sexta-feira, 9 de julho de 2010

Os três erros de Dilma



Concordo em gênero, número e grau.Rosário matou a pau.



"A confusão em torno do programa de governo de Dilma Rousseff é o primeiro grande erro de sua campanha. Nisso todos concordam. O que certamente divide as opiniões é saber onde está o erro. No envio de um documento errado? No recuo ante a pressão midiática? Na incapacidade de prever essa pressão? Trata-se de um erro eleitoral, político ou ideológico? Por falar nisso, há diferença entre os três?

Bem, respondo primeiramente a última pergunta. Sim, há diferença. Um erro eleitoral acontece quando um candidato, mesmo bem intencionado, comete um deslize que afeta sua imagem e consequentemente suas intenções de voto, ainda que não tendo feito nada de errado em termos políticos. Um exemplo disso foram as manifestações de destempero emocional de Ciro Gomes em 2002, que mataram sua candidatura.

Um erro político ocorre quando se maltrata um aliado ou não se consegue evitar que um conflito partidário venha a público. Exemplo: a comédia de Serra em busca do vice sagrado.

O erro ideológico nasce de uma visão radicalizada de mundo. A extinção do PSTU, que não conseguiu eleger sequer um vereador em todo país, é o melhor exemplo.

O episódio do programa de governo enviado, reenviado e agora transreenviado, em minha humilíssima opinião, foi um erro nas três dimensões: eleitoral, política e ideológica.

Não acredito que a petista vá perder a eleição por causa disso. Mas é importante transformar a identificação de um erro numa oportunidade para refletirmos. Afinal, não se trata apenas da vitória de Dilma; há uma luta ideológica em curso, que irá prosseguir após as eleições; há também eleições regionais, para o senado e para a câmara. Faltam 86 dias para o pleito. Qualquer erro agora pode ser fatal. Que este seja o último erro, ou pelo menos o último erro grave da campanha de Dilma.

Analisemos o erro pelos três ângulos mencionados:



Comentário do Terror

É o que eu digo, Dilma só perde essa eleição se for por um erro.No caso analisado, um já foi cometido.Espero que não mais se repita, sob pena de Dilma perder de graça uma eleição praticamente ganha.Nem a ajuda de Lula vai poder salvá-la.Como bem disse Miguel do Rosário, os tucanos podem errar tudo, o PT não pode errar nada.

Nenhum comentário: