sábado, 19 de setembro de 2009

Lula volta a dizer que Amazônia e pré-sal justificam compra de caças


19/09/2009

da Agência Folha, em Sapucaia do Sul (RS)

Ao defender a compra de submarinos e caças para reaparelhar as Forças Armadas brasileiras, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que o país precisa "mostrar os dentes" por causa da Amazônia e das reservas de petróleo encontradas na camada pré-sal.

Segundo Lula, quanto mais bem preparados estiverem os militares brasileiros, menor é o risco de uma guerra.

"O Brasil tem que ter um sistema de defesa poderoso. Todo mundo sabe que o Brasil não é país de querer fazer guerra, é um país de paz, mas nós precisamos mostrar os dentes se alguém quiser brincar conosco", afirmou o presidente, em entrevista à Rádio Guaíba (RS).

Lula apontou a reativação da Quarta Frota Naval dos Estados Unidos como um risco às reservas de petróleo no mar.

"Quando os EUA estabelecem como prioridade reforçar a Quarta Frota do Atlântico, obviamente que temos que nos preocupar. Eles dizem que é por uma questão humanitária, mas nós não pedimos, ninguém pediu", disse o presidente. "O Brasil precisa se preparar."

Ele rebateu os críticos do aumento dos gastos com as Forças Armadas, argumentando que é essencial investir na "defesa da integridade deste país".

Chávez

Lula negou que as compras militares brasileiras façam parte de uma corrida armamentista na América do Sul e defendeu o aumento dos gastos com defesa promovidos pelo colega venezuelano Hugo Chávez.

"A Venezuela tem uma quantidade enorme de petróleo e de gás. O Chávez já foi vítima de um golpe, então é normal que ele pense em se preparar."

O presidente voltou a defender a necessidade de capacitação da indústria bélica nacional, um dos pontos previstos na Estratégia Nacional de Defesa do governo.

Nenhum comentário: