Quarta-feira, 26 de Novembro de 2008
Justiça condena Beto Richa por promoção pessoal
da Agência Folha, em Curitiba
O prefeito reeleito de Curitiba, Beto Richa (PSDB), foi condenado a devolver R$ 603 mil por fazer promoção pessoal com recursos públicos, há três anos. Corrigido, o valor pode chegar a R$ 880 mil.
Richa foi condenado na 3ª Vara da Fazenda Pública de Curitiba por ter incluído em propaganda oficial o anúncio de cumprimento de uma promessa na campanha de 2004.
Segundo a decisão, isso poderia ser feito em espaço publicitário do partido de Richa, mas não em publicidade paga com recursos do município.
A assessoria do prefeito disse que ele não irá comentar a condenação, da qual cabe recurso, enquanto a decisão não for oficializada à Procuradoria Geral do município. Na defesa enviada à Justiça, o prefeito disse que era sua obrigação prestar contas à população sobre atos à frente da prefeitura.
Veiculada no rádio e TV em 2005, a peça publicitária mostrava Richa comemorando a redução da tarifa do transporte coletivo aos domingos, conforme promessa feita pelo tucano na primeira vez em que disputou a prefeitura, em 2004.
Na decisão sobre o uso da peça publicitária para fins pessoais, o juiz Rodrigo Otávio do Amaral disse que "o réu Carlos Alberto Richa deveria fazê-lo com recursos particulares ou políticos-partidários, mas nunca se utilizar de verba pública para a sua autopromoção como gestor público cumpridor de promessas realizadas durante o pleito eleitoral".
Richa foi reeleito em outubro deste ano no primeiro turno com 77% dos votos válidos, o maior índice conquistado por um prefeito de Curitiba desde a restauração de eleições em capitais, em 1985.
Durante a campanha, os gastos da gestão de Richa com propaganda foram tema de seus adversários, que o acusavam de exagero na aplicação dos recursos nesta área, o que resultava, segundo eles, em desequilíbrio na exposição em relação aos outros candidatos. De acordo com a soma dos orçamentos da primeira gestão de Richa entre 2005 e 2008, os gastos com comunicação social chegam a R$ 74 milhões.
Em sua defesa, Richa diz que aplicou os recursos para prestar contas à população e que o verdadeiro orçamento destinado à publicidade oficial no rádio e TV nunca passou de R$ 9 milhões ao ano.
Comentário.
O Grupo Folha, porta-voz da candidatura Serra à presidência da República, é muito engraçado. O cara mete as mão em recursos públicos e ainda o jornalista sem-vergonha da Folha Online vem dizer que isso é promoção pessoal. É não, compadre, isso é roubo mesmo.Com quase 1 milhão de reais daria para esse tucano traquino construir uma centenas de casas populares, daria para comprar alguns quilos de leite, feijão, daria para comprar milhares de caixas de remédios, daria para construir algumas dezenas de escolas e ainda sobraria troco para o dito cujo fazer a sua promoção.Faça-me o favor, sabujo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário