segunda-feira, 25 de julho de 2011

Dilma: salto para o desenvolvimento começa aqui

“Se nós quisermos que o Brasil se desenvolva, precisamos fazer com que esse salto comece aqui, no Nordeste. Começando por Arapiraca, aqui em Alagoas”. Com essa fala a presidente Dilma Roussef abriu o discurso de assinatura do pacto com os governadores do Nordeste para a erradicação da pobreza, que aconteceu no início da tarde desta segunda-feira, em Arapiraca.


Ao lançar o pacto que dá lastro ao plano Brasil Sem Miséria, que será lançado em todas as regiões do país e que começou pelo Estado de Alagoas, Dilma lembrou que a grande alteração que aconteceu no Brasil, a partir da chegada do presidente Lula, foi priorização do combate à miséria como política pública. Ela ressaltou que essa estratégia é o que vai levar o país a se desenvolver de foma sustentável e que a prova disso é a redução da pobreza extrema nos últimos oito anos. “Conseguimos a elevação de 39,5 milhões de pessoas que deixaram a miséria e entraram na classe média. Isso equivale a retirar dessa condição uma Argentina”, disse a presidente na sede da AABB.


O programa lançado nesta tarde em Alagoas tem como meta retirar mais 16 milhões de nordestinos que ainda estão abaixo da linha da pobreza com foco na inclusão produtiva. “Quero abrir essa reunião, colocando que, para nós, a inclusão produtiva, na renda, faz parte dessa estratégia, que é mais correta, que é de levar desenvolvimento ao Brasil. Não haverá desenvolvimento se não houver desconcentração econômica logística, de registros hídricos e energéticos e, sobretudo,se isso não gerar melhor distribuição das rendas nas sociedades mais pobres”, disse a presidente aos governadores nordestinos, ressaltando que a meta é “dar um salto” e acabar com esses indicadores até 2014.


Mais uma vez, como já vinha falando desde o lançamento do Brasil Sem Miséria, em 02 de junho, Dilma pediu a parceria e os esforços de todos, tanto na esfera estadual quanto na municipal. “Peço a parceria dos senhores prefeitos. Nós temos nos prefeitos os grande protagonistas do programa”, disse.



Água para Todos


Durante o encontro com os governadores, a presidente lançou o programa Água Para Todos, como uma das ferramentas de combater a miséria rural e citou o bom desempenho do Luz Para Todos. A iniciativa prevê a implantação de 750 mil cisternas em toda a região até o ano que vem com o apoio dos bancos oficiais, o do Brasil e o do Nordeste.


Além disso, a outra linha para minimizar a pobreza no campo é a aquisição de alimentos para a merenda escolar, que contará com R$ 1 bilhão para absorver a produção dos agricultores familiares. “Isso significa que, de fato, queremos encarar o desafio de conseguirmos quiser ajudar, eles poderão contribuir escolhendo esses produtos, usando o seu poder de compra e privilegiando essa agricultura”, afirmou Dilma.


Em seu discurso, o governador de Alagoas, Teotonio Vilela, saudou a presidente em nome de todos os alagoanos e disse que o Estado também vem fazendo um esforço enorme para reverter seus indicadores sociais. “Quero dizer da alegria, em nome de todos alagoanos, e da honra em receber a presidente do Brasil em Alagoas, principalmente por ver ser lançado aqui um programa com foco no abastecimento de água e no fortalecimento da agricultura familiar. Arapiraca é um município onde a reforma agrária dá certo. Aqui se produz e se sofre porque o produtor não tem onde colocar o produto”, disse Vilela.UOL.

Um comentário:

Zé disse...

Dr. Nunca Dantes mudou o mapa do Brasil e do mundo.
Antes o Nordeste não fazia parte desse país, depois de Lula o Nordeste se desenvolveu 500 anos em 8.

Antes o Brasil era uma mancha no Mapa Múndi. Hoje o Brasil está no Centro.

É muita emoção pro meu pobre coração.

Viva o Brasil.
Viva Dr. Nunca Dantes.
Viva Dilma!!!