quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Genoino defende o PT e critica macartismo da mídia


26/08/2009

O deputado José Genoino (PT-SP) criticou nesta quarta-feira (26) editorialistas e articulistas de parte da mídia por estarem provocando um “debate macartista” a respeito da posição do PT na crise que envolve o Senado. O parlamentar desafiou esses setores da mídia a efetuarem um debate sobre reforma política, que inclua itens como o papel revisor e uma mudança estrutural do Senado, além de uma reforma administrativa na Câmara.

Mas o debate, alertou, não deve ser pelo caminho da demonização das pessoas. “ Muitos demonizam a política para não fazer a reforma estrutural. “Nós queremos fazer uma reforma estrutural e temos clareza de que é uma necessidade — e esse é um compromisso do nosso partido”.

Segundo disse, o novo protagonismo internacional do Brasil e os avanços econômicos e sociais internos incomodam muita gente, provocam “ódio na velha e na nova oposição partidária e, principalmente, em segmentos da mídia”.

Genoino rebateu a tese de articulistas de que o presidente Lula estaria “tratorando” o PT. “Esses críticos não entendem que nós construímos uma maioria política para disputar a eleição e que há os sujeitos políticos. Não existe Lula sem PT e nem PT sem Lula. São duas faces da mesma moeda e do mesmo projeto, movimento social, governo”, disse. Segundo Genoino, esses analistas não entendem a história de 29 anos de construção do PT.

Ao se referir à posição do partido de votar pelo arquivamento das representações em relação ao presidente do senado, José Sarney (PMDB-AP) e ao senador Arthur Virgilio (PSDB-AM), Genoino declarou: “O que estava em jogo no Senado era o domínio político daquela Casa para ali se construir um bunker de oposição ao governo do presidente Lula”, disse Genoino.

Genoino assinalou o projeto estratégico de esquerda do PT, com suas propostas e projeto de futuro, bem como os avanços que o Brasil tem alcançado desde 2003, com o governo Lula. “ O PT tem um projeto, que pode ser muito bem simbolizado pelo lema: "Mais Brasil para mais brasileiros", que é o que estamos realizando no governo Lula”

AVANÇOS- O vice-lider da bancada do PT citou vários dados que atestam os avanços do País e o acerto do governo do PT e aliados na condução do enfrentamento dos reflexos da crise internacional iniciada no ano passado. Lembrou que, para 2010, projetam-se crescimento da economia para 2010 da ordem de 4%; que se somam a outros indicadores positivos: inflação abaixo de 4,5%; juros de um dígito; ausência de dívida externa; reservas recordes; redução significativa da dívida interna; ampliação do investimento para 13,2% na massa salarial; queda de 8,7% para 8% do desemprego; aumento de 4% do consumo das famílias; aumento de 8% nas vendas do varejo; aumento real de 10% no salário-mínimo; 13 milhões de aposentados com aumento real dos benefícios; 12 milhões de beneficiados pelo Programa Bolsa Família.

“Estamos mudando o Brasil, é o projeto do PT, que dirige a economia com competência e garante gestão das estatais com competência”, afirmou Genoino. Citou o êxito do Banco do Brasil, da Petrobras, da CEF, BNDES, entre outras empresas oficiais. “Estão aí a revitalização da universidade pública, a criação de universidades federais, a realização de concursos públicos, as escolas técnicas, os investimentos na área da saúde”, assinalou.

Genoino frisou que a gestão empreendida pelo governo do PT tem caráter republicano, rechaçando assim acusações da oposição e de parte da mídia sobre um suposto “aparelhamento” da máquina pública. “ A Receita Federal tem autonomia. E olhem bem, pasmem, quando a Lina Vieira (ex-secretária da Receita) foi indicada,disseram que o PT estava aparelhando, agora ela saiu, foi demitida, estão dizendo que o PT quer aparelhar”, declarou o parlamentar.

Ele ainda citou o importante papel do Brasil na integração sul-americana, na relação com os países emergentes e nas negociações, autônomas, com os países desenvolvidos. Genoino observou que o Brasil tem participado ativamente do processo de reestruturação das instituições multilaterais. A presença do Brasil dá orgulho, é uma presença afirmativa, é uma presença que dá o papel protagonista”, completou.

Alianças
José Genoino apontou também incongruências da mídia e da oposição, que antes criticavam o PT por não fazer alianças e, agora, condena o partido por adotar essa prática.

“As alianças são meios. São necessárias para que na democracia exista maioria política no Congresso e na sociedade, além de serem um meio para viabilizar os projetos estratégicos e as políticas públicas essenciais. Foi assim que votamos na Câmara as medidas necessárias para enfrentar a crise, assim como também votamos no Senado Federal”, afirmou.

Ele estocou a oposição também por estar se omitindo em relação às tratativas do presidente da Colômbia, Álvaro Uribe, de tentar conseguir um terceiro mandato. “A imprensa (brasileira) está calada, não tem editorial, e a oposição também está calada”. Segundo Genoino, se a iniciativa fosse tomada pelos presidentes Rafael Correia (Equador) ou Evo Morales (Bolívia), “haveria aqui estardalhaço de crítica, o que ficou conhecido como populismo autoritário”.

Equipe Informes

5 comentários:

Anônimo disse...

uè, ele ainda não tá na cadeia?

O TERROR DO NORDESTE disse...

Cadeia foi feita para bandido, não para os homens honrados.

Anônimo disse...

Rá! Rá! Rá!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Pode relaxar e gozar.

Anônimo disse...

Antes, cadeia nele!