quinta-feira, 1 de julho de 2010

Enquanto isso...

Produção industrial tem maior alta desde 1991

Produção industrial ficou estável em maio na comparação com o mês anterior, livre de influências sazonais. Em abril, o desempenho do setor havia sido negativo em 0,8%. Na comparação com maio de 2009, a expansão foi de 14,8%. As informações foram divulgadas nesta quinta-feira pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

Apesar da estabilidade, a indústria acumulou crescimento de 17,3% entre janeiro e maio deste ano, a maior expansão da série histórica, iniciada em 1991. Nos últimos 12 meses, a alta ficou em 4,5%, a maior expansão desde novembro de 2008.

André Macedo, economista do IBGE, ressalta, porém, que o resultado reflete a fraca base de comparação com os cinco primeiros meses de 2009, quando a produção da indústria registrava as maiores retrações em 30 anos.

A estabilidade de maio resulta de um crescimento da produção de bens de capital (máquinas e equipamentos) de 1,2% frente a abril.

Já os bens de consumo semi e não-duráveis (alimentos, vestuário e outros) tiveram queda de 0,9%. Os bens intermediários, os de maior peso na estrutura industrial, registraram crescimento de 0,1%.

Entre abril e maio, a produção cresceu em 16 atividades e caiu em outras 11.

Os destaques positivos ficaram com bebidas (4,8%), material eletrônico e de comunicação (6,1%) e veículos automotores (1,4%).

Já as quedas que mais influenciaram o resultado do conjunto da indústria ocorreram em refino de petróleo e produção de álcool (-4,6%), alimentos (-1,7%) e farmacêutica (-4,6%).

Nenhum comentário: