domingo, 13 de setembro de 2009

Preparado para crescer

13/09/2009

Brasil sai da crise de maneira saudável e preparado para crescer, diz Meirelles
Folha Online, em Brasília

O presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, disse neste domingo que o Brasil sai da crise preparado para crescer mais rapidamente e com equilíbrio.

"Ao contrario do passado, quando muitas vezes o Brasil saía de uma crise quebrado, hoje não, o Brasil sai da crise de uma maneira muito saudável e preparado para crescer", afirmou, durante congresso promovido pela Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores).

A uma plateia de representantes do setor automotivo, Meirelles disse que os incentivos fiscais para o setor foram importantes, mas as medidas tomadas pelo Banco Central para aumentar a oferta de crédito foram essenciais. Ele citou entre essas medidas fundamentais a liberação de depósitos compulsórios --quantidade que os bancos são obrigados a deixar depositado no Banco Central-- e o aumento de liquidez para instituições menores.

"É muito importante todo o pacote de incentivo, mas se não tiver crédito não vende um bem de alto valor como o automóvel", completou.

O presidente disse ainda que o Brasil foi um modelo para o setor automobilístico internacional e que medidas semelhantes foram adotadas em outros países, com sucesso.

Fenabrave

O presidente da Fenabrave, Sérgio Reze, defendeu a manutenção da redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados) sobre automóveis. Para Reze, o incentivo significou aumento na arrecadação do governo, na medida em que estimulou vendas e recolhimento de outros tributos, como IPVA e Cide-Combustível (Contribuição de Intervenção no Domínio Econômico).

"Porque precisa retirar esses incentivos fiscais se eles trouxeram caixa para o governo, crescimento da economia e manutenção e ampliação de empregos?", questionou.

Nenhum comentário: