sábado, 29 de novembro de 2008

PREFEITO ELEITO COM APOIO DO DEMO E TUCANOS É CONTRA O PAC

Aidan rejeita projeto de investimentos do PAC


Petebista afirma que vetará projeto de verba federal no primeiro dia de governo

O prefeito eleito de Santo André, Aidan Ravin (PTB), arriscou sua primeira iniciativa legislativa após a eleição para impedir a liberação de verbas para o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) na cidade. Durante a sessão desta quinta-feira (27/11), o petebista conseguiu adiar a votação do projeto do Executivo que pretende investir R$ 5,4 milhões na compra de terrenos para a construção de moradias populares. O prefeito eleito foi além: afirmou que veterá o projeto, caso ele seja aprovado pelos vereadores, no primeiro dia de seu mandato.

Aidan, que já espera contar com o apoio da atual base de sustentação do prefeito João Avamileno (PT) para derrubar o projeto, garantiu que tem “informações” da secretaria Estadual de Habitação do governo José Serra (PSDB) sobre como tratar a questão.

“Faltou informação. Eu falei para eles que isso é um gasto desnecessário e errado. Primeiro a gente faz o projeto, depois o PAC diz se tem o dinheiro, para depois a gente comprar área. O PAC não é só dinheiro de Brasília, tem verba do governo do Estado também”, afirmou o petebista.

De acordo com o projeto do Executivo, encaminhado à Câmara no dia 17, a abertura de crédito para a secretaria de Finanças disponibilizar terras para “projetos urbanos e habitacionais”, seria suprida pela anulação de verbas pré-determinadas para a urbanização de núcleos habitacionais.

O prefeito eleito ainda advertiu: “estou conversando com alguns vereadores sobre a Lei de Responsabilidade Fiscal, que serve para o Avamileno e, eles (os vereadores) assinando, serve para eles também. Para mim já tá vetado. Pois eu entrando, vou rever e vou para Justiça em cima disso”, ameaçou.

Aidan lembrou em sua contraposição ao projeto do PAC as ações do prefeito de São Bernardo, William Dib (PSB), que ignorou durante boa parte de seus seis anos de governo verbas federais para programas sociais na cidade. Em um dos projetos, foi obrigado a aceitar a parceria com o governo Lula, o do SAMU, o projeto de atendimento de urgência na área da Saúde.

Sustentação – Vereadores que atualmente integram a base de sustentação de Avamileno já afirmaram que se manterão fiéis ao petista e que aprovarão o projeto caso ele entre em votação. O vereador e presidente do PV, Donizeti Pereira, afirmou que tem o acordo com o governo para aprovar o projeto. “Estavamos dispostos a aprovar, mas pela ausência de vereadores não entrou em votação. O prefeito está fazendo uma suplementação de verba, tirando de uma rúbrica e colocando em outra como contrapartida para o PAC. Não vai ser a primeira vez que eu voto suplementação de verba”, disse.

Já o parlamentar José Augusto, presidente do PSB, garantiu que negou o pedido de Aidan para reprovar o projeto. “O Aidan me procurou para que não fosse colocado em votação e eu comentei que votaria, sim, o projeto. Tenho compromisso com Avamileno até o dia 31 de dezembro”, declarou.

Sessão - Outros sete projetos ainda foram aprovados durante a sessão desta quinta, mas apenas um deles do Executivo: a concessão de direito real de uso de um terrno público à Federação Umbandista do ABCD. Entre os projetos aprovados, também está um de autoria da vereadora Heleni de Paiva (PDT), que cria o Programa de Informações sobre Vítimas de Violência no município.

Fonte:ABCD MAIOR

Nenhum comentário: