segunda-feira, 24 de novembro de 2008

PARA DESGOSTO DA TURMA DO CUPIM

24/11/2008
Mantega diz que Brasil e outros países emergentes não viverão recessão
Piero Locatelli
Do UOL Notícias

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, disse que os países emergentes e os da América Latina não vão entrar em recessão. "Haverá uma desaceleração, mas não haverá recessão", garantiu.

Mantega falou hoje a jornalistas durante a reunião ministerial na Granja do Torto. Participam dela 34 ministros, o advogado-geral da União, José Antônio Toffoli, os representantes do governo no Congresso e o presidente Lula desde as 9h30. A reunião continua durante a tarde.
Leia mais
Brasil quer debater na ONU impacto da crise global em direitos humanos
Lula reúne ministros para discutir efeitos da crise internacional no Brasil
Governo dos EUA acerta plano de socorro do Citigroup

O ministro da Fazenda fez uma apresentação da situação financeira brasileira para todos eles. Mantega pediu "para que todos os ministérios dêem sua contribuição para manter seus programas em vigência". Segundo o ministro, os gastos para o ano que vem já foram contingenciados, mas não devem afetar investimentos de infra-estrutura ligados ao PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

Mantega também afirmou aos seus colegas de ministério que a "crise não é tão forte" no Brasil. "Muitas vezes a gente tem uma visão negativa ou pior do que ela se encontra por causa do panorama internacional", disse ele após afirmar que a economia do país é robusta.

Como ponto positivo do Brasil, Mantega citou a redução na dívida. "Antigamente o dólar subia, a dívida explodia. Hoje quando sobe o dólar, como somos credores de dólares, a dívida cai, ao invés de subir."

Ele negou que o Brasil tenha feito pacotes contra a crise. "O governo procurou não fazer nenhum pacote, pois os pacotes têm uma marca negativa do passado. O que nós temos feito é responder às questões na medida em que elas se colocam", disse. Ele falou ainda que as medidas brasileiras servem para conter problemas pontuais. Como exemplo, citou a recente injeção de crédito na indústria automobilística.

Além de Mantega, também falou sobre a crise o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles. O ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, tratou da situação brasileira no G-20. Dilma Rousseff, ministra da Casa Civil, falou sobre o PAC. A reunião prossegue agora com uma discussão entre os ministros.

Nenhum comentário: