sexta-feira, 28 de novembro de 2008

ATÉ QUE ENFIM APARECEU UM GRAÚDO, SÓ FALTA O CHEFE DA MÁFIA DOS SANGUESSUGAS

28/11/2008


Procuradoria envia ao STF processo contra senador suspeito de participar da máfia das sanguessugas

Folha Online

O Ministério Público Federal em Mato Grosso encaminhou ao STF (Supremo Tribunal Federal) o inquérito policial que investiga suposto envolvimento do senador Jaime Campos (DEM-MT). As irregularidades apontadas referem-se ao período em que Campos foi prefeito de Várzea Grande (1997 a 2004).

No inquérito, a policia investiga a possível existência de fraude em licitações para a aquisição de ambulâncias com recursos federais. Os recursos são provenientes de dois convênios entre a Prefeitura de Várzea Grande e o Ministério da Saúde.

De acordo com o Ministério Público, o inquérito foi encaminhado para o STF porque Jaime Campos foi eleito senador da República nas eleições de 2006 para a legislatura de 2007 a 2015.

Sanguessugas

A máfia dos sanguessugas foi desmontada pela Polícia Federal em 4 de maio de 2006. Segundo o órgão, liderado pelos empresários Darci e Luiz Antônio Vedoin, donos da Planam, o grupo atuava tanto no Congresso --pagava propina por emendas parlamentares destinadas à compra de ambulâncias e materiais hospitalares-- quanto na licitação nos municípios beneficiados com as verbas.

Segundo a denúncia, havia um "núcleo parlamentar" que viabilizava a aprovação das emendas, "possibilitando, assim, adquirirem de forma superfaturada ambulâncias da Planan e outras empresas de fachada."

No início deste mês, o Ministério Público Federal em Mato Grosso denunciou mais 31 pessoas por suposto envolvimento no esquema. Destes, cinco são ex-prefeitos.

Até agora, 251 pessoas --das quais 20 são ex-prefeitos-- já foram denunciadas à Justiça.

Nenhum comentário: