sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

PAU NESSE BOCA DE SOVACO




Dilma adota discurso de candidata ao Planalto e critica gestão FHC


Ao abrir nesta sexta-feira o encontro nacional de prefeitos do PT, a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) adotou discurso de candidata ao Palácio do Planalto ao criticar a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Dilma disse aos prefeitos que o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva promoveu uma diferença "radical" entre gestões passadas, deixando de lado o discurso neoliberal porque tem como foco as políticas sociais.

"A nossa visão de Estado não é neoliberal. É uma visão comprometida com projeto de desenvolvimento. Somos governo com responsabilidade fiscal, mas também social", afirmou.

Segundo Dilma, o governo petista conseguiu reverter a "tendência de concentração de riquezas nas mãos da União" ao realizar programas como o Bolsa Família e o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A ministra disse que o governo tem "posição firme" porque optou pelo caminho do social, ao contrário de gestões anteriores.

"Quando um governo tem posição e escolhe entre fazer ou não o Bolsa Família, ele escolhe fazer a política legítima", afirmou. Dilma disse que os governos petistas são uma "força do bem" que vai impulsionar o uso do dinheiro público.

Dilma também criticou a gestão FHC ao mencionar a atual crise econômica internacional. "Nós hoje temos uma situação completamente diferente do que existia antes de 2003 [quando Lula foi empossado]. Uma situação que construímos e a capacidade do governo de reagir perante a crise."

Na opinião da ministra, o governo Lula acabou com o "ciclo ocioso" que existia no país. "Nas crises até 2001, 2002, a crise começava lá fora, contaminava o Brasil pelo câmbio, éramos frágeis e quebrávamos. Aí íamos ao Fundo Monetário e ele mandava cortar investimentos sociais. A diferença é radical, temos todos os investimentos para reagir", afirmou.

As críticas da ministra ocorrem depois da pesquisa Datafolha, divulgada esta semana, apontar vantagens dos governadores tucanos José Serra (PSDB-SP) e Aécio Neves (PSDB-MG) na corrida pelo Palácio do Planalto na disputa direta com a ministra. Dilma também sai em desvantagem sobre o deputado Ciro Gomes (PSB).

O presidente do PT, Ricardo Berzoini (SP), disse que Dilma fez uma "comparação entre projetos" de governo --que será o mote do candidato petista em 2010. "Teremos em 2010 a disputa de projetos, a comparação entre o governo Lula e o anterior. E também as características pessoais dos candidatos", afirmou.

Nenhum comentário: