segunda-feira, 24 de novembro de 2008

JOSÉ SERRA: O MAQUIAVÉLICO

Idéias ultrapassadas

Uma coisa ridícula que ganhou corpo nos últimos anos é o ensino superior à distância. Ensino à distância sempre existiu. Seja por carta, fitas cassetes, VHS, etc. (aqueles inesquecíveis cupons que vinham no meio dos gibis nos anos 80), sempre existiu. Há também aqueles que são incapacitados de se locomoverem às escolas. Por exemplo, a maioria dos estudantes da Open University, no Reino Unido, é constituída por trabalhadores que têm grave problema de locomoção, trabalhadores em tempo integral, prisioneiros, etc.

Nesse sentido, de atender a demanda reprimida, me parece razoável que o Estado crie opções e escolas.

Em outros casos é terceirizar a relação humana para a interação com a tela de um computador. É diminuir um espaço já diminuto na vida de um indivíduo. Estuda-se cada vez menos, graças à rápida absorção para o mundo do trabalho. Nas faculdades privadas, os primeiro anistas já estão estagiando. Faculdade virou sinônimo de diploma. Isso é grave. E mais grave ainda é deixar o banho-maria se estender para o ensino à distância.

O governo FHC promulgou o Plano Nacional de Educação (PNE) em 2001. O PNE previa metas a serem alcançadas até 2011 (dez anos depois). E eram (são) metas ambiciosas: 30% dos jovens de 18 a 24 anos devem estar inscritos em cursos superiores, sendo que 40% das vagas devem se dar em instituições públicas. Como o governo sai dessa? Criando o projeto Universidade Aberta do Brasil (UAB) nas federais ou pela Universidade Virtual (Univesp) em São Paulo. O governador José Serra (PSDB) inclusive permitiu que até mesmo o ensino médio tenha 20% de sua carga horária à distância.

Sabe qual foi a motivação do Serra em baixar essa norma? A exigência da lei do piso salarial nacional dos professores da educação básica, em 2008, de reserva de um terço da jornada docente para planejamento e preparo de aulas, correção de trabalhos, entre outras atividades. Após o governador contestar a lei por suposto impacto financeiro, a Secretaria da Educação cogitou contabilizar os breves minutos entre aulas na reserva citada!

www.oleododiabo.blogspot.com



Pois esse homem é o grande presidenciável de 2010.

Nenhum comentário: