quinta-feira, 1 de julho de 2010

O que deu no Josias II?

Na contramão de Serra, vereadora tucana critica vice


A vereadora Andrea Gouvêa Vieira, do PSDB do Rio de Janeiro, navega na web na contramaré do presidenciável de seu partido, José Serra.

Na madrugada desta quinta (1º), Serra levou ao micro-blog um lote de mensagens alusivas à escolha do novo vice de sua chapa, Índio da Costa (DEM-RJ).

Serra recomendou aos seus “seguidores” que passem a acompanhar também o twitter de Índio:

“Minha 1ª indicação”, realçou. “Meu vice, relator do projeto Ficha Limpa, batalhou com bravura por sua aprovação”.

Conduziu os internautas a uma entrevista que Índio concedera a Jô Soares. Aconselhou a leitura de um artigo de seu vice: "Sei que vão gostar". O teor? Nos dois casos, a Ficha Limpa.

Pois bem, horas antes, a vereadora Andrea pendurara no sítio que mantém na internet um texto datado desta quarta (30). O conteúdo é aziago.

A peça relembra uma passagem da época em que Índio foi secretário de Administração (2001-2006) do ex-prefeito carioca Cesar Maia (DEM).

Em 2005, Índio foi alvejado por uma investigação da Câmara de Vereadores –a “CPI da Merenda”. Andrea atuou como relatora da comissão.

No relatório final, a vereadora tucana anotara que uma única empresa, a Milano, beliscara 99% do fornecimento da merenda ao município. Coisa de R$ 75 milhões.

Concluíra que a Milano orçara preços diferentes para alimentos iguais. E entregara carne bovina e de frango em condições impróprias.

A CPI recomendara ao então secretário Índio o cancelamento da licitação. Foi desatendida.

“Houve omissão, negligência e despreparo na fiscalização do contrato assinado com a Milano”, sustenta a vereadora tucana.

Aprovado pela CPI, o relatório de Andrea foi ao Ministério Público Estadual, ao Ministério Público Federal, à Polícia Fazendária e ao Tribunal de Contas do Município.

Não há notícia de que as providências tenham resultado em condenação do ex-secretário, que sempre negou a ocorrência de malfeitos, continue lendo, com direito a ler o Relatório da CPI do Índio

Nenhum comentário: