sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Emiliano José disseca o triste papel da mídia na imposição do projeto neoliberal

O jornalista, escritor, professor de comunicação e agora deputado federal Emiliano José (PT) lança, no próximo dia 28 de janeiro, às 18h, na Livraria Cultura (Shopping Salvador), seu novo livro intitulado “Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988”.

A obra é baseada em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Comunicação da UFBA. O autor pesquisou o discurso da mídia por dez anos – 1988 a 1998 – e descreve criticamente como a imprensa mergulhou de cabeça na desconstrução da Constituição de 1988 e na implantação do projeto neoliberal no Brasil.

O “jornalismo de campanha” criticado por Emiliano José começa na Era Collor, assume a ideologia neoliberal, faz lobby por reformas antissociais, demoniza as empresas estatais, santifica as privatizações, constrói um contexto-catástrofe, defende o desmantelamento da Previdência, a extinção de direitos trabalhistas, o enterro do nacional-desenvolvimentismo, o primado do deus-mercado, o estado mínimo – a tal ponto que prevalece o pensamento único, inclusive com perversão da linguagem: antirreforma passa a ser reforma, privatizar é modernizar, estatizar é atraso, demitir é enxugar, Previdência é “terrível monstro”.

“Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988”, editado pela Edufba em parceria com a Assembleia Legislativa da Bahia, tem prefácio do professor doutor Albino Rubim. Segundo ele, “Emiliano resgata criticamente a atuação perversa da imprensa, como agente de primeira hora e linha, no embate que fez prevalecer a ideologia neoliberal do Brasil, tomada como ideário imprescindível para a modernização e inserção do país no novo mundo globalizado”.

LIGAÇÕES PERIGOSAS

A obra de Emiliano José guarda total coerência com outro estudo anterior, publicado em 1996 e fruto de sua tese de Mestrado, com o título “Imprensa e Poder – Ligações perigosas”, em que analisa a CPI do PC Farias, do Collor e do Orçamento.

Neste mesmo dia (28), Emiliano José lança também a 2ª edição de “Imprensa e Poder”. Nesta obra ele critica a complacência do jornalismo brasileiro e celebra o episódio de jornalismo investigativo que redundou no impeachment de Collor, com depoimentos de protagonistas como Clóvis Rossi, Bob Fernandes, Gilberto Dimenstein e do jornalista e marqueteiro João Santana.

Com relação ao jornalismo Emiliano José é pessimista: “Não carrego ilusões (…) estamos em tempos de monopólio (…) na era dos Murdoch, Marinho, Berlusconi. São eles que dão o tom”. Isso dito em 1995. Agora, em 2011, ele reafirma: “A imprensa tem escolhas, tem lado, programa político. Apoiou FHC e combateu Lula. As oligarquias midiáticas não aceitam redistribuição de renda”.

Sem perder a esperança, Emiliano mantém a expectativa de mudanças no jornalismo, “que deve ter a ética do cidadão, não mentir, não inventar, não produzir matérias à base do “teste de hipóteses”.

*Do Bahia de Fato

3 comentários:

Anônimo disse...

ENTRE VC´S GULAGUISTAS E OS NEOLIBERAIS É COMO OPTAR ENTRE O CAPETA E LEVIATÃ..JEJE!

adalberto ribeiro disse...

Olá "terrorista"
Sou leitor assíduo de seu site. Quero parabenizá-lo e agradecer pelas informações. Com muita frequência, uso suas postagens como referências em minhas aulas.
Quero aproveitar para fazer uma sugestão e um pedido:
Publique o "caos" provocado pelas chuvas em SP, a "Xuiça" demotucana do Br.Se nós não mostrarmos, o PIG é que não vai fazê-lo.

O pedido (convite) é para que conheça minha página: Professor VIRTUAL em: http://www.adalbertoprofessor.blogspot.com/

Um Grande e Fraterno abr@ço

Anônimo disse...

Como eu gostaria de não ter nada com isso como meu xara, que não deve viver entre nós, reles amantes de discussões sem nenhuma importancia para coisas sem sentido tais como a sociedade, a economia, equidade de riquezas e de direitos. Nao ser nem gulaguista, nem neoliberal, equivale se declarar gnostico socio-economico?
Talvez esteja certo. Devemos crer que quando Dom Sebastiao voltar, seremos levados a terra que jorra leite e mel com 70 virgens com silicone para cada um de nos.