sexta-feira, 9 de julho de 2010

Procuradoria Eleitoral pede impugnação da candidatura de Roriz, aliado de José Serra, ao governo do DF

A Procuradoria Eleitoral do Distrito Federal entrou com pedido nesta sexta-feira de impugnação da candidatura de Joaquim Roriz (PSC), favorito na disputa do ao governo do DF.

O pedido foi feito um dia após o PSOL também entrar na Justiça contra a chapa de Roriz. Nos dois casos, a impugnação é fundamentada na lei Ficha Limpa, que torna inelegível o candidato que renunciar para escapar de processo de cassação.

Roriz renunciou ao Senado em 2007, após a divulgação de gravação em que ele negociava a partilha de um cheque de R$ 2,2 milhões. À época, ele era ameaçado por um pedido de cassação.

Segundo o procurador regional Eleitoral do DF, Renato Brill de Góes, a renúncia de Roriz foi feita para escapar de processo, como a lei proíbe. "A renúncia aconteceu no mesmo dia que o processo de quebra de decoro foi aberto no Conselho de Ética. Esse é justamente um caso do Ficha Limpa", afirmou.

De acordo com o procurador, Roriz também deve ter a candidatura vetada porque não pagou uma multa de R$ 5.000 por propaganda eleitoral antecipada. Para Góes, a inelegibilidade deve ser mantida mesmo que o candidato pague a multa. "A lei diz que o pagamento deve ser feito até o dia da inscrição. Portanto, não adianta mais pagar", afirma.

Roriz aparece em primeiro lugar nas pesquisas de opinião para o governo do DF. Segundo ele, a lei não vale para seu pedido de renúncia de 2007. "Entendo que tenho os meus direitos para ser candidato, minha renúncia foi por uma decisão exclusivamente pessoal e a lei da época não previa inelegibilidade", disse.

De acordo com o candidato, os advogados da chapa pretendem recorrer até o STF (Supremo Tribunal Federal) caso haja impugnação, para que a Corte defina se a lei Ficha Limpa retroage no caso de renúncia.

Para o procurador eleitoral, os precedentes do Supremo definem que a lei pode retroagir para tornar Roriz inelegível. "A jurisprudência é pacifica no sentido de que a inelegibilidade é uma restrição, não é uma pena. E só uma pena é que não pode retroagir", disse Góes.

Segundo o procurador, a impugnação baseada na Ficha Limpa não remete a fatos anteriores à lei e, por isso, não há que discutir retroatividade.

"A condição de inelegibilidade vale para o momento do registro da candidatura. Ou seja, ele [Roriz] já sabia que a renúncia era uma causa de inelegibilidade. É como se fosse um concurso público, que têm regras para participar. Ficar inelegível não é uma pena e isso já foi decidido pelo Supremo", afirmou.

O TRF (Tribunal Regional Eleitoral) tem até o dia 5 de agosto para definir se Roriz pode concorrer ao governo do DF. Caso a candidatura seja vetada, a chapa formada por DEM, PSDB e PSC poderá escolher um novo candidato. FSP

Nenhum comentário: