sábado, 29 de novembro de 2008

O DEMO KASSAB GASTA DINHEIRO PÚBLICO PARA BENEFICIAR RENAULT


29/11/2008

Kassab asfalta "meia rua" para desfile de F1 na zona sul de SP


Folha de S.Paulo

Um carro de Fórmula 1 fará amanhã uma demonstração em 1.200 metros da avenida Pedro Álvares Cabral (zona sul de São Paulo) que nem de longe lembram as vias de pavimentação irregular que os motoristas enfrentam no restante da cidade --o trecho foi recapeado pela gestão Gilberto Kassab (DEM) especialmente para o "desfile", promovido pela montadora francesa Renault.

Às 11h50 deste domingo, quando for dada a largada, o Fórmula 1 pilotado por Nelsinho Piquet irá rasgar o asfalto cinza-escuro novinho --um verdadeiro tapete, que custou à prefeitura cerca de R$ 435 mil-- do sentido Jabaquara da avenida, que teve a pintura refeita.

Entretanto, no sentido oposto da avenida --de costas para as arquibancadas, montadas sobre o canteiro-- o asfalto permanece irregular e exibindo o cinza esmaecido com pintura semi-apagada de sempre.

A pista lisa começa no Monumento às Bandeiras, em frente ao parque Ibirapuera, e termina logo após a praça Ibrahim Nobre, próximo ao Obelisco.

Metros adiante, porém, quem segue pela avenida vê o asfalto mudar de cor --o primeiro buraco aparece ainda no acesso à avenida Ibirapuera.

Segundo a prefeitura, o restauro custou R$ 29 por metro quadrado, em média, o que dá cerca de R$ 435 mil pelo trecho de 1.200 metros.

A "repaginação" foi feita estritamente no trecho em que a montadora promove o "Renault Roadshow", um desfile de modelos da marca que já passou por Tóquio (Japão) e Sevilha (Espanha).

Além do Fórmula 1, a Renault exibirá lançamentos e modelos antigos e divulgará a "Copa Renault Clio", das 8h às 13h, com entrada gratuita --a expectativa dos organizadores é que 80 mil pessoas compareçam. Segundo a assessoria do evento, a Renault não dará nenhuma contrapartida à prefeitura.

Favorável a parcerias público-privadas, o diretor do Núcleo de Pesquisas de Políticas Públicas da USP, José Álvaro Moisés pondera que "se a prefeitura entra com a recuperação da via" sem que a Renault dê contrapartidas, como "patrocínio a iniciativas culturais" ou até mesmo "veículos" à prefeitura, trata-se de "uma burla do interesse público".

"Em uma São Paulo com tantas carências, não faz sentido a prefeitura gastar dinheiro público para facilitar a vida de uma empresa privada", afirma Moisés, para quem não é razoável comparar o evento com um GP de Fórmula 1 ou uma Olimpíada. "Não se compara nem a um clássico de clubes da cidade", afirmou Moisés. Professor de Administração da PUC e ex-secretário de Negócios Extraordinários da gestão Erundina (1989-92), Ladislau Dowbor qualificou a ação da prefeitura uma "demonstração de cosmética urbana".

Trânsito

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) já está monitorando a região do evento desde ontem. A companhia mobilizou 13 técnicos e 74 agentes, além de 550 cavaletes, 500 m de gradis, 50 cones e 12 faixas de orientação. O serviço, que custa R$ 54 mil, será pago pela própria prefeitura.

Nas arquibancadas, foram colocadas bandeiras com as marcas da montadora e da prefeitura, além de uma placa com a marca do evento, que tiveram aprovação especial da prefeitura -caso contrário, desrespeitariam a lei Cidade Limpa.

Outro lado

Embora afirme que o recapeamento da avenida Pedro Álvares Cabral faça parte do programa de recuperação de vias da prefeitura, a gestão Gilberto Kassab (DEM) reconhece que a repaginação parcial do trecho foi antecipada em função do "Renault Roadshow".

O secretário municipal de Esportes, Walter Feldman, que coordenou a parceria entre a Prefeitura de São Paulo e a Renault, afirma que o evento faz parte de uma política de "deselitização" de esportes que envolve, além da Fórmula 1, tênis, golfe e rúgbi, entre outros.

"No GP de Fórmula 1, a prefeitura também faz investimentos, mas só quem pode ver de perto é um público muito restrito. Nesse evento, pessoas carentes vão poder ficar a dois metros da mágica dos carros de Fórmula 1", diz Feldman, que classificou as críticas ao evento como "elitistas, de quem sempre teve acesso a qualquer coisa na hora em que bem quer".

Para o secretário, os investimentos em recape e monitoramento do trânsito são a contrapartida da prefeitura na parceria. "É um investimento [recape] que a administração já previa. Não há contradição em ter havido um esforço adicional para antecipá-los, inclusive da minha parte. Estou absolutamente tranqüilo", afirmou.

A previsão é recapear mais 162,5 km de vias até o final do ano. Até agora, segundo a Secretaria de Subprefeituras, R$ 317 milhões já foram investidos por Kassab em recapeamento.

A Emurb (Empresa Municipal de Urbanização) diz que a publicidade no local do evento será monitorada e, caso haja irregularidades, o evento será suspenso em 2009.

A assessoria do Renault Roadshow afirmou que o evento "é importante" e que os benefícios "ficarão para a cidade".

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