domingo, 8 de janeiro de 2012

Reflexão em quatro cenários

Neste início de ano, como alguns assuntos dos dias do nosso recesso ainda constituem bom material para reflexão e debate, permito-me, sobre eles, propor algumas questões.



I - O QUE APROXIMA O “CASO ADRIANO” DA DERROTA DO SANTOS ?


 

 jogador Adriano, nesse novo episódio que envolveu um estranho tiro e tudo mais, parece estar obtendo fora de campo um destaque que não consegue mais nos gramados em que chegou a “imperar”. Quando li a notícia, ainda estava sob o lamentável impacto do jogo em que o Barcelona triturou o Santos do Neymar com uma aula de futebol . Dois fatos isolados? Não sei. A perspectiva da Copa no Brasil tem gerado substancial falatório que vem deixando clara a nossa atual desorganização e despreparo no âmbito do futebol. Do Ministério de Esportes à bala do Adriano, passando por “ícones” já não tão invejáveis como João Havellange e dirigentes para lá de discutíveis como Ricardo Teixeira, e também por técnicos tão boquirrotos quanto ineficientes e jogadores consagrados e paparicados que ”brilham” em outras páginas de jornal que não as esportivas, parece que temos poucas razões para otimismo sobre o que nos espera em 2014.

 


II – O QUE VINCULA A DECISÃO SOBRE O JULGAMENTO DE JUÍZES CORRUPTOS À POSSE DE JADER BARBALHO?


 

 

A decisão do STF, na pessoa do Ministro Marco Antônio de Mello, no sentido de suspender poderes do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para investigar atuações irregulares de juízes é, sem dúvida, um ato que fere a cidadania. A justiça brasileira, aliás, vem sendo pródiga em decisões que sobrepõem o “legal” ao “moral” . Foi assim no caso da não aplicação da ficha-limpa nas últimas eleições, que propiciou, entre outros efeitos , a posse de Jader Barbalho. A decisão do Supremo sobre o CNJ é apenas mais uma a desencantar os brasileiros interessados no combate à impunidade. Não sei por que, lembrei-me de um certo juiz Lalau e imaginei, quem sabe, que ele talvez possa conseguir do Supremo, com jeitinho, uma decisão retroativa que lhe restitua as funções e ainda o indenize pelos prejuízos...

 


III – O QUE RELACIONA UM PIB MAIOR DO QUE A INGLATERRA COM OS INVEJÁVEIS ÍNDICES NO CAMPO DO EMPREGO?



 

Simbolizando , para ficar com a expressão televisiva, “um novo tempo que já chegou”, a notícia de que o PIB do Brasil - que mede toda a riqueza produzida pela nação - já supera o da Inglaterra, retirando-lhe a sexta posição, leva minhas lembranças aos tempos de estudante em que a imponência inglesa me era apresentada com toda a pompa e circunstância de um histórico Império colonial, sua realeza de contos de fadas, seus mui digníssimos lordes e sua ampla influência planetária. De lá para cá, devagar, mas firmemente, vamos dando os nossos passos de competência em meio à derrocada europeia, ocupando espaço impensável em um tempo não muito distante. Pois é. Se formos fazer um balanço desse primeiro ano da Dilma, perceberemos que, ainda que a mídia manipuladora apregoe o caos e a crise a cada minuto, tivemos um ano promissor. Essa superação da Inglaterra pode ser relativizada, porque sabemos que a nossa riqueza é distribuída com flagrante desequilíbrio social. Mas, ainda assim, é um dos indícios dos acertos do governo. E há muitos outros, como o novo salário mínimo , com ganho real de cerca de 9% para a massa trabalhadora, e a efetiva redução de desempregados entre nós, o que torna invejável a posição do Brasil no crítico cenário mundial.

 


IV - O QUE LIGA O BADALADO “LIVRO DO BONI” À ESCONDIDA “PRIVATARIA TUCANA”?

 

Na realidade, tudo separa os dois livros, pelo menos no que diz respeito a autores e objetivos. Algumas poucas “curiosidades” que o “Livro do Boni” encerra cedem espaço maior para escancaradas doses de autoendeusamento e, em muitos momentos, para a deliberada superficialidade que deixou de fora, por exemplo, esclarecimentos mais concretos sobre parcerias, explícitas ou veladas, com o Grupo Time-LIfe nos anos 60, ou com os governos militares, nos anos de chumbo, e manteve escondida ou minimizada a verdadeira postura da Globo em episódios como os da Proconsult na eleição do Brizola, da omissão na campanha das “Diretas Já”, ou da edição antijornalística e antidemocrática do debate Collor x Lula.


Se esse livro nada acrescenta, não se diga o mesmo da “Privataria Tucana”, que, convenientemente ignorado pela mídia neoliberal, não só é leitura obrigatória de todos os brasileiros como merece ter cada uma de suas páginas examinadas a fundo, porque, das duas uma: ou elas contêm mentiras , invenções ou deturpações que devem levar o jornalista às barras dos tribunais, ou as figuras ali denunciadas devem pagar pelos crimes de lesa-pátria descritos, saindo da vida pública para entrar no cotidiano carcerário.


Esses quatro cenários de reflexão, que vão do futebol ao poder judiciário, passando pela política e pela economia, são, acredito, um bom mosaico da realidade brasileira, suas virtudes, suas mazelas, suas contradições. E, por certo, terão desdobramentos no ano que se inicia. Estejamos atentos.  


obre o autor deste artigoRodolpho Motta LimaAdvogado formado pela UFRJ-RJ (antiga Universidade de Brasil) e professor de Língua Portuguesa do Rio de Janeiro, formado pela UERJ , com atividade em diversas instituições do Rio de Janeiro. Com militância política nos anos da ditadura, particularmente no movimento estudantil. Funcionário aposentado do Banco do Brasil.Direto da Redação.

3 comentários:

Adão disse...

A comunicação é um Direito Humano
Ou como a opinião pública é ludibriada no Brasil pelas famílias que detém o monopólio dos Meios de Comunicação. Excelente documentário!
veja: http://tecedora.blogspot.com/2011/12/comunicacao-e-um-direito-humano.html?spref=tw

Professor da PUC-SP detona o golpismo do PiG ao vivo na Globonews
Compacto da edição do dia 2 de setembro do programa 'Entre Aspas', apresentado pela jornalista Mônica Valdvoguel na emissora Globonews, canal das Organizações Globo.
veja: http://www.youtube.com/watch?v=et8tyFbENX4&feature=endscreen&NR=1

Vera Lula disse...

Gosto muito das análises equilibradas do Sr Rodolpho Mota Lima!!!

leonardo-pe disse...

sobre a copa de 2014,concordo com tudo.o Brasil,só ganha essa copa,se tiver arrumadinho.mas,do jeito como a FiFA está,não fará isso.sem falar nos"puxadinhos"do transporte publico e falta de talentos do nosso futebol!