segunda-feira, 19 de julho de 2010

PT vai entrar com ações criminal e civil contra Indio e pedido de direito de resposta ao PSDB


O presidente nacional do PT, José Eduardo Dutra, disse nesta segunda-feira (19), que o PT pretende protocolar três ações, duas contra o deputado Indio da Costa (DEM), candidato a vice de José Serra (PSDB), e uma contra o PSDB, ainda não confirmada.

As ações - uma criminal contra a honra, no STF (Supremo Tribunal Federal), uma civil por danos morais e outra eleitoral, solicitando direito de resposta - são motivadas pelas declarações do deputado, que em entrevisa ao site do PSDB acusou o PT de ter ligações com o narcotráfico e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

Dutra reforçou que as declarações do deputado não são verdadeiras. "Nosso objetivo é não judicializar a campanha. Queremos uma campanha de alto nível até porque o povo brasileiro espera isso, mas não vamos nos furtar de recorrer ao judiciário quando nos sentirmos ofendidos. Consideramos as declarações inaceitáveis, mentirosas".

O PT ainda não decidiu se entrará com uma ação civil contra o PSDB, pois espera que o partido se manifeste contra as declarações do democrata. Caso isso não aconteça, segundo Dutra, o PT deve formalizar a ação.

Dutra convocou uma coletiva de imprensa para comentar as recentes declarações do vice tucano e criticou a postura da oposição, dizendo que gostaria que os adversários usassem a campanha para debater ideias.

Entenda o caso

Na sexta-feira (16), em entrevista à rede Mobiliza PSDB, Indio disse que o PT era parceiro do narcotráfico e chamou a candidata do partido, Dilma Rousseff, de “esfinge do pau oco”.

"Todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, ligado ao narcotráfico, ligado ao que há de pior. Não tenho dúvida nenhuma disso", afirmou o deputado. Indio ainda disse que, se eleita, Dilma pode dar um "chute no Lula" e “vai governar sozinha, com as garras do PT por trás dela".

As declarações incomodaram o PT e surpreenderam até aliados dos tucanos. "Não dá para cravar que o PT tenha relação com as Farc", disse o presidente do DEM, Rodrigo Maia. Outros, como Roberto Jefferson, presidente do PTB, e Paulo Bornhausen, líder do DEM na Câmara dos Deputados, apoiaram Indio.

Já Sérgio Guerra, presidente do PSDB, preferiu não comentar o assunto. “Já ouvi falar muitas vezes de ligação do PT com as Farc, mas não tenho elementos para dizer que há ligações do partido com as Farc”, disse. José Serra não comentou as declarações de seu vice.

Um comentário:

Chagas disse...

Só vejo blogueiro baixando o pau nesses tucanalhas!! E a cúpula do PT? Não faz nada?