínimo 16 anos e estar cadastrado ou em processo de inclusão no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal. A execução do programa é desenvolvida junto às prefeituras municipais, por meio da Assistência Social, que se responsabiliza pela mobilização dos beneficiários, pré-matrícula e acompanhamento dos alunos, e conta com o apoio dos governos estaduais.
Ascom/MDS
(61) 2030-1021
www.mds.gov.br/saladeimprensa

Nenhum comentário: