quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Pesquisa: brasileiro é 6º mais positivo sobre economia atual


Os brasileiros estão entre os mais "positivos" com relação a economia atual, de acordo com uma pesquisa divulgada pela Ipsos nesta quarta-feira. Entre 24 nações, o Brasil ficou com a sexta melhor avaliação positiva em outubro, com 66% dos entrevistados com avaliação "boa" sobre a situação atual, atrás apenas de Índia (88%), China (79%), Austrália (78%), Suécia (77%) e Arábia Saudita (76%).

"A visão otimista observada em outubro é generalizada, garantida por aumentos em dois terços (66%) dos 24 países monitorados. Ao todo, 19.197 cidadãos participaram do levantamento (média de 800 por país)", afirmou o instituto em nota. Em abril de 2007 a avaliação global positiva era de 56% e o nível atual de otimismo está três pontos atrás dos números de abril de 2008 - antes do agravamento da crise econômica global.


Considerando apenas a melhora com relação a setembro, o Brasil fica empatado com a Alemanha, com avanço de 8 pontos percentuais. Índia (+6), Hungria (+6) e Suécia (+5) aparecem em seguida. Por outro lado, os países que tiveram maior declínio na avaliação são Bélgica (-7), Canadá (-5), Grã-Bretanha (-4) e Polônia (-4).


"Das sete regiões avaliadas, apenas uma recuou (a América Latina), mas ainda assim, o recuo foi de apenas 1 ponto. A Europa ainda é a região a ser acompanhada com mais cuidado, já que um grande número de países do continente aparece na parte inferior do ranking de avaliações", afirmou a Ipsos.

Redação Terra

Nenhum comentário: