sábado, 8 de janeiro de 2011

Comunicação: o cerne da questão


Durante os últimos anos, jornais, revistas e TVs resgataram e aperfeiçoaram as técnicas de manipulação e partidarismo político dos tempos que antecederam e sustentaram a ditadura militar entre 64 a 85, causando a morte e o desaparecimento de milhares de brasileiros. São truques e procedimentos conhecidos por muitos de nós:

O truque campeão é o factoide – jogada ensaiada pelos membros do PIG: um faz o lançamento, o outro recebe, tabela como o terceiro, recebe e parte livre em direção ao gol. Falha ou Estadão faziam o lançamento do boato durante a semana. O Jornal Nacional matava no peito mencionando a Falha ou Estadão como “fonte” e tabelava com eles durante a semana. A Veja recebia o passe “redondinho” e finalmente, aos sábados, publicava o “golaço” na matéria de capa. Durante a semana seguinte, o PIG comentava, entrevistava, reprisava a jogada por todos os ângulos etc. Até o surgimento da Internet, era como se o time da “verdade” não tivesse goleiro. Agora tem. A defesa – que tem mídia alternativa, blogues, Youtube, comunidades virtuais e outros espaços – bate de frente com o PIG, instantaneamente. Mas só na Web.

Outro método usado pelo PIG para atacar pessoas, grupos ou governos inteiros é o ponto de vista que veicula. Existem o fato e sua leitura. O golpismo está na pior maneira (neste caso contra o governo) de noticiar o fato. Em vez de dizer que 27 milhões saíram da miséria, diz que o Brasil ainda tem 23 milhões de miseráveis. Em vez de dizer que o povo compra mais, dizem que se endivida mais. Em vez de dizer que Dilma foi eleita porque recebeu 12 milhões de votos a mais que Serra, dizem que só 56 dos 190 milhões de brasileiros votou na candidata de Lula. Em vez de informar que parentes diretos de todos os políticos usam passaportes especiais, se limitam a citar os filhos de Lula.

Uma das maneiras de desqualificar o governo é a omissão: nenhum órgão de imprensa é obrigado a publicar coisa alguma. Liberdade de expressão também significa liberdade de omissão. Não fossem o IBGE e outros institutos nacionais e internacionais medirem todos os avanços feitos no Brasil, nos últimos 8 anos, a imprensa brasileira elegeria Serra que, por sua vez, roubaria todos os créditos de Lula.

Outro recurso muito usado é compor a manchete com as expressões “suposto” ou “segundo fulano”. Expressões poderosas, pois permitem mentir e caluniar à vontade, sem culpa. Se alguém diz que “desconfia” que seu telefone foi grampeado, não precisa investigar o grampo. Basta compor a matéria usando uma destas expressões, lavando as mãos. “Segundo Gilmar Mendes, houve um suposto grampo ao seu telefone durante a operação Satiagraha”; “Dossiê Serra foi supostamente encomendado pelo PT”; “Suposta ficha policial sobre a captura de Dilma Rousseff mostra que a candidata do PT foi assaltante de banco”. “Segundo Roberto Jefferson, o mensalão…”. O que importa mesmo é o que fica no subconsciente do público.

Mais um recurso: o PIG organiza as matérias em blocos, como se fossem “assuntos do mesmo saco”. Principalmente na TV. Exemplo: as conversas que Lula manteve com Ahmadinejad sobre o programa nuclear iraniano eram noticiadas em meio a bobagens irrelevantes sobre Fidel Castro, Cuba, Hugo Chaves etc. É como se dissessem: “Agora vamos falar de ditaduras: Ahmadinejad, blá blá blá, Hugo Chaves blá blá blá, Lula, blá blá blá, Fidel Castro, blá blá blá… Assim forçam a caracterização de Lula como “da turma” dos que admitem a idéia da ditadura.

Semana passada a Falha publicou uma “pérola” com um título algo como: “O governo Lula ‘contemplou’ 8 mil veículos de propaganda em seu mandato – um ‘aumento’ de 1500%. Foram gastos R$ 2,5 bi/ano”. O título da matéria está correto, mas induz a uma interpretação errada. Dá a entender que Lula gastou muuuuito mais do que FHC ou qualquer outro presidente com propaganda institucional – o que é absolutamente falso. O fato: Lula não aumentou a verba. Aumentou sim, o número de órgãos que recebem aquela verba. Deixou de destinar tudo ao PIG (como faziam FHC e os outros), para dividir entre 8 mil órgãos de mídia espalhados de norte a sul do país. Quem lê a matéria entende que Lula democratizou a distribuição da verba. Mas e quem lê o título, de passagem pela banca de jornal ou pelo UOL? O truque é induzir o leitor a se achar esperto: “por isso tem 87% de aprovação! Lula aumentou a publicidade em 1500%!” – “Lavagem cerebral, tá tudo dominado!” – diria o extinto comediante do extinto Casseta & Planeta, Marcelo Madureira. “Pura propaganda, nunca saiu do papel, é só imagem! - diriam Reinaldo Azevedo, Miriam Leitão e Josias de Souza. “O homem nunca pisou na lua!” – diriam os mais “bem informados”…

O problema não é o PIG. Eles que tenham a liberdade de expressão para afirmar que o céu é amarelo. Pouco importa. O que importa mesmo, é que fontes de informação alternativas ao PIG sejam amplificadas para terem o mesmo peso e abrangência. Até mesmo a blogosfera. Para que a informação não venha em via única, definitiva, como foi até pouco tempo. Que se possa dizer que o céu é azul com a mesma intensidade com que o PIG diz que é amarelo. E deixar o leitor/telespectador decidir o que ver e no que acreditar. Como foi o caso da “bolinha de papel”. Isso é LIBERDADE DE IMPRENSA! É este o cerne da questão. Não precisamos e não nos faria bem algum censurar Globo, Falha, Estadão e Veja. São um PIG necessário. Pode-se dizer vital, até. Muito melhor é detectar seus movimentos golpistas e suas mentiras. Muito melhor promover o debate e denunciar suas intenções em cada mentira. Pior seria o silêncio dos conspiradores invisíveis.

Na semana que antecedeu a posse de Dilma – mesmo com os índices de 87% de aprovação em todas as camadas sociais do povo brasileiro – a Falha tratou de desmerecer o governo e o presidente diariamente. Como se fossem os últimos cartuchos. Suas manchetes pareciam aquelas sobras de rojão do dia seguinte. Queima antes de perder a validade! Ao mesmo tempo é um prelúdio: o PIG pretende desmoralizar, desqualificar, minimizar e tirar todos os créditos do presidente Lula. Fará isso incansavelmente, para todo o sempre. Pretende reescrever a história. Não é à toa que o governo registrou em cartório 6 volumes descrevendo tudo o que foi feito nos últimos 8 anos e mais o que está em andamento. Calejado por 3 décadas de golpes baixos por parte do PIG, Lula sempre esteve um passo à frente deles.


11 comentários:

Anônimo disse...

"O cao (PIG?) nunca morde a mão que o alimenta". O orçamento de propaganda do governo do Estado de São Paulo, cujo governador tentou se eleger, era a soma dos outros estados da nação e nada foi dito. Que o PIG nada diga até se entende daquele monte de mercenarios, mas e os MP's estadual e federal? Direitos difusos e coletivos, saca? Uso de dinheiro publico para fins eleitorais? Pois é. "'Instituições Solidas' são essenciais á manutenção da democracia!" Já ouviu essa expressão? Aliás, democracia é palavra que deveria ser patenteada pelo PIG. Serve para justificar uma gama de situações, digamos complexas. A criação de mitos e perpetração de ideologias liberais e de lesa pátria, como sendo corretos ao censo comum das pessoas talvez seja o maior crime que esta corja venal tenham cometido contra nosso povo.

VERA disse...

Só discordo de uma coisa: urge regulamentar o PIG sim, antes que ( como diz PHA) essa corja derrube a Dilma! E acho que o objetivo da mídia bandida em esculhambar o Lula, é o medo de que, nas próximas eleições, nosso eterno Presidente os brinde com mais baixas nas hostes direitalhas!!!

O TERROR DO NORDESTE disse...

Apoio os comentários.

H.Pires disse...

A falta de regulamentação dessa corja da direita(midia), produz nefastos efeitos colaterais diretos não só na politica, como na educação das novas gerações. Estamos(são paulo) diante de um triplo homicidio (só mais um), de tres garotas. Uma de 19 anos, outra de 16 anos e uma de 14 anos. Só veio a noticiario, dada a crueldade aplicada: 25 tiros e mais pedradas e pedradas nas tres. As tres em um baile Funck(essa dança deve ser originária das "Ilhas Camorres" onde se fala o funckes né?). Dali sairam para o necrotério. Que beleza né? Pergunta: Quem matou quem? A meu ver e sempre a meu ver, FORAM OS PAIS delas. Quem puxou o gatilho só puxou o gatilho. Quando esses pais/mães(16 anos e 14 anos?) não colocam LIMITES E RESPONSABILIDADES para seus filhos dá nisso ai. Morte. A direitista midia repete(mantra) que tem que "entender" os filhos. Não pode colocar limites. Isso "atrapalha" a "educação" deles. E blá, bla, bla. A direita USA sociologos inutéis e psicologos falidos para seu intento. Nada melhor(ideologia da direita globo/psdb/dem) que falir a Pátria atraves falencia moral e cultural(progressão continuada do ensino) da juventude. Destruir para governar e vender(essa é a direita). Quando se fala em regulamentar(conter essa direita midiatica) esta se falando em SALVAR VIDAS preciosas. A geração globo/xuxa, mano/mina/tipo assim/a nivel de/tio/tia/veio/virou pra mim e disse/vem cá etc, é uma geração ESTUPRADA pela direita. Não pode continuar. A vida tem que ser preservada.

Anônimo disse...

O PiG (*) e o GRANNA (**)


(*) A parcela minoritária da mídia nacional, que ainda não foi cooptada pelo poder dominante, e que segue noticiando os fatos gerados pelo governo do modo que eles são, e não como Lula, o PT e os fiéis da seita lulo-petista gostariam que eles fossem. Nada, então, de "não sei, não vi e não ouvi"! Nesse caso, o mensalão, por exemplo, foi noticiado como desvio de dinheiro, inclusive público, para a compra de parlamentares - caracterizando-se como o "Golpe do Mensalão Nacional" - e, não, como um desvio comum de caixa 2. E noticiar os fatos como eles são é considerado, pelos petistas, como golpe. Em decorrência disto, essa parcela minoritária da imprensa, que ainda permanece livre, tem sido denominada por eles de PiG – o Partido da Imprensa Golpista. E estão doidos por encabrestá-la também!

(**) A parcela majoritária da "mídia" nacional, que vem se comportando como um autêntico partido golpista. Cooptada pelo poder dominante, ela só noticia ou interpreta os fatos gerados pelo governo de acordo com aquilo que Lula, o PT e os fiéis da seita lulo-petista admitem saber, ver e ouvir. O Golpe do Mensalão Nacional, por exemplo, foi convertido pelo GRANNA num desvio comum de caixa 2. O nome GRANNA é, obviamente, apenas um paralelo que se faz com o Granma, que é o porta-voz oficial das mentiras da ditadura cubana.

VERA disse...

"Mídia minoritária" uma ova!!! Panfletos da Abril, Falha, Estadinho, Globo, SBT, Bandalha, Redetv, redes católicas etc, nunca foram "mídia minoritária"! E é justamente essa mídia venal que os demos-tunganos "encabrestaram" a peso de ouro, através de contratos publicitários milionários e de assinaturas superfaturadas para as escolas estaduais de SP, com o objetivo de cacetear Dilma, Lula e o PT e não divulgar os desmandos, principalmente, dos demos-tunganos de SP. Haja vista as enchentes que estão matando paulistanos e paulistas, e que essa mídia bandida, eleitora declarada do Zé-alagão, esconde!
"Mensalão federal" foi a FARSA montada pelos demos-tunganos a fim de dar o golpe no Presidente Lula e de desviar a atenção dos incautos de seus VERDADEIROS mensalões! A saber:
- o do FHC, que serviu para comprar votos para aprovar tudo o ele quisesse, inclusive a sua re-eleição (200 mil cada voto) e para tungar os trabalhadores, ao aprovar a famigerada reforma Trabalhista;
- o do Azeredo (pai de todos os mensalões), com o dinheiro de estatais mineiras, principalmente, da CEMIG;
- o do Arruda-panetone (ex-vice do Serrágio) e sua gangue, filmados recebendo as propinas e, na maior desfaçatez, rezando para agradecê-la;
- o dos desgovernadores tunganos de SP, para impedir a abertura de mais de 60 CPIS, que investigariam suas falcatruas e maracutaias; etc!
Estes sim são os verdadeiros mensalões!!!

Anônimo disse...

DONA VERA "TUNGANA" DA SILVA:

"Pelo que pude depreender até agora, o seu discursozinho vigarista, vazado em lulês, baseia-se, única e exclusivamente, no maniqueísmo bocó do “nós” (petralhas) contra “eles” (“tunganos”), em que se tenta justificar todos os “erros” e crimes que são dos “nossos” (ou seja, dos petralhas) com os “erros” e crimes que são atribuídos aos “outros” (ou seja, aos “tunganos”). Para os “erros” e crimes dos “nossos” (ou seja, dos petralhas), sobram desculpas e são concedidos mil anos de perdão. Para os “erros” e crimes dos “outros” (ou seja, dos “tunganos”), só há condenação, anátema, maldição... Para arrematar, os “outros” (ou seja, os “tunganos”) - que deveriam ser vistos, apenas, como adversários que o jogo político-democrático legitima -, são tratados como inimigos a serem desqualificados, calados e destruídos. Isso tudo nos conduz, por fim, ao campo nebuloso da inversão psicótica, em que os fatos mais evidentes são negados com a maior cara de pau, as vítimas são responsabilizadas pelos atentados que sofrem, os denunciantes de crimes são tachados de golpistas, os criminosos tentam justificar seus crimes dizendo que foram outros que os praticaram, ou que outros praticam esses mesmos crimes, e assim por diante..."

VERA disse...

Já disse que NÃO estou justificando NADA, pois não há NADA a justificar!
Como já provei no comentário acima, os ÚNICOS criminosos são a tucanalha-DEMoníaca!
"Tratados" não! Eles são INIMIGOS do povo brasileiro! São verdadeiros Robin Hood às avessas: roubam dos pobres para dar aos ricos, principalmente, banqueiros falidos, latifundiários e empresários safados!!!
"Calá-los"(?!) Difícil, hein?! Principalmente, com a mídia bandida lhes dando voz!
E chamá-los de "vítimas" é muita desfaçatez, né não?! As verdadeiras vítimas dos vermes demos-tunganos são o sofrido povo brasileiro!!!
E pra que fique bem claro: a quadrilha criminosa e golpista que vive praticando crimes chama-se tucanalha-demoníaca! E na lista de seus mensalões que postei acima, ficou faltando o mais recente: o do irmão e sobrinho da Lu-daslu, que foi pego pelo MP pagando mensalão pro prefeito de Guaratinguetá, pra vencer concorrência fraudulenta no fornecimento de merenda escolar, ou seja, até na grana da merenda das criancinhas os demos-tunganos botam as mãos imundas! Sem contar que o Indiota, vice do Zé-alagão, cometeu o mesmíssimo crime no RJ!!!

Anônimo disse...

Dona VERA "PETRALHA DEMO TUNGANONA DA SILVA"

Há uma certa música do Erasmo que tem um refrão bastante conhecido: “Você precisa de um homem pra chamar de seu, mesmo que seja eu...” Pois bem, aplicando esse refrão ao seu caso, pode-se dizer que a senhora precisa, desesperadamente, de um “tungano” (que gracinha mais patética!) ”pra chamar de seu”. “Mesmo que seja eu”, um simples cidadão brasileiro avesso a partidos políticos e à política mafiosa que é praticada no país. E por que a senhora precisaria tanto de um “tungano” (que gracinha mais patética!), a ponto de ter crises histéricas e quase enlouquecer? Bem, é uma necessidade que é inerente aos petralhas (petralhas: são os petistas que cometem patifarias ou que tentam justificar os petistas que as cometem, e os petistas que fazem as duas coisas ao mesmo tempo). Mas, note bem, não é uma necessidade comum e, sim, uma questão de sobrevivência: quando alguém grita ”Pega ladrão!”, os petralhas logo olham de lado, tentando disfarçar. De preferência, na direção dos “tunganos”. Não entendeu? Não faz mal. O “desenho” segue abaixo.

Pelo que pude depreender até agora, o seu discursozinho vigarista, vazado em lulês, baseia-se, única e exclusivamente, no maniqueísmo bocó do “nós” (petralhas) contra “eles” (“tunganos”), em que se tenta justificar todos os “erros” e crimes que são dos “nossos” (ou seja, dos petralhas) com os “erros” e crimes que são atribuídos aos “outros” ( ou seja, aos “tunganos”). Para os “erros” e crimes dos “nossos” (ou seja, dos petralhas), sobram desculpas e são concedidos mil anos de perdão. Para os “erros” e crimes dos “outros” (ou seja, dos “tunganos”), só há condenação, anátema, maldição... Para arrematar, os “outros” (ou seja, os “tunganos”) - que deveriam ser vistos, apenas, como adversários que o jogo político-democrático legitima -, são tratados como inimigos a serem desqualificados, calados e destruídos. Isso tudo nos conduz, por fim, ao campo nebuloso da inversão psicótica, em que os fatos mais evidentes são negados com a maior cara de pau, as vítimas são responsabilizadas pelos atentados que sofrem, os denunciantes de crimes são tachados de golpistas, os criminosos tentam justificar seus crimes dizendo que foram outros que os praticaram, ou que outros praticam esses mesmos crimes, e assim por diante...

( CONTINUA... )

Anônimo disse...

( CONTINUAÇÃO... )

A partir daí, o que é que alguém como a senhora faz quando se defronta com alguém que, como eu, comete a heresia de revelar os pecados mortais de São Lulinha dos Aloprados e da sinistra seita lulopetista, que o Estadão chamou de “Partido da Bandidagem”? Bem, a primeira coisa que alguém como a senhora faz é rotulá-lo de “tungano”, para que possa exercitar o discursozinho vigarista que expus acima. Em seguida, recorre às listas dos erros e crimes que os petralhas atribuem aos “tunganos” (nas madrassas do PT e nos chamados “blogs sujos” podem ser encontradas dezenas delas!) e tenta justificar, a partir delas, os erros e crimes que são cometidos pelos petralhas. Ou seja, a senhora não faz outra coisa a não ser justificar erros com erros e crimes com crimes, o que é ilógico, imoral, ilegal e, creia, de uma obtusidade córnea, de um pilantragem e de uma desfaçatez sem limites!
De qualquer modo, até aí a coisa vai. No entanto, quando a senhora se depara com alguém como eu que, não sendo “tungano”, ”demo” ou coisa que o valha, consigo enxergar e expor o assombroso cortejo de erros e crimes dos petralhas, é aí que o bicho pega: o seu discursozinho vigarista desmorona, e não há nada que possa, limitada como é, colocar no lugar dele. Nada, nada, nada. Bate, então, o desespero, e, arrancando os cabelos, rasgando as vestes, já nas raias da loucura, tenta, em vão, se convencer, me convencer e convencer os outros de que eu sou “tungano”, Só posso ser, jamais poderia deixar de ser, como eu ousaria não ser? Ou seja, o que a senhora precisa, a ponto de enlouquecer, é, mesmo, “de um ‘tungano’ pra chamar de seu”. “Mesmo que seja eu” - um simples cidadão brasileiro que, por incrível que pareça, tem a ousadia de afirmar que erro é erro e crime é crime, sejam quais forem os seus autores.
Seja como for, devido a essa sua mórbida fixação nos “tunganos”, nada mais justo que eles sejam, de hoje em diante, permanentemente associados ao seu nome. Permita-me, então, Dona Vera, que eu a chame, a partir de agora, com todo o respeito, de VERA “TUNGANA” DA SILVA, que passa a ser o seu nome de guerra, nessa guerra inglória que a senhora trava, dia e noite - não na realidade, mas na fantasia e no delírio -, com os seus demoníacos inimigos “tunganos”.

VERA disse...

Lógico que o Estadinho, eleitor declarado do Zé-bolinha-baixaria, que recebe deste, anualmente, milhões em publicidade, e para superfaturar assinaturas de seus jornalões para escolas estaduais de SP, não chamaria a tucanalha-demoníaca de "partido da bandidagem"! Pois, "elementos" dos partidos da bandidagem, são justamente os lacaios do Estadinho mais os da tucanalha-demoníaca!
Ficou "chateadinho" por ser chamado de "tungano" é?! Pois quem defende tungano, tungano é! E vc os defende com unhas e dentes! Chega até a me ofender de tão raivoso que fica!!!
"erros e crimes que ATRIBUEM aos tunganos" (?!) "Atribuem" uma ova! Há provas de todos eles!! A tungada que eles dão nas verbas da Educação para superfaturar assinaturas de panfletos e jornalões, como o Estadinho, por exemplo, vc encontra no Diário Oficial de SP! Entendeu bem?! DIÁRIO OFICIAL!!! E quer prova maior de propinoduto do que a filmagem feita do demo Arruda-panetone (ex-vice do Zé-bolinha-baixaria), junto com sua gangue, recebendo as propinas e orando, na maior cara-de-pau, a fim de agradecê-las?! Portanto, não me venha com essa lenga-lenga de "ATRIBUEM", como faz o PIG em relação aos crimes demo-tunganos, ao usar a palavra "SUPOSTO"! Que "suposto" o quê? São criminosos mesmo!!!
E mais uma vez: NUNCA justifiquei crime algum! Quem é useiro e vezeiro em fazer isso com os crimes demos-tunganos é vc!!!